TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

Diferentemente do que era no passado, hoje as pessoas estão sedo tratadas de forma diferente pelas organizações. O que antes era considerado um trabalho exaustivo, desumano, com carga horária absurda, com salários baixos e sem direitos garantidos, passou a ser visto e reformulado de forma a investir nas pessoas, para que dessa forma elas fiquem mais motivadas, realizadas no que fazem, e se sintam valorizadas pela empresa, para que dessa forma isso interfira diretamente na produção e na qualidade dos serviços ou produtos desenvolvidos.

A área de recursos humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal, inflexível, com centralização do poder, as pessoas eram tratadas como maquinas, onde o empregado obedecia fielmente às exigências de seus chefes, para ser uma área que visa à valorização dos profissionais e o bem estar dos seus colaboradores, os chefes por sua vez são denominados de gestores ou lideres, criando assim um elo maior entre eles, tratando as pessoas como parceiras das organizações.

 “A Gestão de Pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nestes últimos anos” (CHIAVENATO, 1999). E tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pela retenção do capital intelectual que simboliza a importância do fator humano nas relações empresariais.

 O processo de Agregar Pessoas tem como finalidade selecionar pessoas com perfil adequado para cada cargo de forma que a empresa agregue um capital humano qualificado e capacitado para o cargo e o candidato possa desempenhar todo seu conhecimento em uma função que o mesmo escolheu e definiu para sua carreira, assim se desenvolvendo rapidamente e com isso fazendo com que a empresa alcance os resultados desejados (VIEIRA, 2010).

 Desta forma fica evidenciado que os colaboradores são de suma importância para as organizações, com a certeza que as empresas jamais existiriam sem as pessoas, mas verdade é que cada um depende do outro para crescer, sobreviver e serem bem-sucedidas. Para que isso aconteça à gestão de pessoas desenvolve seis importantes processos sendo eles; processo de agregar pessoas, processo de aplicar pessoas, processo de recompensar pessoas, processo de desenvolver pessoas, processo de manter pessoas e o processo de monitorar pessoas, sendo que cada processo tem sua importância para que a organização alcance seus objetivos.

Referencias

VIEIRA, Fabio Lopes. O impacto do Recrutamento e Seleção na empresa: Sant Louis Seguros. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2010

CHIAVENATO, Idalberto Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 6ª tiragem – Editora Campus S.A – Rio de Janeiro 1999.

[pic 1]

Adminstração

Competencias Profissionais

Luis Miguel Rufino Pinheiro

Ana Paula Musskopf

RA: 8093897283

Passo Fundo

2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (186 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com