TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

REFERÊNCIAS...........................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

Atualmente no mercado de trabalho, em meio às organizações, precisamos ficar atento ao cenário de rara complexidade no mundo corporativo, competitivo e na sociedade em geral dentro das relações interpessoais. É no contexto de gestão de pessoas que há a possibilidade de uma visão mais estratégica para as empresas, sendo de vital importância para qualquer organização. Segundo Chiavenato (1999) a gestão de pessoas é contingencial e situacional dependendo dos aspectos da estrutura organizacional adotada pela empresa.

O presente trabalho pretende efetuar uma análise no caso ‘’Restaurante Fellini’’ fazendo uma relação dentro do âmbito da gestão de recursos humanos.

Analisar dentro da área de recursos humanos a importância de uma empresa participativa, organizada, com capacidade de aperfeiçoamentos tanto da questão estrutural da organização como de seus próprios funcionários, além de ter consciência das futuras dificuldades na sucessão empresarial.

Ressaltar os principais critérios da estrutura organizacional da empresa, os processos básicos de recursos humanos, compreender como se dar a busca de resultados, níveis de satisfação, valores e condutas.


  1. DESENVOLVIMENTO

Com fundamentação no conceito e analise em gestão de pessoas, o caso estudado do ‘’Restaurante Fellini’’ serve como exemplo de um empreendimento familiar, tendo como opção e a participação de todos os seus colaboradores que fazem parte dessa organização. A teoria clássica de administração se caracteriza pela ênfase na estrutura organizacional.

        2.1   Psicologia organizacional e gestão de pessoas

Após analisar o caso do “Restaurante Fellini”, foi identificado como se deu a trajetória de sucesso do empresário Nelson Laskowsky, dono desse empreendimento. Esse empresário, que iniciou seus estudos em administração, verificou que um dos aspectos mais importante da qualidade de vida no trabalho é gostar do que faz.

É fundamental a prática da psicologia organizacional na empresa, pois ela irá apontar e diagnosticar se os funcionários estão bem, psicologicamente, evitando assim possíveis problemas que a organização poderá ter, ou seja, se algum funcionário não estiver em boas condições psíquicas, o mesmo não irá produzir de maneira que atenda as suas metas dentro da organização.  A partir da psicologia organizacional se obtém dados estratégicos e procedimentos de mudança no âmbito empresarial que visão a melhoria na produtividade.

No caso estudado dos Fellini, Nelson, o dono, antes do restaurante, passou por uma primeira experiência, sem sucesso, ao abrir uma pizzaria no sistema conhecido como fast food. Porém, depois da abertura do restaurante Fellini, que no começo não chegou a deslanchar, esse empresário foi mudando seu modo de pensar e sua postura perante aos problemas diários. Logo, a gestão participativa foi uma das descobertas de Nelson dentro da organização, o mesmo investiu no seu pessoal, visando mudanças significativas dentro da empresa.

O gestor de uma organização deve ter conhecimento de suas aspirações e expectativas humanas fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio, e o mesmo deve adotar condutas capazes de consolidar um pacto produtivo que seja eficiente para com as pessoas que o ajudam a atingir suas metas. No caso do restaurante Fellini, o dono do empreendimento trata seus funcionários como parceiros da empresa, assim como trata seus fornecedores e seus clientes.

A fim de crescer e desenvolver o seu negócio, o empresário tem que ter uma estrutura empresarial consolidada para que possa integrar seus funcionários no contexto organizacional e, consequentemente, aumentar a sua produtividade. Com esses objetivos a empresa possui em sua estrutura o setor de Recursos Humanos. A função desse setor é administrar as potencialidades dos processos organizacionais e gerenciar pessoas, isto é, avaliar os novos colaboradores da empresa com planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção e treinamento desse pessoal.

Dentro dos processos de recursos humanos, o que mais se destaca no restaurante Fellini, é o processo de aplicação de recrutamento e seleção de pessoas. Quando percebida a necessidade de um novo colaborador na empresa todos os integrantes dessa organização são ouvidos, há, entre eles, uma comunicação verbal e direta, além de uma avaliação que será adotada pela gerencia. A Fellini possui vários critérios na hora da contratação e no treinamento de um novo colaborador que é seguindo perante as normas de conduta adotada pela mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (192.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com