TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  12/5/2016  •  Dissertação  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

        Imersas em um ambiente cada vez mais turbulento e com mudanças repentinas, as organizações buscam constantemente aperfeiçoar seus processos e produtividade para garantir sua sobrevivência em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo. Assim, podemos destacar a liderança como um fator de diferenciação competitiva no ambiente corporativo, já que essa exerce um papel fundamental na motivação de pessoas para o trabalho.

        Podemos definir a liderança como um processo de influência, onde uma pessoa é capaz de influenciar outras para o estabelecimento e atingimento de metas. Dentre seus diversos modelos e práticas, podemos destacar o modelo onde as pessoas são analisadas sob o prisma de suas competências, as quais caracterizam-se pelo conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, aptidões e resultados.

        Desse modo, não há princípios universais válidos para todas as circunstâncias e oportunidades. A respeito dos estilos de liderança, podemos identificar o autocrático,  diplomático, consultor e participativo.

        O autocrático caracteriza-se pelo monopólio da tomada das decisões por parte do líder, no diplomático há a negociação dos liderados na tomada das decisões por parte do líder. Já no consultor há o recebimento das decisões por parte do líder e por fim o participativo, em que o líder pede que a equipe tome a decisão.

        Estes estilos devem ser utilizados em função dos sistemas de interação e influência entre os membros de uma equipe, o estabelecimento de objetivos e metas, o nível experiência dos integrantes do grupo. Assim, podemos dizer que os diferentes tipos de liderança são orientados para a tarefa e o colaborador, de acordo com os resultados desejados.

        Algumas características de personalidade dos líderes como carisma, autoconfiança para seu próprio julgamento e visão sistêmica caracterizam líderes com alto poder de motivação, fazendo com que ocorra uma sensação de satisfação por parte de seus seguidores ao realizarem suas tarefas.

        Portanto, essas características inerentes ou adquiridas pelo líder podem contribuir para o crescimento de uma companhia, como o case estudado pelo grupo (Cyclades), onde podemos identificar estas características nos fundadores da empresa as quais, alinhadas ao espírito empreendedor, tolerância ao risco e habilidades técnicas,  foram catalisadoras do sucesso conseguido pela empresa.

        É pertinente destacarmos também que umas das características fundamentais para obter o respeito, dedicação e grande desempenho dos liderados consiste em dar o exemplo, servir as pessoas de modo humilde, saber falar e também ouvir os anseios, necessidades.

        Através disso, o líder consegue uma maior intimidade, podendo assim aplicar os diferentes modelos de liderança a cada situação e pessoa, extraindo o melhor desempenho do time alinhado com um ambiente de trabalho adequado, obtendo com isso o comprometimento necessário para que o time consiga chegar aos resultados estipulados de desempenho e cumprimento de metas.

        Outro ponto a ser destacado consiste no processo de sucessão de liderança dentro do ambiente corporativo, fato que pode acarretar na continuidade ou no fim de uma companhia se não devidamente conduzido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com