TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  30/9/2016  •  Monografia  •  5.478 Palavras (22 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 22

INTRODUÇÃO DE TREINAMENTO NO SETOR DE OPERAÇÃO DE CRÉDITO DA EMPRESA HUMANITARIAN CALÇADOS, NA CIDADE DE PIRACICABA-SP.

Juliana de Assis Moura

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Faculdade de Gestão e Negócios

e-mail: juamoura@unimep.br

Larissa Carvalho de Oliveira

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Faculdade de Gestão e Negócios

e-mail: licarvalho@unimep.br

Nicole Caroline de Jesus Rodi

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Faculdade de Gestão e Negócios

e-mail: nicrodi@unimep.br

Thais de Oliveira Cordeiro

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Faculdade de Gestão e Negócios

e-mail: tocordeiro@unimep.br

Professor Emilio Antonio Amstalden

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Faculdade de Gestão e Negócios

e-mail: eaamstal@unimep.br

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo identificar as necessidades de treinamento no setor de operação de crédito, e através de uma proposta de projeto institucional de treinamento capacitar e melhorar o desempenho na operação dos sistemas de recebimento. Utilizamos como ferramenta de coleta de dados, uma entrevista com as operadoras e analista de caixa, para levantar as necessidades, os pontos fortes e fracos da integração na empresa. Conforme as informações levantadas em comum, analisar e implementar um projeto de capacitação para os problemas apresentados. O principal resultado obtido foi a falta de treinamento específico, gerando dificuldades operacionais no recebimento de valores em crediário, principalmente quando a operação necessita de maior conhecimento do operador.

Palavras-chave: Treinamento.  Capacitação. Desempenho. Implantação.

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, o treinamento tornou-se uma ferramenta indispensável para as organizações, alinhando o capital humano ao planejamento estratégico. Ao treinar, é possível desenvolver conhecimentos e habilidades básicas necessárias para desempenhar as tarefas, aumentando produtividade e alterando comportamento.

Além de introduzir informação, habilidades, atitudes e conceitos, pode-se desenvolver competências desejadas pela organização, portanto, as organizações que investem em treinamento têm a possibilidade de aumentar a qualidade do produto ou serviço desenvolvido, resultando na melhoria do atendimento ao cliente.

Treinamento é um processo educacional que envolve o ciclo de 4 estágios: levantamento de necessidades, programação de treinamento, execução e avaliação dos resultados.

Este trabalho apresentará os seguintes capítulos: Caracterização do ambiente de pesquisa, Etapas do processo de treinamento, Levantamento das necessidades de treinamento, Desenho do programa de treinamento, Aplicação do programa de treinamento e Avaliação dos resultados obtidos.

1.1 A Caracterização do ambiente de pesquisa

A rede Humanitarian Calçados está no mercado a mais de 30 anos. Especialista em calçados a Humanitarian comercializa as principais marcas do setor. É formada por 49 lojas próprias, atuando em 22 cidades nos estados de: SP, RJ, MG e PR. No estado de São Paulo localiza-se 33 lojas distribuídas nas cidades de: Americana, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, São José do Rio Preto, Sertãozinho e Suzano. Constituídas por mais de 2.000 funcionários. Em Piracicaba, está localizada 3 unidades. A unidade 9 no centro de Piracicaba constituída de 26 funcionários; A unidade 12, também alocada no centro, constituída por 42 funcionários e a unidade 46 localizada no Shopping Piracicaba, unidade que possui 19 funcionários.

A Missão da empresa: impactar o mercado e os clientes com a melhor experiência de compra em qualquer canal de comercialização da marca.

A Visão: ser uma empresa de reconhecimento nacional no segmento de moda com foco no cliente.

Valores: Inovar. Diferenciar. Compartilhar. Acreditar e Curtir.

Os principais pilares da rede são: Moda, Bem-Estar, Tradição e Tecnologia.

1.2 O problema ou Oportunidade de estudo

Ao iniciar na Humanitarian Calçados de Piracicaba, o funcionário encontra dificuldades em executar o sistema de operações do caixa da empresa, pois não há um acompanhamento e treinamento eficaz, acarretando na demora do atendimento, erros operacionais e conflitos.

Este artigo é uma oportunidade de estudo para aprofundar os conhecimentos em treinamento com vistas a capacitar o funcionário para executar o sistema de operações.  Não se trata de resolver um problema, mas a partir da ausência de treinamento de capacitação da empresa, sugerir essa possibilidade de modo a melhorar o desempenho do funcionário que atua no caixa da empresa.

1.3 Objetivos

        A pesquisa tem por objetivos:

           Objetivo geral:

        Proposta de introdução de treinamento para o setor de Operação de Caixa.

           Objetivos específicos

        Os objetivos específicos são:

  1. Levantamento das necessidades de treinamento;
  2. Avaliar a integração dos funcionários, identificando pontos fortes e fracos em relação às operações de crédito;
  3. Proposta de treinamento para o setor de Operadoras de Crédito.

1.4 Justificativas da pesquisa

Com a proposta de treinamento, pretende-se que a empresa tenha melhorias no Setor de Crédito. O treinamento em sistema de caixa da empresa poderá melhorar o atendimento de modo não gerar fila de espera no caixa, como também diminuir erros nas operações realizadas no sistema e administrar da melhor forma os conflitos que são ocasionados pelos erros e pela pressão de gestores, companheiros de trabalho e clientes.

Este trabalho contribui para a formação das estudantes de RH no aprofundamento de conhecimento sobre treinamento e desenvolvimento de pessoal.

1.5 Procedimentos Metodológicos

Os procedimentos metodológicos para a realização deste estudo são:

  1. Revisão bibliográfica sobre o tema para um melhor entendimento sobre os conceitos e etapas do objeto de estudo.
  2. Coleta de informações, sobre a percepção dos funcionários do setor de operação de crédito da empresa Humanitarian Calçados, unidade 46 no shopping, na cidade de Piracicaba - São Paulo, sobre o treinamento de caixa. A população alvo são 03 funcionários do setor e 1 analista que é responsável pelo mesmo, e desta forma, a coleta de informações será feita com todos os funcionários. (Cf. FACHIN, 2003, p.136)
  3. Essas informações escritas serão obtidas através de uma entrevista com as operadoras e a analista do setor, visando o levantamento de necessidades aplicado a todos os funcionários do referido setor. As entrevistas serão realizadas individualmente, para o funcionário sentir mais liberdade em responder, proporcionando respostas reais.
  4. A entrevista é estruturada por 6 questões simples, coletando respostas que darão diagnóstico ao levantamento das necessidades em relação a operação e tarefas desempenhadas no setor. Para a análise dos dados coletados através da entrevista aplicada, será feito um comparativo entre os problemas em comum apontados pelos funcionários em relação ao cotidiano do trabalho do setor, como também da revisão bibliográfica realizada neste trabalho.
  5.  Após esse procedimento, serão apresentados os resultados obtidos, apresentando uma proposta de elaboração de projeto instrucional como Considerações Finais do trabalho.
  1. ETAPAS DO PROCESSO DE TREINAMENTO

O treinamento é um processo formado por quatro etapas consecutivas, começando pelo Diagnóstico que é o levantamento das necessidades de treinamento, Desenho sendo a elaboração do programa de treinamento para atender as necessidades diagnosticadas. A implementação, que é a aplicação e condução do programa de treinamento e a Avaliação sendo a verificação dos resultados obtidos com o treinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (259.9 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com