TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  19/9/2015  •  Artigo  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

1 – Contextualizando a gestão de pessoas

        A gestão de pessoas hoje vem focada com o pensamento de buscar o máximo de seus colaboradores quando se diz a respeito ao seu desenvolvimento intelectual e pessoal, graças a evolução as empresas que vem buscando soluções para estar participando do crescimento, que consiste nas organizações os seis processos de gestão de pessoas, sendo: processo de agregar pessoas, de ampliar pessoas, recompensar pessoas, desenvolver pessoas, manter pessoas e por fim monitorar pessoas. Com o pensamento nesses processos, as organizações interagem com os colaboradores, assim desenvolvem junto um potencial pessoal e profissional, bem como sendo consciente de que gerir pessoas é encarar individualmente cada colaborador, fornecer-lhe as ferramentas necessárias para sua evolução no mercado de trabalho.

         No decorrer da história ocorreram mudanças de suma importância no cenário organizacional, trazendo transformações no mundo, que também concretizou em novas idéias com objetivo de gerir as pessoas dentro das empresas. Com o intuito de entender essas transformações, foram encontradas novas soluções para administrar pessoas, transformando os resultados em característica de gestão, com base na qualidade do capital intelectual conseguida na própria organização, e como esses fatores influenciaram para a competitividade, tanto no ambiente interno, nas organizações, como no externo, o mercado global, o estudo será explicado através do método analítico explicando-se as etapas dessa transição no decorrer dos anos. Com objetivo mostrar a influência da valorização do conhecimento humano na gestão de pessoas e no ambiente organizacional, abordando primeiramente as transformações essenciais, no mundo e nas empresas, bem como, as modificações vistas nas funções de RH, os desafios trazidos na era atual (era da informação), as novas responsabilidades da Gestão de Pessoas e o uso imprescindível do talento e conhecimento humano (capital intelectual) nesta era.

2 - Mudanças no cenário mundial

        Na Revolução Industrial é possível observar o aparecimento do conceito trabalho, e no decorrer dos anos as novas formas que esse conceito vem assumindo. Ocorreram mudanças a partir do século XX, de fato, significativas para o comportamento e para a administração das organizações. Houve três eras distintas organizacionais: Era da industrialização Classifica, Era da industrialização Neoclássica e Era da informação.  

2.1 - Era industrial clássica

        Foi o período após a revolução industrial até meado de 1950, a sua maior característica foi o crescimento da industrialização e sua globalização que ocasionou no surgimento dos países desenvolvidos e industrializados. Neste período passou a utilizar a estrutura organizacional burocrática, caracterizada pelo formato piramidal e centralizador, pela departamentalização e centralização das decisões no topo da pirâmide. Neste departamento, as pessoas são consideradas apenas recursos de produção, e tratadas como recurso organizacional e inclusas nos fatores tradicionais de produção: terra, trabalho e capital

2.2 Era industrial Neoclássica

        A era da industrialização Neoclássica se estendeu da década de 1950 a 1990, depois da segunda guerra mundial, as mudanças começaram acontecer no mundo bem rapidamente, o mercado se tornou globalizado, assim as negociações passaram a não se restringir apenas no local, e sim em amplitude regional e até internacional, aumentando a competitividade da empresa. O método antigo centralizado e piramidal tornara-se lento e rígido demais

  1. - Era da informação

  1. -O papel das pessoas nas Organizações

        Considerando a crescente evolução da modernidade para se manter competitiva no mercado, as empresas bem sucedidas estão investindo cada vez mais em pessoas. Neste processo deixa-se de existir o paradigma formula por Fayol e Taylor da produção em massa para existir a produção do capital intelectual. Ao invés de investir apenas em produtos e serviços as organizações estão investindo em pessoas que entendem destes processos, sabem como criá-los e utilizá-los. Ao Invés de focar apenas no cliente final, estão investindo nos seus colaboradores que atendem estes clientes. A tática deste processo é garantir que o bom e pleno desenvolvimento da organização flua estrategicamente, assegurando o cumprimento da missão organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com