TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

Questões de Gestão de Pessoas

1 – O que representa a provisão de pessoas na Gestão de Pessoas?

A provisão de pessoas representa na Gestão de Pessoas a porta de entrada das pessoas no mercado organizacional. É a provisão de pessoas que se encarrega de abastecer a organização de talentos humanos necessários para o seu bom funcionamento, e o faz por meio do recrutamento e seleção de pessoas.

2 – Fale da Gestão de Pessoas, quanto a sua atuação no ambiente organizacional.

Em relação a gestão de pessoas e ao ambiente organizacional, vemos que elas assim como as vários aspectos que compõe o ambiente; os recursos humanos ingressam e saem do sistema, gerando assim uma dinâmica particular e um processo contínuo.

3 – Conceitue o mercado de trabalho.

O mercado de trabalho é constituído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações, em determinado lugar e em determinada época. É basicamente definido pelas organizações e suas oportunidades de emprego.

4 – Conceitue o significado de: Emprego, Desemprego e Subemprego.

Emprego significa a utilização do trabalho humano. É a situação da pessoa que trabalha para uma organização ou para outra pessoa em troca de remuneração.

Desemprego significa a parcela da força de trabalho que se encontra sem emprego.

Subemprego significa emprego com remuneração muito baixa e sem as garantias trabalhistas.

5 – Fale sobre o comportamento do mercado de trabalho quando a oferta é maior do que a procura, quanto às conseqüências tanto para a empresa quanto para o trabalhador.

Quando a oferta é maior que a procura, há um grande investimento por parte dasempresas em recrutamento, pois a mão de obra é escassa, há também critérios de seleção mais flexíveis, fortes investimentos em treinamentos, salários mais estimulantes, ênfase no recrutamento interno, altos investimentos sociais; por outro lado os candidatos se sentem donos da situação e passam a escolher cargos, e escolhem também as organizações que querem trabalhar.

6 – Fale sobre o comportamento do mercado de trabalho quando a oferta é menor do que a procura e suas conseqüências.

Quando a oferta de trabalho é menor que a procura, as empresas investem baixíssimo em recrutamento, os critérios de seleção são mais rígidos, há baixos investimentos em treinamentos, as ofertas salariais são baixas, há ênfase em recrutamento externo, baixíssimos investimentos em benefícios sociais, e por outro lado os passam não criar atritos com as organizações, pois se sentem ameaçados com os outros candidatos, procuram se fixar nas organizações, e passam a concorrer entre si.

7 – Conceitue o mercado de Recursos Humanos.

Recursos humanos é o conjunto de pessoas aptas ao trabalho, em determinado lugar e em determinada época. É basicamente definido pela parcela da população que tem condições de trabalhar ou está trabalhando, ou seja, pelo conjunto de pessoas empregadas ou desempregadas e aptas ao trabalho.

8 – Conceitue a rotatividade de pessoal na Gestão de Pessoas.

Rotatividade é o termo usado para definir a flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente; em outras palavras, o intercambio de pessoas entre a organização e o ambiente é definido pelo volume de pessoas que ingressam e que saem da organização.

9 – Arotatividade é causa ou efeito?

A rotatividade não é causa, mas o efeito, a conseqüência de certos fenômenos localizados interna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com