TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação dos Resultados

O planejamento estratégico requer uma intensa avalição dos resultados obtidos para que a ação corretiva possa ser tomada imediatamente.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de avaliação criada e aprimorada por Kaplan e Norton com quatro perspectivas:

1 - Perspectiva Financeira: Indicador que informa se a implementação e a execução estão contribuindo para a melhoria financeira.

2 – Perspectiva do Cliente: Indicador sobre mercado e segmento no qual a empresa está competindo. Satisfação, fidelização, capitalização são traduzidos em critérios de qualidade.

3 – Perspectiva dos processos internos: Mensura o desempenho de processos que devem alcançar excelência para melhores resultados com o financeiro e clientes.

4 – Perspectiva do aprendizado e do crescimento: Alcance dos objetivos nas três perspectivas anteriores, financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas.

O Balanced Scorecard (BSC) foi inicialmente criado como um sistema de avaliação do desempenho organizacional. Seus autores – Kaplan e Norton – verificam que os sistemas de avaliação então adotados consideravam apenas indicadores financeiros. Estes, por si só, não refletem perfeitamente a eficácia da empresa, uma vez que medem apenas os resultados dos investimentos e das atividades em termos monetários nem refletem os chamados impulsionadores de rentabilidade de longo prazo. CHIAVENATO (2011 p. 161 e 162)

Características do Planejamento Estratégico

Todo bom planejamento deve ter as seguintes características:

1 – Projetado no longo prazo: Normalmente são projetados para dois anos ou mais para atingir os objetivos de longo prazo.

2 – Relação entre a empresa e seu ambiente de tarefa: envolve subjetividade do planejamento, pois é sujeito a incertezas e imprevistos ambientais, é baseado em decisões e julgamentos, não em dados e referencias.

3 – Envolver toda a empresa: abrange todos os recursos da empresa. Ao invés de somar o Plano Tático ao Operacional os dois devem se integrar para contribuir no sucesso do planejamento estratégico.

As características do planejamento estratégico faz com que a empresa se mobilize para atingir o sucesso e constituir um futuro, através do comportamento proativo levando em conta seu ambiente atual e futuro.

O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível institucional. É um processo contínuo de tomada de decisão estratégica e não mais um plano feito e refeito a cada ano que passa. (CHIAVENATO, 2011, p. 142).

Etapas do Planejamento Estratégico

É necessário que todas as empresas tenham o famoso “Plano B”, para evitar que problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com