TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  15/5/2016  •  Artigo  •  2.273 Palavras (10 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 10

A GESTÃO DE PESSOAS ESTRATEGICAS

STRATEGIC MANAGEMENT OF PEOPLE

Carlos Renan Dos Santos Vale

Jose Lailson Moreira Valle

Jose Wilton Sales de Souza 

 

RESUMO

Promover o desenvolvimento de competências e habilidades que agreguem valor ao desempenho de funções estratégicas em áreas ligadas à Gestão de Pessoas; Desenvolver competências interpessoais que facilitem o gerenciamento de pessoas e equipes de alto desempenho; Acessar conhecimentos e práticas avançadas no campo da gestão do desempenho de indivíduos e grupos, de forma a maximizar os recursos disponíveis; Desenvolver políticas e estratégias relacionadas à Gestão de Talentos, tendo como foco as necessidades mutantes do core business; Criar um ambiente de debate e troca de experiências em torno da realidade das empresas brasileiras num contexto de mudanças rápidas e globalizadas.

Palavras-chaves: Planejamento, Gestão de Pessoas, Estratégia, Missão, Liderança.

ABSTRACT

Promote the development of competencies and skills that add value to the performance of strategic roles in areas related to Human Resources Management; Develop interpersonal skills that facilitate people management and high performance teams; Access knowledge and advanced practices in the field of performance management of individuals and groups in order to maximize the available resources; Develop policies and practices related to talent management strategies, focusing on the changing needs of the core business; Creating an environment for discussion and exchange of experiences around the reality of Brazilian companies in a context of rapid change and globalized..

Key-words: Planning, People Management, Strategy, Mission, leader.

  1. INTRODUÇÃO

 A Gestão de Pessoas Estratégica é fundamental para o sucesso de qualquer empresa no mundo empresarial cada vez mais globalizado e competitivo. Estudar as rotinas de departamento pessoal é o primeiro passo para entender como a área de Recursos Humanos funciona, por essa razão vamos estudar ao longo do artigo a introdução dos conceitos de Gestão de Pessoas e as atividades do cotidiano do departamento pessoal. Este projeto de pesquisa insere-se no debate das reformas pelas quais a administração vem passando hodiernamente, visando contribuir com uma discussão teórica sobre o atual modelo de gestão estratégica de pessoas aplicado na reorganização não só de uma, mas de várias empresas que utiliza esse processo. Nesse sentido, procura estabelecer uma leitura das teorias administrativas que abordam a gestão estratégica de pessoas, visando identificar fundamentos, práticas e procedimentos utilizados na construção de um modelo próprio de gestão estratégica de pessoas orientado por competências nas grandes empresas.

Na avaliação das práticas experimentadas no ambiente organizacional, selecionadas para comportarem a presente avaliação de inter-relação com as competências dos indivíduos, foi analisada a adequação entre as competências selecionadas mapeadas pelo novo modelo de gestão estratégica de pessoas e as atribuições efetivamente desempenhadas.

O presente artigo propõe uma breve discussão sobre a aplicação de determinados modelos de gestão estratégica de pessoas com base em competências, discutidos a partir do arcabouço teórico proposto pelos doutrinadores Dutra (2002), Marras (2000), Dessler (2003), Girardi (2009) e Fleury e Fleury (2004), na tentativa de avaliar o processo de reorganização administrativa experimentado no ambiente organizacional de uma grande empresa, para que seja reconhecida uma inter-relação de nexo causal e/ou finalístico que convalide o referencial teórico proposto pela teoria da administração. Nesse sentido, importante salientar que este estudo não tem o propósito de esgotar a amplitude interdisciplinar teórica que circunda a discussão dentro da Teoria da Administração, uma vez que tal enfrentamento mais aprofundado exigiria uma pesquisa bibliográfica mais detalhada, que proporcionasse um diálogo com demais autores das áreas da Psicologia, da Filosofia, da Administração e da Economia.

De acordo com as pesquisas em matérias propostos, buscamos compreender a gestão estratégica de pessoas, utilizando várias ferramentas de pesquisas, livros, artigos e pesquisas na internet de grandes autores da administração, aplicando os conhecimentos adquiridos no tema proposto, além da aplicabilidade na pratica em qualquer empresa.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Missão

As organizações são criadas a esmo. Elas existem para fazer alguma coisa. Todas organização tem uma missão a cumprir. Missão significa uma incumbência que se recebe. Chiavenato (2004). É a finalidade da existência de uma organização. È aquilo que dá direção e significado a essa existência. A missão da organização está ligada diretamente aos seus objetivos institucionais, ambos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão de ser. Gerar e distribuir conhecimento buscando o desenvolvimento dos Profissionais de Recursos Humanos, e também daqueles que tenham interesse no assunto.

A missão envolve os objetivos essenciais do negócio, está geralmente focalizado fora da empresa, ou seja no atendimento e demandas da sociedade, do mercado ou do cliente a missão funciona do proposito orientador para atividade da organização e para aglutinar os esforços dos seus membros.

Visão

É o sonho da organização. É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço. A visão é um plano, uma ideia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. Normalmente é um prazo longo (pelo menos, 5 anos). Jamais confundir Missão e Visão: a Missão é algo perene, sustentável enquanto a Visão é mutável por natureza, algo concreto a ser alcançado. A Visão deve ser inspiradora, clara e concisa, de modo que todos a sintam. Muitas organizações colocam a visão como projeto como elas gostariam de ser dentro de um certo prazo de tempo e qual caminho futuro que pretendem adotar para chegar até lá.

O termo visão é utilizado para descrever um sentido claro no futuro e da compreensão das ações necessárias para torna-lo rapidamente um sucesso. A visão representa destino que a empresa pretende transfo0rmar em realidade, estabelece uma identidade comum quanto ao propósito da organização para o futuro a fim de orientar o comportamento dos seus membros quanto ao destino que a organização deseja construir ou realizar.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (194.7 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com