TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas Aplicada ao Gerenciamento de Projetos

Por:   •  2/2/2021  •  Monografia  •  13.565 Palavras (55 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 55

[pic 1]

PÓS-GRADUAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GIOVANNA MÓES PONTES PINHEIRO

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS APLICADA AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

RIO DE JANEIRO – RJ

2014

[pic 2]

PÓS-GRADUAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GIOVANNA MÓES PONTES PINHEIRO

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS APLICADA AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Monografia apresentada como exigência do Curso de Pós-Graduação, MBA em Gerenciamento de Projetos pela UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS.

RIO DE JANEIRO – RJ

2014

PINHEIRO, Giovanna[pic 3]

A importância da gestão de pessoas aplicada ao gerenciamento de projetos / Giovanna Pinheiro. – Rio de Janeiro, RJ, 2014.

Monografia (MBA em Gerenciamento de Projetos) – UCP

1. Gerenciamento de Projetos. 2 Gestão de Pessoas.

3. PMBoK. 4. Recursos Humanos.


FOLHA DE APROVAÇÃO

Aprovada em _______/________ / de 2014

BANCA EXAMINADORA

Profº ...................................................................

Profº...................................................................

Profª...................................................................

            Dedico este trabalho ao meu marido que sempre me incentivou na realização deste curso e nunca me deixou desistir de finalizar esta Monografia, mesmo nos momentos mais difíceis, quando eu estava mais desmotivada.

         Agradeço a Deus, a minha família e aos amigos que me ajudaram na realização deste trabalho.

RESUMO

Apesar da maior parte daqueles que trabalham com gerenciamento de projeto acreditar que o mais difícil num projeto é controlar o custo/prazo/escopo, frente a toda complexidade do ser humano, sem dúvida o maior desafio em gerenciar um projeto é gerenciar as pessoas neste envolvidas. Isto fica ainda mais difícil quando o livro guia para este assunto, o PMBoK, aborda esta temática de forma fria e burocratizada tendo uma visão mais voltada para as questões de mobilização e hierarquia do que das questões relacionadas a natureza humana dos indivíduos do projeto e suas consequências. Frente a esta e outras deficiências, o gerente de projeto deverá ter um enfoque diferenciado na gestão de seus trabalhos, de modo a entender a dinâmica do comportamento humano e como ela influencia os relacionamentos, percepções e produtividade. Isso exigirá dos gerentes um maior conhecimento de ferramentas de gestão de pessoas e uma forte habilidade interpessoal para criar um ambiente no qual as pessoas se sintam valorizadas e motivadas para contribuir com o seu máximo potencial, onde os problemas são considerados desafios e os erros são considerados experiências aprendidas. Os gerentes de projeto devem ainda enfatizar os fatores humanos na gestão de projetos e criar um ambiente que proporcione liderança efetiva e facilite uma comunicação aberta e eficaz; um ambiente no qual todos os envolvidos se sintam comprometidos a produzir seu melhor e possam alcançar os objetivos do projeto.

Palavras-chave: Gerenciamento de Projetos, Gestão de Pessoas, PMBoK, Recursos Humanos.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        9

CAPITULO I - O PAPEL DO RH TRADICIONALMENTE NO GERENCIAMENTO DE PROJETO        13

CAPITULO II - O PAPEL DO GERENTE DE PROJETO        19

CAPITULO III - COMUNICAÇÃO        35

CAPITULO IV - MOTIVAÇÃO        39

CAPITULO V - GERENCIAMENTO DE CONFLITOS        44

CAPITULO VI - GESTÃO DE ESTRESSE        53

CAPITULO VII - NEGOCIAÇÃO        56

CAPITULO VIII - LIDERANÇA        58

CAPITULO IX - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL        64

CONCLUSÃO        69

REFERÊNCIA        71

INTRODUÇÃO

Em todo novo projeto que se inicia existe sempre a mesma preocupação com aquilo que o PMBoK quarta edição (2004) chama de triângulo do projeto, uma relação fortemente restritiva entre três áreas do conhecimento consideradas pela maioria das pessoas como as mais importantes, custo, prazo e escopo. Hoje na quinta edição do PMBoK (2013)  a tríplice restrição foi eliminada, passando a existir mais restrições do projeto que são escopo, qualidade, cronograma, orçamento, recursos e riscos.

Entretanto, a preocupação com a tríplice restrição ainda existe porque a maior parte dos projetos sempre falha em algum parâmetro de escopo, prazo ou custo. Atualmente, para se implementar qualquer coisa existe uma infinidade de barreiras e dificuldades. Existe uma integração tecnológica muito complexa, uma diversidade cultural muito grande entre as pessoas de um mesmo time, existe o conflito de gerações, as dificuldades de um bom planejamento financeiro, as burocracias, existindo ainda uma lista de razões que criam dificuldades e levam um projeto a falhar.

Porém, a maioria das empresas procura resolver esses problemas instalando um software mais complexo, ou solicitando mais orçamento, ou renegociando datas com fornecedores, ou revendo o caminho crítico, todas práticas válidas e já consagradas, mas fazendo a mesma coisa que todos e com isso obtendo os mesmos resultados, muitas vezes fracassados.

A maioria das lideranças envolvidas com gerenciamento de projeto ainda não percebeu aquilo que deveria ser básico, a importância do recurso humano para o projeto. E entenda-se por recurso humano neste caso as pessoas que trabalham no projeto, que são responsáveis pelo seu sucesso ou o seu fracasso, que através de suas habilidades controlam todas as áreas de conhecimento de um projeto, e principalmente, mantem a relação do custo, prazo, escopo do triângulo do projeto dentro de parâmetros aceitáveis para manter a qualidade do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (93.4 Kb)   pdf (496.7 Kb)   docx (129.9 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com