TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4
  • Slide 1

Sistema de Monitoração de Gestão de Pessoas.

Hoje, as organizações estão partindo para o empoderamento (empowerment) das pessoas e colocando em suas mãos e cabeças a responsabilidade pelas decisões sobre o próprio trabalho. E a ARH não ficou fora disso.

[pic 1]

  • Slide 2

Jornada de Trabalho:  A Jornada de Trabalho representa o número de horas diárias, semanais ou mensais que o colaborador deve cumprir para atender ao seu contrato individual de trabalho e satisfazer à convenção coletiva.

Calendário Anual: O calendário anual de trabalho estabelece os dias de trabalho e as chamadas pontes (dias úteis que ficam entre feriados e sábados ou domingos em que não se trabalha). Nesses dias, o absenteísmo PE elevado, e a ideia é não trabalhar nessas pontes e compensar as horas desses dias. A compensação pode ser feita em alguns sábados ou estendendo a jornada nos dias das diversas semanas trabalhando alguns minutos para pagar a folga negociada.

Férias Coletivas: Funcionam como meio de simplificação do calendário e redução de custos laborais. Como cada colaborador tem direito a 30 dias de férias por ano, cada grupo de 12 funcionários requer um funcionário adicional para cobrir as ausências de férias e manter a programação de trabalho.

Semana de trabalho reduzida: A jornada semanal de 5 dias de 8 horas pode ser programada para ser realizada em menor número de dias. A forma mais comum é de 4 dias de 10 horas, perfazendo 40 horas de trabalho semanal.

  • Slide 3

Horário flexível de trabalho: O trabalho é realizado em um programa ajustável de horas diárias que cada colaborador faz seu modo. É denominado flextime, flexitime ou ainda horário móvel.

[pic 2]

Banco de Horas: É um acordo de compensação em que as horas excedentes trabalhadas em um dia sejam compensadas com a correspondente diminuição da jornada de trabalho em outro dia. Trata-se de um sistema flexível de compensação de horas que permite adequar as necessidades de produção e demandas de serviços à jornada de trabalho, de um lado, ou das necessidades do funcionário em atender aos seus compromissos pessoais.

  • Slide 4

Trabalho Compartilhado: Quando duas ou mais pessoas compartilham ou executam um mesmo cargo em diferentes horários de trabalho. É o caso em que um mesmo cargo de tempo integral é dividido entre duas pessoas, cada qual trabalhando meia jornada diária.

Trabalho remoto: O trabalho é realizado em casa e o colaborador não precisa comparecer na organização. O home Office está ganhando adeptos no mundo todo, inclui uma variedade de alternativas, indo desde o autoemprego e a atividade empreendedora baseada no lar até o trabalho para um empregador externo com liberdade para passar parte ou totalidade do tempo de trabalho em casa.

Trabalho parcial: O trabalho é regular, mas não é realizado em tempo integral. Neste sistema, o trabalho semanal é realizado em tempo menor que 40 horas. Engloba os chamados funcionários contigenciais – os de tempo parcial, temporários e autoempregados.

  • Slide 5

Balanço Social

[pic 3]

Balanço Social é a prestação de conta a todos os stakeholders envolvidos direta ou indiretamente na atividade organizacional para informar benefícios e custos sociais. Muitas organizações gastam fornadas de dinheiro em investimentos sociais para beneficiar colaboradores e patrocinar projetos sociais para as comunidades onde atuam. Recentemente algumas delas perceberam que tornar públicos o seu balanço social para divulgar tais projetos e investimentos sociais constitui uma excelente maneira de melhorar a imagem juntos aos clientes e à sociedade de maneira geral.

  • Slide 6

Responsabilidade Social das Organizações

 O balanço social coloca em evidência a responsabilidade social da organização, não significa apenas a atuação socialmente responsável da organização e de seus membros, nem atividades de beneficência, mas acima de tudo os compromissos da organização com a sociedade e, de forma mais intensa, com a comunidade com a qual está em contato mais íntimo.

https://www.youtube.com/watch?v=FpYpTI9Q-vw (Coloca esse vídeo como exemplo de Balanço Social, 30 segundos, bem rápido).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (88.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com