TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da educação corporativa

Por:   •  16/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Candido Mendes

Instituto De Economia, Gestão e Negócios Centro De Pós-Graduação e Extensão – CPGE

Projeto Motivação

Professor Marcio Mori

 

MBA Gestão De Pessoas

Turma 20

Ricardo Fideles

  1. Formulação do Problema

         Administrar pessoas e mantê-las motivadas para atingir os objetivos da organização, é sem dúvida, o grande objetivo dos líderes da atualidade. Hoje dia, de nada adianta ter grande empresa, com grandes investimentos, com bons produtos, com instalações excelentes, com alta tecnologia se os funcionários estiverem desmotivados nas equipas, se os funcionários não estiverem alinhados com os objetivos da empresa.

Com a chegada da globalização e avanço tecnológico, aumento da competitividade entre as empresas, custos de contratação, formação e processo de automação industrial, a exigência do melhor desempenho de seus colaboradores está cada vez maior. Por esse motivo, as empresas estão sempre buscando alternativas que motivem seus colaboradores, com o intuito de proporcionar um melhor clima organizacional e desempenho de seus profissionais. Por ser o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços para o alcance de metas, a motivação se tornou fundamental para as organizações.      

Conhecer meios de manter as equipas motivadas a realizar seu trabalho é buscar qualidade, sucesso e lucro. Neste contexto, a organização se renova e capacita as pessoas que trabalham nela a se manterem motivadas frente aos desafios do mercado através da formação que renovam os conhecimentos e informações não só relacionados ao trabalho, mas também a vida pessoal.

O trabalho pretende demonstrar o grau de motivação dos funcionários, tendentes de pessoas físicas, da empresa e responder a um questionário com o propósito de ver se os funcionários estão ou não motivados, quais as razões que os motivam e se o ambiente organizacional é favorável. Por fim, analisar-se-á os resultados obtidos com o propósito de contribuir com a organização estudada, sugerindo a melhor forma para gerir o seu maior ativo, as pessoas.

Assim indagamos: Como o gestor pode utilizar as ferramentas de motivação para o desenvolvimento dos colaboradores e consequentemente aumento de produtividade?

  1. Objetivos Específicos

Até que ponto o gestor pode utilizar as ferramentas de motivação para o desenvolvimento dos colaboradores e consequentemente aumento de produtividade?

  1. Questões Norteadoras.

- O que é Motivação;

- Teorias da Motivação;

- O Fator da satisfação no trabalho.

  1. Porque você escolheu esse tema?

Na era globalizada onde a tecnologia avança cada vez mais e vivemos em constantes mudanças, o mercado de trabalho torna-se mais competitivo, e o fator humano como um diferencial para a organização deve ser constantemente motivado.

  1. Metodologia

Trata se de uma pesquisa qualitativa.

Quanto à finalidade, trata-se de uma pesquisa exploratória . Segundo Alves (2007, p. 54) mais explícito o problema “a ser investigado, isto é, promove o aprofundamento das ideias sobre o objetivo de estudo. Essa autora (idem) salienta que a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso são exemplos desse tipo de investigação.

Quanto aos meios para a realização do estudo, trata-se de uma pesquisa bibliográfica segundo Vergara (2003, p 48), a pesquisa bibliográfica “é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas”.

  1. Referencial Teórico

De acordo com Bergamini (1997), a motivação garante grande variedade de formas comportamentais. A diversidade de interesses percebida entre os indivíduos permite aceitar que as pessoas não fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões. É dentro dessa diversidade que se encontra a principal fonte de informações a respeito do comportamento motivacional.

A autora completa ainda, que o indivíduo está a todo o momento em busca de suprir suas necessidades e, uma vez alcançado seu objetivo, a atenção do mesmo volta-se para outros objetivos ou finalidades. Dessa forma, as pessoas já trazem dentro de si expectativas pessoais que ativam determinado tipo de busca de objetivos. (BERGAMINI, 1997)

Robbins (2002, p. 151) define motivação “[...] como o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta”. Segundo Sobral e Peci (2008, p. 207-208) “no âmbito organizacional, a motivação poder ser definida como a predisposição individual para exercer esforços que busquem o alcance de metas organizacionais, condicionada pela capacidade de esses esforços satisfazerem, simultaneamente, alguma necessidade individual”.

Existe uma relação de dependência entre as organizações e as pessoas, uma vez que são elas que dirigem, controlam e fazem funcionar as empresas. Logo, percebemos que as pessoas são peças fundamentais no desenvolvimento de uma empresa e a motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional. E esta, por sua vez, é constante, infinita, flutuante e complexa. (BERGAMINI, 1997)

As empresas querem profissionais motivados, mas nem sempre criam condições motivacionais suficientes para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores a trazer interesse e satisfação ao trabalho. Ou seja, as organizações querem pessoas motivadas, mas não sabem como motivá-las, não sabem distinguir entre o que é a causa e o efeito do comportamento motivado. (CHIAVENATO, 2003)

  1. Cronograma

Atividades

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Pesquisa do tema

X

Definição do tema

X

Pesquisa bibliográfica

X

X

X

Coleta de Dados

X

X

X

X

Apresentação e discussão dos dados

X

X

Elaboração do projeto

X

X

X

Entrega do projeto

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com