TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Comentários do texto - Recrutamento e seleção.

Investir na área de gestão de pessoas tem sido um ótimo investimento, e tem trago excelentes resultados para as organizações.

Para obter um retorno justo pelos produtos e serviços prestados e cumprir sua finalidade, as empresas necessitam da contribuição do trabalho dos gestores, técnicos e as de mais pessoas que fazem sua força de trabalho. Os responsáveis pela gestão de pessoas atua em toda a estrutura hierárquica da empresa, desde o nível produtivo até a liderança, gerenciando talento, conhecimento, e capital humano disponível.

Os gestores devem buscar agregar talentos as suas organizações, e para isso é necessário definir qual técnica de recrutamento usar. Uma pesquisa feita com 27 empresas em Santa Maria/RS concluiu que 21 das empresas concordam e 10 concordam totalmente que o Recrutamento interno é a maneira mais fácil e mais rápida para o profissional da área de recrutamento. Porem com tudo, as empresas de Santa Maria destacam-se mais pela Recrutamento misto, por ser mais vantajoso para a empresa.

A empresa tem procurado profissionais com experiência e ideias inovadoras, pois esses profissionais tem muito a agregar as empresas. Ainda com base em estudos feitos em algumas empresas em Santa Maria, 54,01% dos entrevistados concordam com a afirmação. Observou-se também que 73% afirma que é mais benéfico para as empresas, contratar profissionais com qualificação que se encaixe nas exigências da empresa.

De acordo com os estudos a maioria concordam totalmente que o processo de seleção é fundamental para uma boa contratação. Com a pesquisa ainda, concluiu-se que a maioria das empresas utiliza a forma de recrutamento própria,  possuem seu próprio banco. Assim, 89,2% das empresas responderam possuir bancos de dados próprios para recrutamento.

Pode se observar que a formação acadêmica dos candidatos é exigida pela maioria das empresas totalizando assim 54,01% das empresas entrevistadas.

Para que todo esse processo de recrutamento e seleção dê certo, e para que as empresas possam contratar bons profissionais para as vagas com as devidas exigências, os gestores devem fazer uma, verificação de referencias para comprovar a veracidade dos dados fornecidos, uma bela dinâmica de grupo, que serve para fazer a integração entre os candidatos, estimulando assim vivenciar experiências de trabalho em equipe, e por fim uma excelente entrevista, pois ainda é a etapa indispensável em um processo de seleção, nesta fase do processo de seleção, é a fase que se decidem as coisas tanto de um lado como de outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com