TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  13/7/2015  •  Resenha  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

Modulo 1

Gerenciar o capital humano de uma empresa é uma tarefa muito importante dentro da organização. Logo a área de Gestão de Pessoas, conhecida também por Administração de Recursos Humanos, Gestão de RH ou Administração de RH, tem tido uma atenção especial.

A Gestão de Pessoas visa a importância do ser humano nas organizações.

Os indivíduos não são vistos mais como “recursos”, passam a ser vistos como colaboradores e peças fundamentais para o alcance dos objetivos da organização. A Gestão de Pessoas visa a valorização do profissional e do ser humano, integrando os objetivos pessoais do trabalhador e os objetivos da organização. Visa também atrair, manter e desenvolver talentos.

A Gestão de Pessoas é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização que é o capital humano.

A Área de Recursos humanos cuida do suprimento, da manutenção e do desenvolvimento de todo os recursos humanos da empresa. Lida também com recrutamento, seleção, socialização, treinamento e desenvolvimento, assim como avaliação de desemprenho e plano de cargos e salários. Está preocupada em fazer com que o relacionamento entre empresas e pessoas seja excelente. Isso significa fazer com que a empresa crie um contexto no qual as pessoas se sintam bem, ao mesmo tempo fazendo com que elas agreguem valor ao trabalho que executam na empresa e permite que a empresa alcance os resultados pretendidos pela sua administração.

A administração de recursos humanos representa todo o esforço para atrair profissionais do mercado de trabalho, prepará-los, adaptá-los, desenvolvê-los e incorporá-los de forma permanente ao esforço produtivo e utilizar adequadamente o profissional que uma organização necessita.

Uma das função da Administração de Recursos Humanos é o recrutamento e seleção de pessoal. Que é providenciar um grande número de candidatos e fornecer informações sobre a função. No processo de seleção deve-se diminuir o numero de candidatos, fornecendo informações para decisão do interessado. É analisado o perfil do candidato por meio de entrevistas, provas, dinâmicas e outros procedimentos para melhor desempenho das atividades desenvolvidas na empresa. Porém o papel do RH não se restringe somente a essas funções. É também responsável pela socialização das pessoas na organização, pela compensação, relacionado diretamente com o desemprenho do empregado e o monitoramento.

Em uma organização é preciso de capital, máquinas, instalações, equipamentos, para que se possa tocar um negócio, porém na verdade para tocar uma empresa é preciso contar com pessoas talentosas, pessoas que possam contribuir e que façam diferença. Assim, não basta ter apenas pessoas, é preciso que elas possuam talentos. Talentos são pessoas dotadas de competências.

A administração por competência é uma método baseado nas competências profissionais dos candidatos ou colaboradores.

Competência é invisível e intangível. É a capacidade do individuo de colocar em ação os conhecimentos, habilidades e capacidade. Essas coisas não podem ser compradas e sim transformadas, construídas ao longo do tempo, com investimentos pessoais em educação.

O estilo de gestão está passando por fortes mudanças. Os tradicionais gerentes estão de transformando em líderes.

Porém liderar pessoas não é uma tarefa simples, o exercício da liderança requer do líder autocontrole e senso de justiça.

Para cada situação há um tipo de liderança, que pode ser: autocrata, vendedor, democrático ou participativo.

Liderar é formar pessoas, torna-las aptas para a realização dos objetivos. Ele inspira e ajuda as pessoas.

Os líderes  são aceitos pela equipe. São agentes de mudança e transformação. Tem capacidade de motivar, inspira confiança, oferece apoio, incentiva as pessoas a cumprirem o objetivo da organização de forma entusiástica. Eles reinventam e revigoram.

O líder precisa analisar as situações com uma visão humanizada, precisa respeitar as limitações de seus liderados e ter o desejo de contribuir com o crescimento dos mesmos.

Existem alguns tipos de líderes, são eles: coercivos, dirigentes, afetivos, democráticos ou treinadores.

Alguns líderes confundem seus papéis e ao invés de formarem pessoas querem dar ordens. Esse tipo de pessoa não pode ser chamada de líder e sim de chefe. O chefe não se empenha em ajudar seus liderados, esta preocupado em dar ordens e deixar claro quem manda. Os chefes não ajudam os liderados com medo que eles cresçam mais do que ele e que possam tomar sua posição. O chefe não compartilha suas descobertas e conhecimentos, é egoísta, procurando somente o seu reconhecimento e não o de sua equipe. O chefe enxerga o hoje, o líder o amanha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com