TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.618 Palavras (19 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 19

Gestão de Pessoas e as Relações Humanas

Resumo

Os processos de empreendedorismo, a busca pela evolução de uma sociedade nas esferas da educação, da saúde, infra-estrutura, emprego, igualdade social, fazem com que as pessoas, os agentes sociais, necessitem reagir e agir com outras pessoas, aprendendo a cada instante a necessidade de se co-relacionar com todos a sua volta, pois se descobre a cada passo que se dá que é extremamante necessário que o homem viva e conviva em sociedade, interagindo e buscando o seu crescimento num processo de coletividade e constante evolução. Assim perfazendo e concretizando a necesidade de entender que a relação homem e sociedade caminha junto num processo efervecente e de mútua evolução. E a médio e longo prazo o estudo das  ações de humanismo, a co-relação entre todos os agente ativos do processo pesquisado. A organização de todas as etapas inerentes ao processo de planejamento das ações para cada ano de gestão da Associação Rosário em Cena, suas estratégias de vendas, captação de recursos, organização e especialização da mão-de-obra, a captação é aqui destacada também de participantes como os expectadores de escolas, empresas, comércio, e seu principal foco, grupos e cias. estaduais, nacionais e Mercosul. Com o estudo de caso, análise dos desenvolvimentos da ASCENA, percebe-se a necessidade de constante inovação de seus processos, para estar sempre focada com a inconstância de um mercado de difícil venda no Estado e no País que se trata da cultura. Criando sempre novas tendências e formatos inéditos para um mesmo produto o Teatro e seu Festival.

1 INTRODUÇÃO

Considerando as atuais ações do mercado cultural no Brasil e no Rio Grande do Sul, com vertentes em várias áreas onde são demonstrados o talento e a personalidade cultural de cada comunidade, vê-se propício abordar, neste Trabalho de Conclusão de Curso, as metodologias, aplicações e formatos de organização do Festival Nacional de Teatro Rosário em Cena, coordenado pela Associação Cultural Rosário em Cena, que acontece anualmente na cidade de Rosário do Sul/RS. Ao analisar o formato com que trabalha a relação com seus participantes, fica clara a ação descentralizadora que o evento assumiu nos seus nove anos de edições, conglomerando artistas do meio cênico do Estado, Brasil e Argentina.

O evento durante a relização através de sua Associação, promove uma interação com a comunidade, realizando debates pelas rádios locais, espetáculos para escolas e comunidade (principal foco), oficinas para alunos e formação de professores na área do Teatro e Expressão Corporal.  

As etapas de organização do Rosário em Cena, que tem sua culminância sempre no mês de julho, tem uma estrutura anual, que mês a mês é atualizada e mantêm a organização dos seus contatos, malling’s, busca e manutenção de invenstidores, e o fomento para as outras cidades mantendo o interesse das comunidades envolvidas (grupos e cias de teatro), na produção de espetáculos e trabalhos em suas comunidades de base em suas cidades, para que durante o Festival apresentem seus resultados numa congregação de arte, cultura, e relação intra-pessoal, com a troca de conhecimentos e a busca de uma evolução sistemática, para o crescimento e desenvolvimento dos envolvidos.

Ao analisar o Festival de Teatro Rosário em Cena, visa-se o destaque na área de Gestão de Pessoas, um estudo nas ações interligadas, no trabalho com todos os seus participantes, coordenadores e operários na construção do evento e na sua execução. Destacando a produção paralela da rota cultural da metade sul do Rio Grande do Sul e sua produção administrativa e de relações humanas entre Produtores, Diretores, Atores, Coordenadores e Aministradores desse mecanismo incomum ao mercado formal de  tabelas, preços, índices e outros... Neste evento, que já recebeu destaques Estaduais como a distinção do Prêmio “Negrinho do Pastoreio” da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul em 2005, e Troféu “Cultura Gaúcha” em 2006, pelo Governo do Estado.

2 JUSTIFICATIVA

Humanismo, pragmatismo e capacidade de realização, no universo de Gestão de Pessoas nos relacionamentos humanos capazes de gerir, criar e transformar o meio social. Essas seriam as principais características de profissionais, dos estudantes e de todos que participam do Festival Rosário em Cena seres humanos capazes de contribuir, de fato, para o desenvolvimento da ação. Num conceito de competência se quer destacar o conceito de Fleury (2000 p. 37) “... um saber agir responsável e  reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidade que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.”

Valor social, se quer demonstrar com este trabalho a competência de cada um dos envolvidos na Associação, seu trabalho, suas atribuições Percebendo as evoluções e as dificuldades que acarretam a organização do Festival Rosário em Cena, como o constante crescimento do evento, a constante necessidade de maiores recursos para a manutenção de suas atividades e as dificuldades econômicas que podem então terminar com um sólido castelo de cristal.

O interesse em realizar um estudo sobre tudo o que o envolve, é conhecer a fundo uma ação de caráter social importante para o desenvolvimento intelectual de uma comunidade a transformação que pode permear toda uma sociedade e saber que um fato social e cultural importante, pode ter rumos difíceis para sua continuidade, devendo antão serem apontadas novas alternativas para a manutenção e a consolidação do Rosário em Cena. Com o estudo das relações humanas se quer enfatizar a importância da satisfação humana para a produtividade. Questões como sentimentos, atitudes e relações interpessoais enfocadas, criando uma relação direta com o atingimento dos objetivos pretendidos pela organização. O homem visto como um ser social, orientado pelas regras e valores do grupo informal. A relação das pessoas no grupo as necessidades das pessoas enquanto seres sociais, como forma de atingir as necessidades da organização.

 

3 OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS

 3.1 OBJETIVO GERAL

Distinguir os tipos de variáveis que interferem na determinação das diferenças individuais; explicando os fatores determinantes em um relacionamento harmonioso no ambiente social e profissional.

 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Explicar os fatores que determinam um relacionamento harmonioso no ambiente social e profissional.

- Expressar a deificação de personalidade;

- Interpretar a influência das variáveis determinantes das diferenças individuais sobre o desempenho funcional;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (203.3 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com