TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Marcas no ambiente coorporativo

Por:   •  10/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 12

PONTIFÍCIA UNIVERIDADE CATÓLICADE SÃO PAULO

-PUC-SP

FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO – FEA

Gestão de Marcas no ambiente coorporativo

Carolina Cavalheiro Lumare

São Paulo

2013


Autor

Título do trabalho

Pesquisa visa entender melhor e demonstrar as melhores formas de gerir uma marca

São Paulo

2013

SUMÁRIO

1.1 Introdução        

1.2 Problema        

1.3 Hipóteses        

1.4 Delimitação do estudo        

1.5 Relevância do estudo        

1.6 Definição dos termos        

2.0 Referencial teórico        

3. Metodologia        

4 Cronograma        

5. Bibliografia        


1. O Problema

1.1 Introdução

        Este trabalho, procurará entender as marcas na atualidade, e como estas são importantes e a forma que devem ser geridas. A marca é uma importante ferramenta, e se for bem gerida pode trazer muitos lucros à empresa, desde o período do pós Guerra, a marca passou a ser mais valiosa que o restante da organização, pois esta é responsável pela imagem dos produtos e serviços ali vendidos, se a imagem não for boa, provavelmente o restante da organização irá juntamente apresentar problemas, como baixo lucro, por exemplo. É evidente então que para um bom desempenho da organização  a gestão da marca deve ser feita de forma bem sucedida, já que a marca passou a ser o bem mais valioso encontrado na organização, é considerado mais valiosa que a qualidade do produto, e também da infraestrutura , além de muitos outros aspectos. É evidente portanto que uma marca bem gerida pode otimizar, e muito, os rendimentos da empresa, enquanto uma marca mal gerida pode desvalorizar o produto, mesmo que o produto não apresente defeitos, e seja de ótima qualidade.

        A atribuição de marcas aos produtos é algo muito presente na nossa atualidade, é o que garante que os produtos sejam vendidos globalmente, pois as marcas podem ser conhecidas ao redor do mundo devido aos seus produtos bem-sucedidos, ou então pela imagem bem vendida e construída da marca, essa venda , se bem feita, gera uma necessidade de compra no consumidor portanto seus produtos serão massivamente consumidos.

        No entanto este conceito muito eficaz na venda de produtos não é algo atual, e sim existe há mais  de 2 mil anos, sua prática teve inicio nas civilizações gregas e romanas, no contexto da época, existiam as chamadas marcas dos fabricantes, que deveriam contextualizar de onde o produto era produzido, ou seja, a sua origem, e também para que fosse possível a criação de uma confiabilidade, ou não, do produto. Isto se deu inicio devido à expansão do Império Romano que ampliou à distancia do produtor e do consumidor final, antes deste havia uma relação pessoal entre o produtor e consumidor, e a confiança era gerada a partir desta relação pessoal existente entre os dois. Com aumento das fronteiras esta relação se tornou inviável e assim sugiram as marcas de fabricante, e também o conceito de marca existente ate hoje.  

        A partir desta criação o consumidor deveria agora atribuir relações de confiança e de qualidade às marcas que vinham nos produtos, e não mais em uma relação próxima e pessoal com o produtor.

        Juntamente com a criação das marcas veio então  a assinatura com o produto para evidenciar a origem do produto, esta assinatura passou a ser um símbolo de qualidade e de diferenciação com outros produtos do mesmo ramo ou setor.

        Os produtos continuaram a ser marcados à mão ate o século 19, mas com a expansão econômica e industrial e a intensa distribuição global dos produtos fizeram com que as marcas e símbolos passassem a ser impressas, assim como acontece, ate hoje.

        O sentido de marca conhecido hoje, veio desta época juntando portanto o tipo de produto com a marca do produto, que era o nome de origem do produto.

        O modo em que a compra é presente e constante na sociedade em que vivemos pode ser explicada devido ao fato de que cada vez mais o pensamento de "você é aquilo que compra" está se disseminando e as pessoas compram com o intuito de encontrar a sua identidade pessoal, ou seja, nunca o consumidor esteve tão suscetível à compra. É papel dos gestores  descobrir quais os desejos da população, como transforma-los em produtos, como fazer sua promoção, e finalmente efetuar a venda.

        A marca que será o tópico principal discutido neste trabalho tem alguns princípios básicos, entre eles é que a maioria das marcas conhecidas e bem sucedidas, tem por trás um produto, ou serviço bem sucedido, que causou uma aceitação da marca. A marca deve ser construída com o intuito de provocar alguma lembrança ao consumidor, esta lembrança pode ser relacionada à algum comercial, algum produto, ou então alguma ligação com o produto, ou marca, pessoal, que é a melhor das lembranças que o produto pode gerar.

1.2 Problema

        De que forma o comportamento do consumidor influencia nas decisões e na forma de gerir a marca?

 Objetivo Final

Entender a importância da gestão da marca no mundo atual para um melhor desempenho das organizações.

 Objetivos intermediários

  • Entender, e conhecer diferentes formas de marca existentes no mercado.
  • Procurar entender as diversas formas de se gerir uma marca, e perceber qual delas é mais bem sucedida.
  • Desenvolver o entendimento de uma boa gestão de marcas para conseguir melhor reproduzi-lo.
  • Interagir, com o assunto para melhor contato com marcas, no futuro.

1.3 Hipóteses

  • A importância da gestão da moda, pode ser, um diferencial, que este apresenta, em meio a tantos produtos diferentes. A construção de uma marca consolidada chama maior atenção dos consumidores, do que uma marca desconhecida, ou mal gerida.
  • Uma marca bem sucedida na maioria das vezes apresenta um produto bem sucedido em seu portfólio, e a partir desta vantagem competitiva, a gestão da marca bem feita, pode ser um impulsionador para a marca melhorar, e se tornar mais conhecida.

1.4 Delimitação do estudo

Estudo de marcas no ambiente corporativo, e como a sua gestão influência dentro deste ambiente. O estudo se delimitará aos aspectos atuais.

1.5 Relevância do estudo

         A primeira vista existe um interesse pessoal do assunto abordado nesta pesquisa, como estudante de moda e administração, pretendo voltar os meus estudos à uma área de gestão de marcas, para futuramente poder ingressar neste mercado de trabalho. Acredito que um estudo profundo do funcionamento da marca, de suas importâncias e relevâncias, agregará, muito, em meu conhecimento da área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com