TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  1/4/2016  •  Dissertação  •  27.282 Palavras (110 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 110

              [pic 2]

 MBA - GESTÃO DE NEGÓCIOS

MÓDULO: Gestão de Pessoas

Ms. Elaine Borges Monteiro Cassiano

 CULTURA ORGANIZACIONAL

        Entre os vários conceitos de cultura organizacional existentes, temos abaixo o de Schein(1997, p. 290) por ser um dos mais ricos e que mais se aproxima  do entendimento da AERH, conforme segue:

        “Cultura organizacional é o modelo de pressuposto básico que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que , por ter sido suficientemente eficaz , foi  considerado  válido  e repassado aos demais membros como maneira correta de perceber , pensar e sentir em relação aqueles problemas”(SCHEIN, 1997, p. 290)

        A cultura organizacional está intimamente vinculada ás premissas  básicas que fundamentam os objetivos gerais e as políticas de uma organização , a cultura condiciona, portanto, as políticas que orientam as ações e decisões.Uma cultura bem definida garante consistência e harmonia nas decisões, proporcionando ,melhores condições para alcançar as metas.(SCHEIN, 1985,p. 230)

        Conjunto de valores em vigor numa empresa, suas relações e sua hierarquia, definindo os padrões de comportamento e de atitudes que governam as ações e decisões mais importantes (SCHEIN, 1985, p. 230)

        Toda organização tem normas informais de conduta. Essas normas  de conduta constituem uma legislação de usos e costumes que definem o comportamento correto. As normas de conduta podem coincidir ou conflitar com a legislação oficial da organização. As pessoas  muitas vezes criam códigos próprios que ratificam ou anulam os regulamentos oficiais, assim como há leis que  “ pegam ou “não  pegam”. (MAXIMIANO, 2000, p. 106)

        As normas de conduta podem definir vários aspectos da vida nas organizações, tais como:

        Qualidade e quantidade da produção

        Disposição para  colaborar ou não com a administração

        Comportamento ético

        Forma correta de se vestir

           O horário em que vamos realmente trabalhar.

           (MAXIMIANO, 2000, p. 106)

          Mas para Cardella (1999, p. 49)  cultura organizacional, é caracterizada por um complexo de padrões de comportamento, crenças e valores espirituais e materiais, transmitido coletivamente.

           Todos sabemos que cultura faz parte da maneira que pensamos, vivemos, dos nossos costumes crenças, atitudes, hábitos, linguagem que influencia em tudo que fazemos.

Abaixo segue a descrição dos componentes da cultura:

1.Valores: São crenças  e conceitos que moldam o contorno cultural de um grupo, estabelecendo padrões de comportamento, de avaliação e de imagem. Em uma organização, o sistema de valores baliza e demonstra claramente quais as prioridades e o caminho que a empresa normalmente deseja seguir na busca dos seus objetivos.

 

2.Ritos: praticados com a finalidade de perpetuar, no dia-a-dia, os    valores organizacionais e tornar  a cultura mais coesa.

3.Mitos: são figuras imaginários , geralmente oriundas da interpretação de fatos não concretos e que são utilizados para reforçar  crenças organizacionais  com o intuito de manter certos valores históricos.

4.Tabus: no processo cultural e os tabus têm a função d orientar comportamento e atitudes, principalmente enfocando questões de proibição ou de coisas não bem vistas ou não permitidas.

Porém Cardella,( 1999, p.49) diz toda organização é constituída por um complexo de padrões de comportamento, crenças e valores espirituais e materiais, transmitidos coletivamente, formado pelas expressões do grupo social.

Como desenvolver a Cultura Organizacional

A maneira geral de desenvolver os processos de trabalho em uma organizacional depende muito do que foi feito desde o início de sua criação e do grau de sucesso obtido com o desempenho organizacional. Isso nos conduz a fonte primária da cultura organizacional: os fundadores da empresa. Outro aspecto determinante no desenvolvimento de uma cultura organizacional é o processo de socialização.

Os fundadores de uma empresa, tradicionalmente, são os responsáveis pela formação e assimilação dos valores e pressupostos iniciais na criação da cultura dessa organização.  Os fundadores tendem a contratar e manter os funcionários que pensam e percebam “as coisas”da mesma maneira que eles. Procuram doutrinar e socializar os funcionários de acordo com suas formas de pensar e agir.

Para se desvendar a cultura de uma empresa é necessário que se analisem os seguintes aspectos.

  1. Qual o histórico da organização, desde o seu momento de criação, o papel do fundador, como os obstáculos e conflitos foram resolvidos.
  2. A relação da organização com o ambiente da empresa com o ambiente externo, isto é, verificar se a relação é de dominação, submissão ou de harmonia. Identificar que dimensão desse ambiente são focalisadas pela empresa(dimensão econômica, política, sociocultural, para isso podemos fazer as seguintes perguntas: Quais são suas metas futuras? Sua empresa se vê como dominante e adaptada a um nicho específico do mercado? Ou é uma empresa que aceita de forma submissa o que o ambiente determina?

  1. Quais as características do processo de socialização de novos membros, deve-se analisar os valores e comportamentos que estão sendo transmitidos aos novos funcionários.

  1. Quais são os valores transmitido nas políticas de Recursos Humanos.
  1. Como se desenvolve o processo de comunicação desde a criação da informaçào, sua transmissão e cristalização dentro da empresa.
  1. Como se desenvolvem os processos decisórios. As decisões são tomadas individualmente, em grupo, são rápidas, são lentas, são tomadas formalmente ou informalmente.
  1. Como se desenvolbe a organização no processo de trabalho e as relações de poder dentro da empresa.

Gestão da Cultura organizacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (184.9 Kb)   docx (649.4 Kb)  
Continuar por mais 109 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com