TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão das funções organizacionais

Por:   •  1/6/2015  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

AÇÕES PARA CRESCER E CONQUISTAR MERCADO

Este trabalho tem como objetivo descrever as especialidades e as funções administrativas na sociedade do conhecimento.

Quando pensamos em administração temos que levar a sério alguns preceitos administrativos aperfeiçoados ao longo do tempo, pois com o crescimento e evolução das empresas ocorridos nos últimos anos, para atender suas necessidades, tornou-se fundamental dividi-las em áreas, que normalmente são: financeira, produção, recursos humanos, marketing, logística e sistemas e métodos, entre outras áreas específicas, dependendo da empresa.

Citaremos então estas áreas. A área financeira é responsável pela obtenção e gestão dos recursos necessários para a realização dos projetos da empresa. A produção é responsável por criar produtos e serviços, no prazo estipulado, com qualidade e quantidades determinadas. A área de recursos humanos é voltada às pessoas, contratando e demitindo, definindo planos de carreira, treinando pessoas, etc. Já o marketing está relacionado ao mercado, através de pesquisa, venda, promoções e outras. Enquanto a logística tem a função de comprar suprimentos, levar seu produto até o cliente, transporte e distribuição de seu produto. Por fim, sistemas e métodos têm como função organizar a empresa, podendo ser por meio de sistemas informatizados ou manuais.

Por fim, abordaremos um pouco das funções administrativas, as quais são: planejar, organizar, dirigir e coordenar, e controlar.

A função planejar tem como objetivo definir ações para atingir um objetivo de médio e longo prazo, claramente definido pela empresa, usando uma estratégia bem elaborada. A função organizar refere-se a todo um processo físico com equipamentos ou pessoas a fim de obter o melhor desempenho possível. Já a função dirigir e coordenar parte da orientação de pessoas para trabalharem de forma a atingir os objetivos da empresa. Por fim, a função controlar refere-se a acompanhar o andamento do plano, corrigindo eventuais erros.

Pode-se perceber então que seguir e pôr em prática tudo que foi citado aqui é essencial para que uma organização cresça e conquiste cada dia mais mercado, mas para que isso ocorra é necessário também o gestor ter uma boa visão de mercado para poder então utilizar da melhor maneira possível as ferramentas disponibilizadas.

REFERÊNCIAS

ODA, Érico; MARQUES, Cicero Fernandes. Gestão das Funções Organizacionais. Curitiba: IESDE, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com