TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A comunicação interna de uma empresa de médio porte Viação Novo Horizonte LTDA. O objetivo é entender como é a comunicação interna, saber o que pensam os funcionários de uma empresa especifica em relação a esta comunicação e analisar de que forma esta pode ser eficaz para alcançar seus obejtivos e beneficiar a empresa e o empresário.

ETAPA 3 - Aula-tema: Mantendo Pessoas

Passo 1

Ler o texto Programa de Incentivo. Disponível em:

<https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OWNhY2E3YzAtOWM5NC00YTA3LTgyNjgtZGY0Y2JhZTcwM2Mw&hl=en>. Acesso em: 29 set. 2012. Focalizar sua leitura nos pontos principais que contribuam com a tarefa.

Passo 2

Reunir-se com sua equipe, para iniciar o planejamento do plano de ação que a equipe irá apresentar à empresa, para isso é importante a leitura do texto Modelo de Plano de Projeto orientado pelo Escopo. Disponível em:

<https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OWMyNmYzZDAtMTBlNC00Nzk0LWExYzctOWM1ZTI2MmViYWZi&hl=en>. Acesso em: 29 set. 2012

Passo 3

Ler o artigo Modelo de gestão integrando planejamento estratégico, sistemas de avaliação de desempenho e gerenciamento de processos (MEIO - Modelo de Estratégia, Indicadores e Operações), para entender melhor o que é Planejamento Estratégico. Disponível em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8NDRmZmNlZDAtZDc4NS00OGQ2LThlNmUtMTc3OTczMzg2OWQz&hl=en>. Acesso em: 29 set. 2012.

Passo 4

Elaborar o início do Plano de Ação, contendo informações dos textos lidos e a análise da situação da empresa, do dia-a-dia com os colaboradores.

ETAPA 4 - Aula-tema: O futuro da gestão de pessoas

Passo 1

Fazer um breve estudo, junto com sua equipe, para complementar o que foi visto em sala sobre o assunto Relações com Empregados, lendo o artigo Relação entre empregado e empregador. Disponível em:

<https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MmIxZGRhNzEtMDBiNi00NzliLWJkZGYtMzlkZGY1MTVmMDY2&hl=en>. Acesso em: 28 abr. 2013.

Passo 2

Ler o artigo Higiene e Segurança do Trabalho. Disponível em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MTYzMmJmYmQtNmI3MC00YzIxLTk0YTktNDhkNmNhMWY4NjE3&hl=en> Acesso em: 28 abr. 2013. Focalizar a leitura pensando nas estratégias de melhorias que a equipe recomendará para a empresa no Plano de Ação.

Passo 3

Juntar todo o material que o grupo levantou a respeito da empresa e concluir a elaboração do plano de ação, que deve conter no mínimo quatro estratégias que o Gestor pode utilizar para auxiliar em seu dia-a-dia com seus colaboradores, com referencial teórico que justifique as sugestões. Esse plano de ação deverá ser entregue ao seu professor com no mínimo 8 páginas e no máximo 15 páginas (incluindo capa), seguindo a padronização que consta neste Desafio.

Desenvolvimento

A comunicação interna tem papel fundamental na relação entre empresa e empregado, não se limitando apenas em divulgação de informações. Se usada de forma estratégica pode trazer inumeros beneficios a empresa.

Em outras épocas a comunicação empresarial era totalmente voltada para o externo, se nota que os colaboradores eram os ultimos a saberem dos acontecimentos na empresa.

A mesma precisa acompanhar para sobreviver em um mercado tão exigente, sendo que as que não entram neste mercado de comunicação e participação perde em vários setores, por exemplo: confiança, qualidade, produtividade, clientes, negócios e muito mais.

Projeto do plano de ação. (Escopo)

Comunicação Interna.

A empresa escolhida chama-se Viação Novo Horizonte LTDA com sua matriz em Vitória da Conquintas – BA, possuindo 29 filiais sendo umas delas em Campinas – SP.

Porque vale a pena investir na comunicação da empresa?

Uma empresa que almeja resultados e se preocupa com o futuro, precisa levar em consideração a construção de uma comunicação interna eficaz, podemos destacar alguns passos:

• Motivar os funcionários, mantendo-os sempre informados sobre as mudanças dentro da empresa.

• Direcionar as ações, estimular o cumprimento para atingir metas.

• Estimular o desenvolvimento pessoal e a interação com outras áreas.

• Preocupação com a forma de transmissão das mensagens, isto é, deve ser clara, objetiva e transparente.

• Atuar sempre em parceria com a gestão da organização, bem como estimular os funcionários a entende-lo e mostrar o que podem alcançar com o seu trabalho.

• Despertar o sentimento de vitória, reconhecendo a qualidade dos colaboradores.

• Informar o cenário economico e tecnologico em que a empresa está inserida.

• Passar uma imagem de que todos são capazes de superar as dificuldades e reverter situações problemas.

Objetivos do projeto

• Contribuir para o desenvolvimento e qualificação dos profissionais.

• Fazer levantamento das ferramentas empregadas na execução dos trabalhos.

• Monitorar o comportamento do mercado em relação a captação de novos mercados.

• Fazer com que os colaboradores alcassem a eficácia através da comunicação.

Resultados esperados

• Crescimento interno da empresa refletindo no mercado externo.

• Melhorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com