TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO         ...4

2 – DESCRIÇÃO DOS CARGOS...............................................................5

3 – PERFIL DO CANDIDATO....................................................................5

5 – RECRUTAMENTO .....        ..6

6 – TECNICA DE SELEÇÃO         ...6

7 – TREIMANETO        ...8

6 – CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................9

7 – REFERÊNCIAS....................................................................................10


INTRODUÇÃO

O processo de recrutamento e seleção de pessoas são indistintamente realizados para agregar talentos às empresas. O principal objetivo é de analisar os métodos de recrutamento e seleção utilizados pela empresa Peres Distribuição, líder do ramo de representação comercial e teve-se como objetivos específicos verificar os métodos e formas de avaliação utilizadas no processo de contratação efetiva dos funcionários se tem resultados satisfatórios; analisar o papel do profissional de gestão de pessoas quanto à discriminação de candidatos e identificar a eficiência dos métodos de seleção e recrutamento.

 

A pesquisa classifica-se como qualitativa e quantitativa, exploratória e descritiva e estudo de campo, com a coleta de informações sobre a pesquisa mediante aplicação de questionário, em uma população de 40 empresas dos ramos de comércio, prestação de serviço, indústrias e empresas de recrutamento. Esta servirá como referencial para futuros colaboradores. A partir da pesquisa percebeu-se que as empresas de Esperantina nos diversos ramos são abrangentes, pois identificam-se com o recrutamento misto e a seleção de profissionais dos variados níveis de ensino.

A Peres Distribuição tem um processo de recrutamento e seleção que visa buscar, no mercado de trabalho, os profissionais que mais se adéquam ao perfil requerido pela vaga a ser preenchida na empresa e busca demonstrar habilidades necessárias para lidar com o ambiente competitivo e exigente das empresas, formadas por um mercado dinâmico e disputado. A gestão de pessoas administra as relações das pessoas com a organização, isto é, o profissional de recrutamento e seleção exerce papel fundamental na formação do quadro de profissionais de uma empresa, utilizando métodos para avaliação do comportamento humano na identificação das características ideais às vagas. Não se pode deixar de comentar do planejamento de recursos humanos que é projetado para identificar as necessidades da organização, sendo assim, propõem-se desafios para ambas as partes e requer dos dois lados preparo, conhecimento, vontade, atenção e maturidade para o melhor planejamento e com isto encontrarão a melhor forma de realizar o recrutamento e seleção dos candidatos.

DESCRIÇÃO DOS CARGOS

Cargo é um conjunto de funções, de tarefas e atribuições, com uma posição definida da estrutura organizacional, isto é, no organograma. Essa posição também define as relações entre o cargo e os demais dentro da organização.

A Peres Distribuição, líder do ramo de distribuição de produtos alimentícios e derivados, com sede no município de Esperantina, região norte do Estado do Piauí, necessita de mais 10 funcionários, sendo que 8 deles são para representantes comerciais e dois deles para auxiliares administrativos.

A responsabilidade do Representante Comercial é apresentar, convencer e vender o produto da empresa para os comerciantes da região. Com relação aos auxiliares administrativos, a empresa necessita que o candidato tenha curso técnico de auxiliar administrativo e que preencha o requisito mínimo, como ensino médio, curso de informática básica e avançada.

Em relação às formas de definir as características de um cargo, para o processo de recrutamento de funcionários, a Peres Distribuição revela que:

  • Descrição do cargo: revela que o funcionário faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz. Em sua, relacionada às tarefas e os deveres do cargo.
  • Análise do cargo: revela os requisitos necessários ao ocupante. Abrange aptidões, conhecimentos, habilidades e responsabilidades, bem como os riscos e as condições de trabalho.
  • Análise no mercado: ocorre geralmente quando o cargo é novo na organização e assim, por não se saberem as caracterizas essenciais, faz-se uma pesquisa de mercado.

PERFIL DO CANDIDATO

O perfil do profissional essencial para atuar nas áreas abertas na Peres Distribuição, representa o somatório do perfil psicológico desejado com as competências gerais, as específicas e o potencial de desempenho do candidato. Esse perfil é traçado a partir do resultado da análise do cargo.

Levam-se conta as tarefas que serão executadas (cada tipo de tarefa exige um diferente conjunto de aptidões - fala, escrita, cálculos, força, etc.) a interdependência com outras tarefas (organização, concentração e coordenação, etc.) e a interdependência com outras pessoas (relação interpessoal, iniciativa, liderança, subordinação e comunicação..

Com esses dados em mãos, a empresa faz um desenho do perfil do "candidato modelo".

RECRUTAMENTO

O recrutamento de pessoal subentende, sempre, o mercado de trabalho. Recrutar significa chamar, atrair, ir ao encontro de pessoal que possua pelo menos qualidade mínima capaz de atender às necessidades da empresa (FERREIRA, 1999). O recrutamento é um processo organizacional que “convida” as pessoas que se encontram no mercado de mão de obra para participarem de um processo de seleção da empresa, tendo como finalidade atrair um número satisfatório e adequado à organização, de profissionais necessários para uma futura ocupação de um cargo, função na empresa. Este processo deve sempre estar atento ao tempo despedido para esta ação, aos custos e à otimização para a fase posterior que é a seleção. A Peres Distribuição usará um método simples para atrair pessoas para o recrutamento e seleção de candidatos. A empresa fará a distribuição da mídia de chamada de abertura de vagas através de emissoras de rádios da cidade, jornal impresso de grande circulação e portais de notícias do município, informando a quantidade de vagas, endereço da indústria e período de entrega de currículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com