TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Cadeia de Suprimentos

Por:   •  25/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Pan Amazônica – FAPAN.[pic 1][pic 2]

Graduação em Administração – Quinto semestre.

Gestão de Suprimentos e logística.

Professor: Marco Dantas.

Aluno: Pedro Henrique Leite Lelis dos Santos.

Data de entrega: 03 de Março de 2016.

Pilares da cadeia de suprimentos

        A gestão da cadeia de suprimentos decorre de uma série de metodologias as quais tem como objetivo integrar processos dentro de uma rede de produção. Com a grande concorrência mercadológica, inovações e mudanças dentro de um cenário externo, se fazem necessário seguir alguns fundamentos que serão pilares de uma cadeia, em termos administrativos, saudável. Tais bases são: pontualidade, qualidade, produtividade e preço.

        No tocante que diz respeito à pontualidade, devemos levar em consideração não apenas prazos de entregas aos clientes, mas também devemos observar os tempos que tais processos duram dentro de uma cadeia produtiva, a fim de trabalhar nestes objetivando eliminar desperdícios de tempo, os quais muitas vezes implicam em obrigações excessivas para a empresa, se formos levar em consideração o balanceamento financeiro de uma determinada empresa. As entregas por sua vez, necessitam ter seus prazos estabelecidos cumpridos à risca, pois terceiros estão dependendo diretamente que a remessa chegue a tempo de se trabalhar com base nos planejamentos estabelecidos pelas organizações.

        A produtividade será observada através do quanto um determinado processo dentro da cadeia de suprimentos é apto a produzir. Para que se obtenha produtividade aceitável é necessário que as organizações que fazem parte desta rede de processos se preocupem em adotar metodologias adequadas para a sua produção, possibilitando que os meios utilizados venham suprir as necessidades de produção, evitando assim desperdícios de insumos, desperdício de mão de obra, produtos finais que não atendam as expectativas do consumir, entre outros.

        A qualidade dentro da cadeia de suprimentos está mais relacionada ao relacionamento entre clientes e fornecedores com o produto em si. Obviamente que a escolha dos melhores insumos, tecnologias, metodologias, mão de obra, meios de fluxo de produção, são relevantes para que o produto final seja de qualidade, mas não basta apenas isso. Atualmente muito se tem falado em logística reversa, ou seja, a logística de devolução. O pós-venda é extremamente importante para que se avalie a real qualidade do processo produtivo, pois assim se pode saber quais são as reais necessidades do mercado consumidor e quais são suas impressões sobre os produtos advindos desta cadeia produtiva. Com isto, se pode avaliar as etapas da produção buscando aprimorar o que precisa ser aprimorado, conservar o que vem dando bons resultados e buscar inovações para futuras tendências.  

        Por último, mas não menos importante, o preço. Quando se fala em preço muitas vezes surge no pensamento de muitos que sempre o melhor preço é o mais barato. Dentro da cadeia produtiva, desde o fornecedor primário até o consumidor final o ideal é que se tenha um preço na média de mercado, exigindo com que os insumos em si sejam o diferencial. Mas para alcançar um preço que seja satisfatório, toda a cadeia produtiva precisa evitar ao máximo de desperdícios e buscar metodologias mais eficazes e sustentáveis. Assim os empresários podem continuar mantendo margens de lucros compensatórias e preços finais de produtos acessíveis aos mercados consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com