TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.717 Palavras (11 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

A empresa Mendes Farma uma rede de Drogarias com a intenção de crescimento e estabelecimento de mais empresas para o crescimento da rede resolve recrutar pessoas, colaboradores para ocupação dos cargos que ela a oferece. Demonstrando como o Gestor de Pessoas pode programar para o recrutamento destes colaboradores, oferecendo as vagas no Mercado de Recursos Humanos, fazendo a descrição de cargo, recrutado, selecionando-os e contratando-os, treinando-os e avaliando-os.

2 DESENVOLVIMENTO

Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa a cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais. O objetivo da Gestão de Pessoas é poder criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidades, motivação e satisfação para realizar os objetivos da organização. Criar manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas, e alcance dos objetivos individuais. Alcançar eficiência e eficácia através das pessoas. Cujo foco é o cliente.

A empresa Mendes Farma Ltda – EPP, com nome fantasia MENDES FARMA, é uma rede de drogarias com sua matriz situada à Praça Londrina, nº. 136 no centro da cidade de Rio Pardo de Minas – MG, CNPJ: 12.475.867/0001-85 e IE: 556.738.6387458, Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos, possuindo 09 funcionários sendo 01 farmacêutico, 02 caixas, 01 auxiliar de serviços gerais, 01 Office boy e 06 atendentes, e mais 15 funcionários distribuídos nas suas 03 filiais nas cidades circunvizinhas. Uma empresa bem conceituada com um pouco mais de 15 anos no mercado de trabalho, fundada por seu proprietário Jefter Arley Mendes, empresário individual, bacharel em administração, Presidente e Gestor de Pessoas desta organização.

Segundo Joel Dutra (2006, p. 17), Gestão de Pessoas é: “Um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá‐las ao longo do tempo”.

Gestor de Pessoas não é só aquele profissional que constitui o setor de Recursos Humanos da empresa, mas todo gestor que faz parte da organização e que é responsável por uma área de trabalho. Assim, o gerente financeiro, o gerente comercial, o gerente de produção, o gerente de TI (Tecnologia da Informação) e tantos outros gerentes, são, em primeiro lugar, gestores de pessoas, que devem cuidar de sua equipe e primar pelo desenvolvimento das pessoas que a compõem, bem como colaborar para a construção de um espaço de trabalho em que predominem o bem-estar e a qualidade de vida.

E para se tornar realidade um grande projeto de se estabelecer mais 05 filiais e uma distribuidora de medicamentos, perfumarias e acessórios, é necessário contratar várias pessoas para compor o quadro de profissionais, sendo assim a empresa procuram-se novas pessoas no Mercado de Recursos Humanos (MRH), e também observando entre os próprios funcionários para fazer uma promoção, ofertando as seguintes vagas: 15 Auxiliares de Produção, 02 Analistas Financeiros, 01 Gerente Comercial e 05 Auxiliares de Serviços Gerais.

Mercado de Recursos Humanos (MRH) refere-se ao conjunto de candidatos a emprego, isto é, ao contingente de pessoas que estão dispostas a trabalhar, ou ainda, que estão trabalhando, mas que buscam novas oportunidades de emprego. Ele é constituído por pessoas que oferecem seus conhecimentos e habilidades e, como tal, são dotadas de características particulares, expectativas e limites. É dinâmico e apresenta intensa mobilidade, ainda mais por se tratar de pessoas, as quais exigem cuidados (CHIAVENATO, 1999; 2010).

Podemos verificar que o Mercado de Trabalho e o Mercado de RH são interdependentes entre si e ambos influenciam fortemente as organizações e as práticas de Gestão de Pessoas, bem como o comportamento dos candidatos que buscam oportunidades de trabalho.

2.1 DESCRIÇÃO DO CARGO.

Cargo é o nome atribuído à posição que uma determinada pessoa ocupa em uma instituição ou organização.

Cargo é uma composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa – o ocupante do cargo- que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posição formal do organograma da empresa (CHIAVENATO, 1999, p. 160).

A Rede Mendes Farma oferece primeiramente a vaga de Gerente Comercial para ocupar o cargo na Mendes Farma Distribuidora, que se fará a descrição de cargos que é um processo que consiste em descrever e enumerar as atribuições e tarefas que compõe tal cargo.

DESCRIÇÃO DE CARGOS

CARGO: Gerente Comercial SETOR: geral

CARGO DO SUPERIOR IMEDIATO: Presidente

RESPONSABILIDADES DO CARGO:

Elaboram técnicas e planos estratégicos das áreas de comercialização para um bom relacionamento com o cliente, marketing e vendas, comunicação, importação, exportação e serviços em geral da empresa; programam atividades e coordenam sua execução; assessoram a diretoria e setores da empresa, e organização dos recursos humanos.

ATRIBUIÇÕES DO CARGO:

O QUE FAZ? COMO FAZ? PARA QUE FAZ?

Gerenciar a equipe de vendas e telemarketing e vendedores externos. Através de pessoas e pós-vendas eletrônico e questionário Obter satisfação dos clientes, metas e crescimento da empresa.

Gerir o pós-vendas Através de computadores e do software gerencial. Para corrigir os pontos negativos e dar incentivos aos positivos.

Organizar os recursos humanos. Através de treinamentos, palestras e incentivos e metas. Para obter satisfação, e bom relacionamento interpessoal.

Gerenciar a equipe de estoque, recebimento e entrega de produtos. Através de pessoas e software gerencial. Para evitar prejuízos e insatisfação da empresa e dos clientes.

Acompanhar os relatórios financeiros. Através de computadores e do software gerencial. Para aplicar soluções, e avaliar os resultados e lucros.

Administrar a causa Responsabilidade Social e Ambiental. Através de projetos, palestras e incentivos. Para ajudar a empresa a ser sustentável e o meio ambiente, e as gerações futuras, e ajudar sociedade.

REQUISITOS PARA O CARGO:

Competências Técnicas (conhecimentos) Descrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com