TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  19/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Transformação Digital

Módulo: FINAL

Aluno: Letícia Oliveira Veneziano

Turma: ONL0200M-POLIDSPOPO3T2

Tarefa: ATIVIDADE INDIVIDUAL

INTRODUÇÃO

Apresente as suas considerações iniciais sobre a empresa escolhida.

A Lojas Americanas é uma rede de varejo tradicional implantada no Brasil nos anos 90 por 4 norte-americanos, John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger. A rede possui mais de 80 anos e quase mil lojas espalhadas por todo o país.

A partir do sucesso da primeira loja, foram abertas as seguintes, ocupando hoje grande parte das cidades do Brasil.  Após alguns anos a rede se tornou parte do grupo LASA, se tornando pertencente a diferentes grupos empresariais no controle da empresa. Apesar disso a essência da loja permaneceu, indo inclusive para os meios digitais.

Por conta da sua trajetória se viu a necessidade de estudar e entender um pouco mais sobre essa empresa que está no mercado a tantos anos e que permanece até hoje com grande sucesso.

NOME DA ORGANIZAÇÃO

Apresente a organização escolhida e informe se é brasileira ou estrangeira.

Lojas Americanas é uma empresa brasileira do ramo de varejo.

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Informe área de atuação, tempo de existência, resumo do processo de transformação digital e a sua forma de implementação.

A primeira loja foi inaugurada em 1929, em Niterói, no Rio de Janeiro, pelo norte americano John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger. A empresa tinha como slogan “Nada além de dois mil réis” (LASA, 2020).

 Inicialmente as lojas Americanas era formada por lojas tradicionais, com lojas físicas para a venda de alimentos, eletrônicos, mesa e banho, entre outros. Após alguns anos a empresa viu a necessidade de implementar o projeto de lojas Express, lojas de compras rápidas que contém poucos itens, a loja de conveniência, loja focada em vendas de alimentas e bebidas, e por último, as lojas americanas.com, loja focada na venda B2B, do qual pode anunciar seus produtos e vender na plataforma da empresa.

No entanto, o ano 2018 é marcado pela criação da IF Inovação e Futuro, essa criada com a missão de construir e potencializar iniciativas desruptivas dentro das lojas Americanas. Em uma iniciativa capitaneada pela IF, em maio de desse ano é lançado oficialmente o app da Ame Digital, a plataforma de negócios das Lojas Americanas e Bw2. Em um crescimento acelerado , a ame acumulou 1.8 MM de downloads até o final desse ano.

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS AOS PROCESSOS INTERNOS

Informe se a organização escolhida é uma nova empresa e indique as tecnologias-chave utilizadas para a transformação digital.

A organização escolhida não é uma nova empresa, ela já está em atuação há alguns anos e a tecnologia-chave para a transformação da empresa foi a implantação do Eletronic Data Interchange (EDI) pelas lojas americanas (LASA, 2020). O sistema Eletronic Data Interchange (EDI) é uma plataforma para a troca eletrônica de documentos entre empresas, através de computadores e recursos de telecomunicações.

BENEFÍCIOS E VANTAGENS

Informe os benefícios e as vantagens identificados no novo modelo de negócio. Caso seja uma nova empresa, apresente as vantagens em relação à indústria em que atua.

Os benefícios dados do novo sistema colaboraram para a redução dos prazos de compra e entrega nos Centros de Distribuição e tornar o processo mais eficiente.

 Foi diminuído também o nível de estoques, o volume de capital imobilizado e melhorado o resultado operacional – aumento das vendas como resultado do sortimento mais completo – e financeiro da empresa (HESS e MACULAN, 2020).

Já este ano obteve uma leve melhora nos resultados no primeiro semestre uma vez que o forte crescimento das vendas em sua plataforma digital compensou os primeiros impactos do isolamento social sobre suas lojas físicas .

CULTURA ORGANIZACIONAL

Informe, de modo sucinto, os aspectos relacionados à inovação e às práticas ágeis de gestão.

  Pertencente hoje ao grupo LASA, as Lojas Americanas desenvolveu uma rede logística própria, objetivando maior eficiência de distribuição e otimização de estoques. Após essa primeira inovação a empresa continuou inovando em seus processos logísticos visando maior agilidade em seu processo operacional com a adoção do EDI.

Antes de ser implantado completamente, a empresa testou em dois de seus fornecedores com o objetivo de ilustrar as reações diferenciadas apresentadas pelos fornecedores em função de suas próprias organizações internas, e do posicionamento especifico de cada um em relação à LASA (HESS e MACULAN, 2020).

 

TRANSFORMAÇÕES NO CORPO GERENCIAL

Apresente alterações como novo perfil de pessoas, novo modelo de liderança, estratégias e ações modificadas. Caso se trate de uma nova organização, informe os modelos de liderança, as ações e as estratégias utilizadas.

A empresa é controlada por um grupo de acionistas conhecidos pela criação de valor nos negócios em que investem ou fundam, cercando-se de um corpo gerencial forte e utilizando de práticas gerenciais agressivas.  O modo de liderança é o situacional, focada nas situações e no nível de maturidade dos profissionais (MARCUSQUINTELLA, 2005).

TÉCNICAS E FERRAMENTAS

Informe as técnicas e ferramentas utilizadas no processo de implementação da transformação digital na organização.

As ferramentas foram a implantação do EDI, e criação da plataforma online focada no B2B.

CONCLUSÃO

Finalize o seu texto destacando os principais pontos da sua reflexão sobre o caso escolhido.

É possível concluir que as lojas americanas sempre se mantiveram em constante evolução. As lojas americanas desde a sua criação se focou em ser um tipo de lojas de conveniência com um objetivo bem claro, focando sempre em seu público alvo.  O diferencial da empresa é estar sempre atenta as evoluções, implantando-as, quando há a necessidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HESS e MACULAN (2020).  A adoção do Electronic Data Interchange (EDI) pelas Lojas Americanas. Disponível em: <  http://usuarios.upf.br/~ricardo/adi-645.doc>. Acesso em 10 Out 2020.

LASA (2020). Linha do tempo. Disponível em: < https://ri.lasa.com.br/a-empresa/linha-do-tempo>. Acesso em: 10 Out 2020.

MARCUSQUINTELLA (2005). Lojas Americanas. Disponível em: < http://marcusquintella.com.br/sig/lib/uploaded/estudos/LOJAS_AMERICANAS.pdf >. Acesso em: 10 out 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (216.1 Kb)   docx (967.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com