TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  26/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO PARAIBANO DE ENSINO RENOVADO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS

PROFESSORA: ELISA

ALUNOS: AILTON LINS DE A. JÚNIOR

CRISTIANE ELIAS DA SILVA

JÚLIA

JULIANA

NAYARA

PATRÍCIA
SUELANY

VIVIANE

GESTÃO DAS PESSOAS EM EMPRESAS MODELO

João Pessoa

2016

História

  • 1962 - Secos e molhados
ABRIL

Alcides Parizotto iniciou a história do Atacadão com a representação comercial atacadista de gêneros alimentícios, trabalhando com produtos como queijos, sardinhas, banha, vinho e cereais, vindos de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

  • [pic 1]
  • 1968 – No balcão e por telefone

Por causa da rápida expansão da empresa, foram necessárias novas mudanças nas instalações. Então, logo no início de 1968, adquirimos e reformamos o prédio da Rua Fernão Dias, nº 390, que passou a ser nossa nova sede, onde hoje ainda está a filial de Maringá. Foi nesta época que se iniciaram as vendas em balcão.

[pic 2]

  • Anos 1970 – Crescer na cidade grande

De olho nas oportunidades, demos nosso primeiro passo fora do Paraná e fomos para o Sudeste no início dos anos 70. São Paulo, então com 6 milhões de habitantes, já era a maior cidade do país e marcou um novo período na história da nossa empresa.

Em 1972, instalamos o escritório e o armazém de mercadorias na capital paulista e, em 1975, transferimos a sede para lá.

Ainda em 1974, inauguramos o primeiro supermercado de atacado no Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, e, em 1975, no Mato Grosso, em Cuiabá.

  • [pic 3]
  • 1980 – Atender mais de perto

Demos mais um passo para ampliar nossa presença no país e instalamos escritórios regionais próprios e de representação em RO, PE, PI, BA, MG, GO e DF. Equipes locais atendiam os clientes, mandavam os pedidos para a sede, em São Paulo, que enviava as mercadorias aos compradores.

  • 1981 – Marca própria

Nesta época foi lançada a linha de produtos exclusivos: Óleo de soja, arroz, feijão, açúcar, palmito, detergente, fósforo, papel higiênico e sabão em pó das marcas Tropical, Caseiro, Requinte, Pilar e Alpa. As marcas próprias foram comercializadas até meados de 2010.

  • [pic 4]
  • 1984 – Um supermercado de atacado

Uma loja teste de 1.000m² em Campo Grande (MS), com grandes corredores, produtos em fardos e a preço de atacado originou o autosserviço, que seria o “futuro do atacado”. Aprovado, o modelo foi para São Paulo em abril de 1985, ano em que inauguramos nossa sede na capital paulista. Em 1985 e 1986 Maringá (PR), Londrina (PR) e Cuiabá (MT) também ganharam filiais semelhantes.

[pic 5]

[pic 6]

  • 1989 – 1º Prêmio Maiores e Melhores

O Atacadão é sinônimo de qualidade no setor. Em 1989 e 1990, conquistamos o prêmio de “Melhor Empresa do Ano”.

  • [pic 7]
  • 1990 – Mais perto dos clientes

O Atacadão sempre atraiu fregueses por meio do boca a boca, mas em outubro deste ano resolveu contar com a ajuda dos correios, enviando aos clientes, por mala direta, o nosso jornal de ofertas.

[pic 8]

  • 1991 – Saída do fundador

Nesse ano, Alcides Parizotto deixou o Atacadão. Os diretores Paulo Rubens de Lima, Farid Curi e Herberto Uli Schmeil comandaram a empresa até 2007, ano da venda para o Carrefour.

[pic 9]

  • 1994 – Ampliação do mix

O Atacadão aumentou a oferta de produtos no autosserviço. Até o começo dessa década, as filiais só vendiam itens não perecíveis. Os principais eram os da cesta básica, refrigerantes, cervejas, uísques, enlatados, sabão e leite em pó, biscoitos e doces. Nesse ano chegaram aos atacarejos as prateleiras refrigeradas, os refrigeradores e a seção de hortifrúti.

  • 1996 – Investimento em mão de obra

Criamos a área de Recursos Humanos para organizar as condições de trabalho e formar pessoas com os programas para estagiários e trainees. Também foram definidos os compromissos, a missão, a forma de ser e os objetivos da empresa. Em 2003, foi implantado o Programa de Aprendizagem para menores de idade. Tudo para contribuir com o desenvolvimento das pessoas e do Atacadão.

  • 2000 – Tempo de expandir

As mercadorias já eram entregues em todo o país, mas o Atacadão direcionou investimentos para ampliar sua rede de lojas e, assim, estar mais perto dos clientes. Entre os anos 2000 e 2007, abrimos 23 lojas em seis estados, iniciando as operações em três deles. A primeira nova praça foi Pernambuco, hoje com quatro filiais.

  • 2007 – Atacadão Empresa Multinacional – Grupo Carrefour

Com 34 lojas no país e uma equipe dinâmica e produtiva, chamamos a atenção de várias redes mundiais e, em 2007, fechamos negócio com o Carrefour. O grupo francês viu a oportunidade de expandir o nosso modelo de negócio “cash & carry” para outros países.

  • [pic 10]

[pic 11]

  • 2008 – Explosão nacional

Em 2008 e 2009, o Grupo Carrefour fez um grande investimento no Brasil, o qual foi destinado principalmente à ampliação da área de atuação do Atacadão no país e no exterior. Até 2010, passamos de 34 para 63 lojas de autosserviço e aumentamos o número de colaboradores de 7.800 para 17.800.

[pic 12]

  • 2009 – Expansão internacional

Em março deste ano, começamos a nossa expansão internacional, e atualmente estamos presentes na Argentina, com a bandeira Carrefour Maxxi, na Espanha, com a bandeira Supeco, e no Marrocos, nossa primeira franquia, com a bandeira Atacadão. O conceito de todas as bandeiras é baseado no modelo de negócio do Atacadão.

[pic 13]

  • 2014 – Centésima loja

Segundo Paulo Rubens de Lima, “o Atacadão é uma empresa feita de gente e de exemplos”. Graças a esta qualidade, construímos a nossa história colecionando vitórias, prêmios e sucessos. Em abril de 2014, alcançamos mais uma conquista: inauguramos nossa centésima unidade, na cidade de Camaragibe (PE). Para comemorar a abertura, foi realizado um coquetel para mais de 700 convidados.

Atacadão

A empresa o Atacadão distribuidora em João Pessoa tem 85 colaboradores, cada um em seu setor e com sua função, mas, todos estão ligados ao RH. Temos uma política de 4 pilares: gerente, administrador, analista e auxiliar trabalham em conjunto com os líderes dos setores para estarem focados com as pessoas de cada setor onde por fim estão ligados ao RH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (481 Kb)   docx (577.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com