TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual a sua concepção sobre os desafios da gestão de pessoas e qual deve ser o seu papel e atuação nas organizações da atualidade? Se possível, cite alguns exemplos de seu cotidiano profissional que possam justificar sua resposta

Dentre os diversos desafios da gestão de pessoas dentro de uma organização, podemos citar dois grandes desafios:

A) Comunicação. Saber se comunicar internamente é fundamental, primeiro para que os objetivos sejam compreendidos por todos e segundo para evitar distorções sobre o pensamento coletivo, gerando informações distorcidas e desgastes desnecessários. É preciso compreender que os funcionários devem ter ciência e clareza de quais são os objetivos da companhia para a partir daí colaborar de forma construtiva para o crescimento da empresa.

B) Identificar, desenvolver e reter talentos. Diante a escassez de trabalhadores qualificados, reter talentos passa a ser também um fator crítico. Cada profissional, através da sua inteligência, criatividade e habilidade, passam a fazer a diferença no processo competitivo, as empresas na gestão moderna precism ter seus colaboradores como parceiros da organização e não apenas como recurso.

O papel da gestão de pessoas atualmente é cuidar não apenas do desenvolvimento da organização, mas também do desenvolvimento das pessoas que são a base das organizações.

Se a gestão de pessoas tiver comprometimento com sua missão real, e tiver respaldo da organização para agir ela poderá atuar em toda estrutura hierárquica da empresa, do nível de produção ao nível de liderança, de forma a gerenciar o talento, o conhecimento e principalmente o capital humano.

2. Tipo de gestão de pessoas na qual os empregados agregam valor à organização e se constituem num importante diferencial competitivo. A Gestão Estratégica de Pessoas enfatiza a importância de alinhar a gestão de pessoas à estratégia dos negócios defendendo que cultura, liderança, motivação, mobilização, mudança e adaptabilibdade são fatores críticos para a obtenção de resultados. A Gestão Estratégica de Pessoas é extremamente necessária no atual cenário, de alta competitividade pois tem como foco levar a organização a atingir suas metas, alcançar sua missão, alinhar as expectativas dos colaboradores e da empresa, prover ferramentas para maximizar o desempenho organizacional e individual, recrutar, desenvolver e reter talentos, garantir o comprometimento e a motivação dos indivíduos, garantir a qualidade de vida no trabalho, gerir as mudanças e outras funções que estejam alinhadas aos objetivos estratégicos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com