TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.512 Palavras (11 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 11

 [pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Adriana de Araujo Oliveira – 1299103756  

Marcílio Hebert Canuto – 1299103757

Aline Aguiar Barros – 1299104261

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS:

Gestão de Pessoas e
Técnicas de Administração de Pessoal

Tutor: Euysderson Aragão Borges

TAGUATINGA- DF

2015

SUMÁRIO

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS------------------------------------------------------------------------3
  2. DIAGNÓSTICO------------------------------------------------------------------------------------------4
  3. PLANOS DE AÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------5
  4. CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------------------7
  5. ANEXOS-------------------------------------------------------------------------------------------------10
  6. BIBLIOGRAFIA---------------------------------------------------------------------------------------21

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A SUPERSOFT LTDA é uma empresa familiar, do segmento de informática, criada há 5 anos por dois irmãos: Agenor Randsoft e Leonora Randsoft Bartiro. A SUPERSOFT LTDA desenvolve aplicativos para controle de estoque em pequenos supermercados, localizada no bairro de Perdizes (São Paulo-SP) e conta com 6 funcionários.

A empresa vem sofrendo queda no faturamento mensal, perda de clientes e absenteísmo; conta ainda com a insatisfação de alguns dos funcionários, entre eles, Rosa Dirce de Sousa, a faxineira, que solicitou desligamento da empresa por não esta satisfeita com o salário e a distancia entre a casa e o trabalho. Os demais funcionários reivindicam melhores condições de trabalho, salários, reconhecimento profissional, o baixo valor do vale-refeição, infraestrutura, entre outros.

Existe ainda, um grande mal estar entre os sócios proprietários por incompatibilidade na gestão da empresa, além da realização de mais um desafio, que é recrutar candidato a vaga de faxineiro, oriunda do desligamento de Rosa Dirce de Sousa.

Organograma

[pic 2]

R


DIÁGNOSTICO

Nesta primeira semana de Consultoria, foi detectada as seguintes insatisfações:

  • Falta de Reconhecimento Profissional: os funcionários não se sentem estimulados a darem o seu melhor, pois acreditam serem vistos apenas como “fornecedores de esforço mental e físico”;
  • Falta de Subsídios para Capacitação Profissional: não são desenvolvidos nem financiados cursos de reciclagem e capacitação profissional, pois a empresa alega não ter condição de arcar com os custos;
  • Salário incompatível: os colaboradores reclamam que seus salários são incompatíveis com as funções;
  • Excesso de Trabalho: os colaboradores reclamam que há sobrecarga de trabalho.

Cada organização tem uma visão própria a respeito das pessoas na tarefa organizacional. E na SUPERSOFT LTDA, não poderia ser diferente, porem solução usada era do tipo ganhar/perder, onde se uma parte ganha mais ela o faz a custa de outra parte, ou seja a empresa sacrifica os objetivos pessoais de seus colaboradores em beneficio próprio. O lucro, produtividade, redução de custos entre outros, são incompatíveis com os interesses dos individuais dos funcionários sendo eles melhores salários, reconhecimento profissional, melhor infraestrutura, subsídios etc., todos esses problemas vem causando conflitos entre patrões e empregados resultando em insatisfação e até demissão. Conforme veremos no anexo I.

Com o desligamento da funcionaria Rosa Dirce de Sousa da empresa, surgiu uma nova vaga e o velho problema dos proprietários, o desafio de contratar um novo funcionário com um orçamento apertado. Cabe a nós encontrar a melhor solução de forma viável aos sócios e satisfatórios aos colaboradores.  

PLANO DE AÇÃO 

A insatisfação dos funcionários é plausível e suas reivindicações justas, porém os sócios dispõem de pouco capital e não pretendem reajustar os salários dos funcionários no momento. Foi proposta uma reunião na qual os funcionários tivessem a oportunidade de expor suas duvidas e opiniões, para que juntos chegassem a um consenso no que tange a(s):

Melhorias na infraestrutura do ambiente de trabalho;

Reconhecimento profissional;

Oportunidade de crescimento;

Qualidade de vida no trabalho

Satisfação e respeito.

De acordo com Chiavenato (2014), se a organização busca alcançar os seus objetivos da melhor maneira possível, precisa saber canalizar os esforços das pessoas para que também estas atinjam seus objetivos individuais e que ambas as partes saiam ganhando.

Para rescindir o contrato de trabalho, Rosa Dirce de Sousa, deverá apresentar uma carta/requerimento de demissão, assinar e encaminhar ao Departamento de Recursos Humanos. Ao fazer isso, será preenchido o termo de rescisão do contrato de trabalho e calculado os valores que faz jus e consequentemente serão pagos.

Caso cumpra o Aviso Prévio, que é processo de informar a empresa sobre a sua intenção de desligamento e cumprir com 30 (trinta) dias de trabalho, com horário reduzido, que serão pagos 10 dias após a data de demissão ou será descontado um mês de salário sobre o total que tem a receber.

Seguindo essas recomendações, Rosa Dirce de Sousa terá direito de receber como indenização os seguintes direitos:

  1. Saldo de salário, que são referentes aos dias trabalhados, antes do pedido de demissão;
  2. Salário-Família;
  3. 13º salário proporcional;
  4. Férias proporcionais;

Em razão de ter solicitado o desligamento da empresa:

  • Não tem direito de sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) (de acordo com a lei Lei nº 5.107, de 13/09/66); 
  • Não receberá também o Aviso Prévio Proporcional por tempo de serviço, que prevê a Lei 12506/2011 (a lei prevê aumento em 3 (três) dias para cada ano adicional de serviço prestado, até o limite de 60 dias de acréscimo);
  • Não poderá dar entrada no Seguro-Desemprego (Lei 7998/1990).

CONCLUSÃO

        

É por meio do Gestor de Pessoas que o ambiente de trabalho passará por um pente fino, de maneira que ele fique agradável para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (444.6 Kb)   docx (243 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com