TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  27/4/2016  •  Seminário  •  3.112 Palavras (13 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 13

Nome da Instituição

Nome do aluno

Atividades da Aula 02

Gestão de Pessoas

COXIM – MS

15/04/2016

Atividade 02

A postura corporal, o uso da linguagem e o controle do medo diante de uma apresentação

  Antes de iniciar nossa explicação e exposição sobre o tema escolhido para nosso seminário, referente à área de Gestão de Pessoas. Iremos debater um pouco sobre algumas dicas de postura corporal, uso da linguagem e a influência e controle do medo durante uma apresentação.

  Conforme pesquisados conseguiram distinguir cinco falhas na linguagem corporal durante a apresentação em público. Pois durante uma apresentação o público, inevitavelmente, faz diversos tipos de avaliações e interpretações, criando assim imagens e conceitos sobre quem está apresentando o respectivo tema. Sendo assim, o comportamento e a comunicação contam muito durante uma apresentação, para que seja formada uma imagem clara e positiva do orador em questão.

  Um dos principais aspectos da comunicação verbal e que deve ser levado em enorme consideração é o uso da língua portuguesa, tendo em vista que nos dias atuais, as pessoas usam a língua portuguesa de modo muito informal, tornando-a muitas vezes incorreta na hora de se apresentar um trabalho ou seminário. O que de fato merece uma atenção e cuidado redobrado durante a apresentação por parte do orador.

  Listemos e expliquemos, portanto, as cinco principais falhas na linguagem como havíamos dito acima. Para que haja um maior entendimento dos erros cometidos, e assim nos traga um melhor esclarecimento sobre o assunto.

  O primeiro quesito é o PROLONGAMENTO, como por exemplo, o ãah, ééh.. São vogais prolongadas usadas pra preencher certo vazio durante uma palavra e outra, o que não se deve acontecer. Pois assim quebra o ritmo da apresentação e faz-se entender que o apresentador não domina tão bem o assunto em questão. O segundo são os ESTERIÓTIPOS DE APOIO, como por exemplo, o “né”, “ok”, “certo”, “então”, entre outros, que de certa forma são expressões informais típicas de uma comunicação oral. Que se pronunciada muitas vezes retém a atenção principal do público, fazendo-o perder o foco referente ao restante do que foi apresentado.

  O terceiro quesito é o VÍCIO DA LINGUAGEM, onde usamos muito o gerúndio e futuro do pretérito, que faz com que substituamos a forma correta de indicar uma palavra ou façamos combinações incorretas das palavras. Assim como também passamos a gerar certas hipóteses, onde deve haver somente certezas, para que assim não coloquemos a dúvida na cabeça do público. O quarto é os ERROS GRAMATICAIS, que é onde cometemos falhas, principalmente, nas concordâncias verbais e nominais, podendo passar uma imagem negativa do apresentador.

  O quinto, e último quesito apresentado, são as PALAVRAS IMPRECISAS, onde se é pronunciado bastantes termos genéricos usados no dia a dia, que passam uma imagem de extrema informalidade e generalidade sobre as informações apresentadas. Assim, como o caso do diminutivo que tem como significado a enfatização ou o desprezo em relação a uma ideia, fazendo-a perder a valorização.

  Portanto, é necessário que comecemos a perceber que a postura e a linguagem corporal são de extrema importância durante a transmissão de uma apresentação. Pois são eles que definem nossa imagem diante do público e qual tipo de orador somos.

  E assim como existem falhas temos também as dicas positivas de Patrícia Rocha, para uma melhor apresentação ao público. São seis dicas que nos levam a acertar a linguagem que deve ser usada diante da exposição do tema e a postura correta diante do público em questão.

  O primeiro passa segundo ela, é movimentar-se! Utilizar todo o espaço disponível, fazendo com que a apresentação obtenha uma marca em três momentos importantes, sendo eles o começo, meio e fim. Fazendo que o tema escolhido seja exposto durante a utilização de todo o espaço, tendo sempre a atenção do público a cada movimento. A segunda dica é gesticular-se, mas gesticular com harmonia. Pois os gestos das mãos e braço ficam muito marcados, tornando-os hoje um forte aliado diante de uma apresentação. Devemos nos atentar sempre em nunca deixar as mãos nos bolsos e os braços cruzados, evitando que o público obtenha um entendimento incorreto dos gestos expostos.

  Em terceiro, devemos levar em consideração a interação dos movimentos conforme as exposições dos slides. Fazendo com que haja harmonia entre movimentos e apresentação. O quarto quesito é manter contato visual com a plateia, direcionando sempre a maneira equilibrada do olhar diante do tamanho do público. Sendo este o ponto conhecido como, “atenção dividida”.

  Em quinto, esta a fisionomia, que deve ser demonstrada de forma tranquila. Prestando sempre atenção nas expressões usadas diante da apresentação. E por fim e mais importante o treino! Treinar é essencial, pois sem treino não conseguimos lidar com os imprevistos, falhas e nem mesmo o domínio do conteúdo que deve ser apresentado. Portanto treine e se dedique que com certeza, você obterá do público um retorno positivo de sua imagem como orador.

  De acordo com estudos e pesquisas, falar em público é o segundo maior medo de toda população. Embora levando em consideração as pessoas tímidas, esse quesito torna-se o primeiro na lista.

  Infelizmente não temos uma fórmula milagrosa para que possamos perder o medo se apresentar em público, mas, com certeza, temos algumas dicas que nos ajudam constantemente a controlar e dominar esse medo, que por muitas vezes torna-se um empecilho diante da apresentação.

  Então vamos apresentar algumas dicas que nos ajudarão neste quesito. Primeiramente, devemos obter o domínio sobre o assunto que será apresentado, procurando saber cada vez mais sobre o mesmo, chegando imaginar muitas vezes supostas perguntas que o público lhe faria. Pois assim reduziríamos todo e qualquer risco de nos embaralhar ou se perder do ponto em que estamos apresentando, nem haveria esquecimento ou confusão dos temas em questão.

  Podemos também praticar o que falaremos. Melhor dizendo, ensaiar. Pois com o ensaio organizamos a sequência perfeita para apresentar o tema a plateia. Assim como procurar nos conhecer torna-se muito importante. Saber o que as pessoas pensam sobre nós e como nos veem, faz com que comecemos a quebrar o gelo entre apresentador e público. E nos dias atuais funciona muito este quesito.

  É necessário também, analisar a energia do nervosismo, transformando-o em entusiasmo. Porque assim a produção sobre o assunto será maior diante do público. Desenvolver a autoimagem e a autoestima auxilia na extinção das ideias negativas sobre nós, fazendo com que projetemos pensamentos construtivos, estimulando ideias positivas, fazendo com que o assunto se torne mais fácil de ser conduzido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com