TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.741 Palavras (27 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 27

Etapa 1 Passo 2 – Pontos principais da Gestão de Pessoas.

A importância da gestão de pessoa dentro das organizações são diversas, tanto é que o seu trabalho tem reflexo direto nos colaboradores. Uma dos pontos que é notado no trabalho da gestão de pessoas é que ela está estreitando cada vez mais a relação dos funcionários com a empresa, fazendo ambos criarem uma parceria do qual o intuito é o crescimento.

Recrutar, selecionar e treinar pessoas adequadas aos cargos dos quais elas irão ocupar, passar conhecimentos necessários aos colaboradores para que eles possam exercer as suas funções com excelência, gerando satisfação e lucro para a organização, e quem sabe ter um talento diferenciado do qual ele será trabalhado para que possa assumir um cargo de chefia na empresa.

Abaixo segue os pontos principais da gestão de pessoas dentro de uma organização se eu seus benefícios:

Proporcionar aos colaboradores a motivação: manter a motivação por meio de reconhecimento do seu trabalho, e oferecer um plano de carreira dentro da empresa


Desenvolver um programa de treinamento e desenvolvimento profissional: capacitar os colaboradores para uma parceria focada em resultados, com o intuito do auto desenvolvimento e com a missão da empresa.


Assegurar a empresa uma vantagem competitiva: fazer com que os colaboradores da empresa, se tornem agentes de mudanças e transformações para que eles possam se adequar ao mercado.


Manter a qualidade de vida e motivação dos colaboradores: proporcionar uma estrutura, e um ambiente de trabalho que atenda as necessidades das pessoas, como a confiança nos funcionários, estilos gerenciais, segurança, liberdade de atuação e para tomar decisões, solidez, horas adequadas de trabalho.

Gerenciamento das mudanças: as mudanças constantes e variações do mercado, em que exigem  flexibilidades e a disposição da organização para se adaptar de forma rápida as novas tecnologias, políticas e tendências, a importância é para atender e muitas vezes superar as expectativas da globalização das pessoas que estão envolvidas na empresa (colaboradores e clientes)

Frases e imagens motivacionais:

[pic 1]

[pic 2]


[pic 3]

Etapa 1 Passo 3 – Planejamento Estratégico

Estratégia de RH que será implantada na empresa Gráfica Impress, com o objetivo de melhorar a qualidade de trabalho, tendo profissionais realmente capacitados para exercer as funções com excelência, dos quais serão designados. É importante que o colaborador saiba da importância dentro da organização ao todo, e não apenas no setor a onde ele irá atuar.

a) Entrevistas com líderes da empresa, para familiarização da situação atual e expectativas: Objetivo dessa entrevista é que o colaborador tenha a visão de como é que a empresa trabalha e quais as expectativas que seus lideres esperam deles dentro da organização.

b) Exame do material da empresa: Onde vai ser decidido o perfil dos profissionais, quais os procedimentos existentes, políticas e práticas da função exercidas dentro da organização.

d) Reunião com Direção para apresentar situação atual, visão de futuro e tomada de decisões sobre as ações estratégicas de RH: Apontar as falhas da gestão e apresentar aos diretores o que deve ser feito na empresa para que ela busque a melhoria na qualidade do seu serviço, não apenas com relação os seus clientes, mas também junto aos colaboradores.

e) Relatório do “Plano Estratégico de RH”, composto por:

• Estrutura e perfil da empresa e da área de RH.

• Políticas e diretrizes da área.

• Recrutamento e Seleção.

• Treinamento e Desenvolvimento.

• Salários e Benefícios.

• Administração de Pessoal.

• Relações Trabalhistas e Sindicais.

• Plano de Carreira.

• Avaliação de Desempenho.

• Visão de futuro e objetivos de curto e longo prazo.

• Prioridades, ações e cronograma.

 

Na analise Swot feita, mostra que a empresa tem uma estrutura muito boa para desempenhar um bom trabalho, porém a falta de atenção que a organização tem com os seus funcionários, acaba refletindo no dia a dia da empresa junto aos clientes.

É necessário que a empresa tenha missão, visão e valores, cujo objetivo é melhorar o seu trabalho no mercado e atrair talentos para que eles possam atuar nela.

Missão: Querer ser uma das empresas mais conceituadas no seu seguimento, proporcionando bom serviço para os seus clientes e trabalhar muito a questão do pós venda, pois reflete diretamente nos seus colabores, causando insatisfação de todas as pessoas envolvidas em torno da organização.

Visão: Respeito com a imagem que a organização tem de si mesma, o tipo de relacionamento que ela quer manter com seus clientes dentro do mercado, e também perante aos seus colaboradores. E quais são os seus objetivos para o seu futuro.

Valores: Valorizar os profissionais que atuam nela. Proporcionar planos de carreiras, premiações, benefícios que influenciam os seus colaboradores a desempenhar um bom trabalho e buscar o seu crescimento dentro da empresa. Ao fazer isso, a empresa vai retém talentos, tendo na sua equipe de trabalhos, os melhores profissionais.

Foi feito toda uma analise da empresa, vimos a sua situação atual e o que levou ela a chegar a uma situação desconfortável com clientes e colaboradores. Ao fazer toda uma analise da situação da empresa, foi elaborado um projeto estratégico de RH apontando as suas falhas de gestão e fazer ela sair da situação desconfortável que ela se encontra.  


Etapa 1 Passo – 4 Recrutamento e seleção

Para que possa ser feito um processo de recrutamento e seleção é preciso que o setor envolvido no processo (Departamento de Recursos Humanos) tenha conhecimentos da empresa do qual ela vai agregar talentos, ver a regiã onde a empresa está situada tem um bom mercado de RH (candidatos preparados). É necessário que essa analise seja feito com cuidado, pois recrutar e selecionar futuros profissionais para atender aos requisitos da vaga não é uma tarefa fácil para o RH. Pois esse processo envolve custos (tempo e dinheiro).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (482.9 Kb)   docx (556.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com