TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  15/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal de Pernambuco

Centro Acadêmico do Agreste

Núcleo de Gestão

Curso de Administração

Disciplina: Gestão de Pessoas II

Professor: Claudemir Leite

Aluno: Lucas Queiroz Ferreira

Questões sobre Plano de Carreira e QVT.

  1. Quais as responsabilidades por parte do funcionário para o desenvolvimento de seu Plano de Carreira?

Cada funcionário deve conhecer a si próprio e saber exatamente o que almeja, além de conhecer suas capacidades, habilidades, competências entre outras qualidades. Além disso, deve também ter bem definido seus objetivos profissionais, e quais os meios que irá utilizar para alcançar a todos.

O funcionário deve também procurar combinar seus objetivos com as necessidades da empresa, fazendo assim com que haja um maior aproveitamento de suas habilidades e um melhor retorno para a empresa.

  1. Com relação ao Plano de Carreira do empregado, explique todas as ações que a empresa deve desenvolver para “estabelecer um contexto favorável”?

Deve proporcionar um clima organizacional que favoreça um maior engajamento por parte dos funcionários, e isso pode se dar de diferentes formas, entre elas:

Trabalho entre diferentes setores para implantar um programa de desenvolvimento para os funcionários, fazendo com que desde o mais alto na hierarquia organizacional juntamente com outros lideres tenham participação no desenvolvimento do plano de carreira; Divulgação de seu plano para os funcionários, além de suas metas e quais caminhos a serem tomados para o alcance;

Proporcionar aos empregados um maior detalhamento sobre o seu futuro e o futuro de suas carreiras, além de um planejamento para a mesma, com isso a empresa acabará por direcionar melhor os empregados no alcance tanto de metas individuais como organizacionais;

Promover uma espécie de avaliação de desempenho, para que se possa saber com certeza o que evoluiu e o que inda precisa mudar, além é claro de se procurar saber a opinião dos funcionários. Se faz necessário também a verificação dos objetivos da empresa, para que o funcionário não pense em se desenvolver antes da empresa, tem de haver uma combinação de interesses, e por isso se faz necessário conhecer os objetivos da empresa.

  1. O que significa “Gestão de Carreira não admite Zona de Conforto, e quais as medidas tomar para isso não ocorra?

Que no âmbito profissional, diferente de outros setores, não se pode contar com a tal zona de conforto, simplesmente porque os indivíduos devem estar em constante evolução, além de procurar cada vez mais expandir seu conhecimento e sua zona de amizades, e ficando na zona de conforto isso não é possível, pois se acaba por ser ultrapassado, tanto no âmbito profissional como no social, ainda mais vivendo em uma sociedade que todos os dias busca a melhora em diversos e inúmeros setores.

Quando se refere em Gestão de Carreira não é somente manter o que está bom e não procurar melhorar, vale salientar que aquilo que está ou é bom hoje pode não ser mais amanhã, por isso se faz necessária esta avaliação de tempos em tempos da situação da carreira, além de buscar sempre melhorar.

Entre as medidas para evitar a tal Zona de conforto estão:

Buscar sempre adquirir novos conhecimentos a utiliza-los tanto pra crescimento individual como organizacional; Aumentar o circulo de contatos e amizades, pois se faz sempre importante ter um grande leque de pessoas que possam de uma forma direta ou indireta ajudar no desenvolvimento pessoal; Buscar sempre verificar aquilo que ainda serve e o que precisa ser mudado, e como deve ser mudado.

  1. Explique, conforme o texto, a relação que deve ser estabelecida entre as funções e estruturas de um RH e um Programa de desenvolvimento de Carreira.

O Rh deve fornecer todas as informações necessárias para um programa de desenvolvimento de carreira, além de estar e frente no plano, orientando e mostrando aos funcionários como deve ser realizado o mesmo, definindo metas, requisitos, promovendo o treinamento e estabelecer os planos de desenvolvimento para os funcionários.

  1. Explique quem são os ganhadores e o que eles ganham na implementação de Programas de QVT nas Empresas?

O ganhadores são tanto os empregados como os lideres das organizações, Não se é exigido que as empresas parem de pensar no lucro, porém, se pede que as mesmas busquem enxergar o lado humano do funcionário, e com isso, além de proporcionar melhor qualidade aos seus empregados a empresa acaba por ter funcionários mais comprometidos com a organização, o que é algo diferencial nos dias atuais, ou seja, não somente um ganhador, mas um conjunto de ganhadores, funcionários e organização.

  1. Explique quais são as dificuldades e obstáculos da implementação de Programas de QVT nas Empresas?

São vários, mas entre eles estão: A necessidades de realizar objetivos da organização e do individuo, pois não adianta somente ser implantado, o programa deve realmente fazer efeito, tanto para o individuo, como para a organização;

Identificação dos problemas: Para a implementação de tal programa se deve ser verificado o que realmente preciso mudar dentro da organização, e isso exige tempo e investimento;

Aplicação do programa: após a investigação se deve começar a implementar o programa, porém, para isso se faz necessários um cooperação de ambas as partes, organização e funcionários, para que o programa beneficie a ambos.

7)Explique a origem do termo QVT, segundo França?

 

   Segundo França, a origem do termo QVT vem da própria medicina, que enxerga o ser humano como algo integrado, um corpo com vários órgãos trabalhando juntos, e França também propõe uma visão integrada do ser e não como a visão cartesiana, que procura a divisão do corpo. Para França a QVT ocorre quando se olha para as pessoas e a empresa como algo junto, exatamente como um corpo, onde cada órgão tem uma função e necessita de diferentes cuidados, e não como algo separado.

8)De acordo com Walton, cite quatro das oito categorias conceituais sobre QVT  e o que cada um abrange?

    Compensação Justa e adequada: se refere a remuneração que o individuo recebe pelo serviço que presta  organização. Vale lembrar que a mesma deve ser compatível com a profissão, e que não pode haver diferença de salários em uma mesma função na organização, e que seja compatível com o que é oferecido pelo mercado externo, ou seja, que exista uma igualdade e justiça na remuneração e na repartição dos lucros;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com