TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da cadeia de suprimento

Por:   •  30/9/2016  •  Seminário  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

            [pic 2]

ALUNAS

Paloma Nery - 201202097847

Laila da S G Pereira - 201301574953

Adriana de Souza Oliveira Catem - 201102020567

Monalisa Amorim Matarazzo – 201407221183

Camile C C M Ribeiro - 201301586153

ACAMIN,

ACAMIN é uma Empresa Brasileira de Navegação, licenciada pela ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Formada sem qualquer capital estrangeiro, atuando fortemente no mercado Offshore, para afretamento de embarcações em operações nas Águas Brasileiras.

INTRODUÇÃO

A função compras é um segmento essencial do Departamento de Materiais e Suprimentos, que tem pôr finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços de uma organização, por isso deve ser planejada quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com a quantidade corretas, verificar se os produtos adquiridos foram devidamente entregues e providenciar andamento seu destino. Compra é, portanto, uma operação da área de materiais, muito importante entre as que compõem o processo de suprimento.

FORNECEDORES

A seleção de fornecedores é considerada igualmente ponto-chave do processo de compras. A potencialidade do fornecedor deve ser verificada, assim como suas instalações e seus produtos, e isso é importante. O seu balanço deve ser cuidadosamente analisado. Com um cadastro atualizado e completo de fornecedores e com cotações de preços feitas regularmente, muitos problemas podem ser evitados. Todos os fornecedores da Acamin são avaliados como críticos e os não críticos. Os críticos são aqueles que fornecem todos os meses ou até mais de uma vez no mês,

Abaixo algumas características que eles devem possuir para se tornarem críticos:

  • Melhores custos: o fornecedor precisa oferecer os melhores preços do mercado, pois para efetuarmos a compras é preciso de três cotações aonde o menos preço dentre outras qualidades ganhará.
  • Padrão desejável de qualidade: ele deve possuir qualidade nos seus produtos e/ou serviços, qualidade na entrega, no atendimento, entre outros.
  • Pontualidade: a Acamin trabalha com previsões, se o serviço, de ultima hora não poder ser realizado por algum motivo por parte do fornecedor ou o produto não foi entregue a tempo, pode se acarretar no DOWNTIME da embarcação, ou seja, ela ficará inoperante por decisão do cliente, no caso a Petrobrás, até que seja tudo acertado.
  • Flexibilidade: Além de a Acamin trabalhar com previsões, muitos imprevistos acontecem, aonde compras são feitas de ultima hora, para serem entregues em menos de 24horas.

Os fornecedores não críticos são aqueles que têm fornecimentos esporádicos para empresa e não atende a nenhuma, ou, só algumas características acima.

PRINCIPAIS FORNECEDORES

Seus principais fornecedores são:

  • De rancho
  • De peças
  • De manutenção e reparo tanto dos navios como dos equipamentos
  • De certificações
  • De coleta de resíduos
  • De limpeza de silos
  • De praticagem e docagem
  • E outros

COMPRAS

O processo de compras é como qualquer outra empresa, o cliente nos passa o requerimento do que se deseja, e a partir desse requerimento o comprador terá que fazer três cotações, e dessas três cotações escolherem o de menos custo ou o que o cliente solicitar, no caso de compra de suprimentos o transporte também é negociável, pode ser pela transportadora que o fornecedor escolher, no caso ele pagará pelo custo, mas se o cliente preferir escolher outro transporte terá que ser feito também mais três cotações de transportes para que ele possa aprovar o mais em conta e de melhor qualidade.

Depois da cotação aprovada pelo cliente, o comprador irá emitir a PO (Purchase order) com todos os itens cadastrados no sistema utilizado, no caso de compra de suprimentos, no caso de serviços somente o serviço que será realizado, sem a PO o fornecedor não poderá fornecer.

Depois da PO feita e aprovada pelo cliente e pelo gerente ou coordenador do setor, ele será encaminhado para o fornecedor juntamente com o procedimento da empresa.

ARMAZENAGEM

A Acamin é uma empresa pequena que tem um local de armazenagem também pequeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com