TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.407 Palavras (18 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 18


[pic 1]

FACNET - TAGUATINGA

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

                                Desafio de Aprendizagem

Gestão de Pessoas

Taguatinga/ DF

2013

Anhanguera – Facnet

3º Semestre

Gestão de Pessoas

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para as obtenções de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Gestão de Pessoas.

                                                              Brasília – DF

2013

Sumário

INTRODUÇÃO        4

DEFINIÇÕES DE GESTÃO PESSOAS E MUDANÇA ORGANIZACIONAL         5

O RESUMO DA INTRODUÇÃO À MODERNA GESTÃO DE PESSOAS        6

RELATÓRIO: PARALELO ENTRE FILMES        6

DESCRIÇÃO DA EMPRESA        7

ENTREVISTA COM O GESTOR..........................................................................................9

ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO...........................................................................11

CONCEITO: EMPREGADO E EMPREGADOR...............................................................12

PLANO DE AÇÃO.............................................................................................................13

CONCLUSÃO......................................................................................................................14BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................        15

Introdução

Através desse trabalho vamos apresentar pesquisas realizadas sobre gestão de pessoas, como atualmente é realizado o papel do gestor dentro de uma empresa, seus desafios mediante as transformações ocorridas, como o seu papel de lidar com seus colaboradores.

Definir gestão de pessoas e as mudanças, fazendo um paralelo do filme Tempos Modernos e á Moderna Gestão de Pessoas.

Como conseguir um contato com a organização e conseguir conciliar teoria á pratica dentro do mercado de trabalho, apresentando uma empresa e colocando em questão sugestões, desafios e solução para os problemas encontrados, expondo assim seus pontos negativos e positivos do gestor dentro da organização, elaborando um plano de ação. Também iremos falar de Planejamento Estratégico, sistemas de avaliação de desempenho e gerenciamento de processos.

Iremos aborda sobre relações do gestor com os seus colaboradores e inserir esse conhecimento no seu dia a dia.

Portanto Gestão de Pessoas é um conjunto de habilidades que o gestor, gerente, supervisor, diretor ou chefe, deve ter para lidar com os seus colaboradores. O gestor deve ser capaz de delegar tarefas, aconselhar, motivar, planejar metas e planos de ação para os seus colaboradores a fim de conseguir o melhor resultado para sua empresa.

No Direito do Trabalho é de grande importância que se tenha conhecimento da relação entre o empregado e o empregador, pois ao falarmos do Direito do Trabalho, constatamos que ele é um conjunto de normas, de ordem jurídica, que estabelecem as relações entre empregados e empregadores, e os direitos resultantes da condição jurídica dos trabalhadores. Estas normas jurídicas são estabelecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), pela Constituição Federal e por outras Leis específicas, sendo esta relação contratual e a base do Direito Individual do Trabalho.


Definição de Gestão de Pessoas e Mudanças Organizacionais

Em tempos passados onde a empresa não valorizava os seus colaboradores, ou seja, seus funcionários, aonde que importava era o resultado e não quem gerava esse resultado. Os funcionários se sentiam desvalorizados, fazendo com o trabalho não fosse satisfatório para a empresa e ele se sentia frustrado profissionalmente.

Mas com o novo modelo de gestão de pessoas, o funcionário torna-se um colaborador, sendo valorizado como pessoa e como trabalhador, sendo reconhecido por seu desempenho. Ocorre uma troca assim como colaborador precisa das organizações, as organizações precisa do colaborador.

As pessoas constituem o mais importante ativo das organizações. O contexto da Gestão de Pessoas é representado pela intima

“interdependência das organizações e das pessoas.” O contexto da Gestão e Pessoas é representado por pessoas e organizações, se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas pra alcançar resultados, do outro temos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos, da junção temos a moderna Gestão de pessoas. Temos que observar, no entanto que isso depende de varias questões, tais como, a cultura da organização, o ramo de atividade, e tantos outros. Na atualidade, todos os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribuirá com seu recurso. Os empregados podem ser vistos como parte produtiva.

Esses processos são dependentes um do outro, e devem ser geridos de forma a se complementarem. A ênfase hoje está em praticas de organização onde se juntam forças para se chegar ao resultado esperado por todos: Pessoas e organizações, funcionando como uma equipe. O conhecimento e o potencial humano serão a grande arma para se manter no mercado. As empresas que já estão praticando ou adequando a Gestão de Pessoas, de maneira tanto horizontal como vertical, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários) são vistos como parceiros tem mais chances de se manter no mercado, alcançar seus objetivos e metas.

As mudanças estão presentes em toda à parte: na tecnologia, na ciência, na medicina, no ambiente de trabalho, nas estruturas organizacionais, nos valores e costumes sociais, na filosofia e até mesmo na religião. No mundo coorporativo não é diferente. As pressões originadas pelo mercado têm exigido que as empresas mudem constantemente para fazer frente a condições competitivas, exigindo continuamente uma enorme solicitação de adaptação das pessoas em geral, tanto para os jovens como para os mais velhos. Toda mudança implica novas abordagens e soluções, rompendo com o estado de equilíbrio alcançado anteriormente e o substitui por um estado provisório de tensão. E é nesse ambiente que o estresse costuma aparecer entre os executivos que têm uma vida repleta de desafios e nem sempre podem responder adequadamente a estímulos. A mudança organizacional caracteriza-se por fazer transformações cada vez mais rápidas, profundas e amplas que exercem um impacto direto nos trabalhadores. Seus efeitos, positivos ou negativos, geram instabilidade e consequentemente podem levar ao estresse, ou seja, implicam renúncias, perdas e adaptações. As necessidades de mudanças podem ser comparadas a um ciclo vicioso, o momento presente está quase sempre exigindo mudanças, essas mudanças acabam trazendo novos problemas. Esses problemas despertam novas soluções, as quais passam a exigir novas mudanças e assim por diante. Cada vez mais, é de interesse das empresas, trazerem soluções aos seus funcionários, como forma de melhorar a produtividade e a satisfação interna, para que estas pressões, naturalmente causadas pelas mudanças, sejam minimizadas. Cada individuo reage de maneira diferente em meio as pressão do cotidiano e de um ambiente de mudanças, cabe às empresas prestarem atenção em seus funcionários e terem cautela para que as transições sejam feitas sempre da melhor maneira possível, com isso quem ganha são ambos os lados, a organização com melhores resultados e os colaboradores com valorização pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (269.4 Kb)   docx (55.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com