TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA PARA DISCIPLINA DE QUESTÕES DE CULTURA ORGANIZACIONAL APLICADA A PROJETO

Por:   •  26/8/2019  •  Resenha  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA PARA DISCIPLINA DE QUESTÕES DE CULTURA ORGANIZACIONAL APLICADA A PROJETO

Título da Resenha: Análise dos conceitos de clima e cultura organizacional

Aluno: Thais Pinto Freitas

Turma: GPR 21

Obra analisada: “Um estudo sobre clima e cultura organizacional na concepção de diferentes autores.”

Autor da obra: Súsi M. Barcelos e Lima, Adriana Gaffrée Burns Albano

Palavras-chave

1. clima

2. organização

3. cultura

Resumo do conteúdo: 

  

  O artigo em questão aborda os conceitos de diferentes autores de clima e cultura organizacional, com a finalidade de enfatizar a relevância do comportamento dos indivíduos dentro das organizações, englobando o modo como agem e interagem, os preceitos, valores e crenças e como esse conjunto de fatores acabam colaborando para o estabelecimento de uma cultura e clima organizacional.

  O texto também apresenta as diferenças entre cultura e clima e como a cultura nacional brasileira é um fator de grande influência em cada organização. Descreve a necessidade de se compreender as peculiaridades da cultura e do clima em equipes interdisciplinares, mostrando que uma equipe com profissionais diferentes pode trazer subculturas, gerando clima de instabilidade dentro da organização e como uma pesquisa pertinente de clima e cultura organizacional é importante, mostrando a importância dos objetivos da pesquisa para a gerencia e colaboradores, visando os resultados, para elaborar, promover e conduzir adequadamente um plano mudanças eficaz em um organização.            

Avaliação Crítica: (200 a 350 palavras)

 

Ao lermos o texto em questão assimilamos os conceitos de clima e cultura organizacional. A cultura organizacional é conceituada por diversos autores, como um conjunto de elementos de uma organização e de seus colaboradores, entende-se que é algo “vivo” dentro de uma empresa, é uma estrutura de preceitos adotados, valores crenças, hábitos, padrões e normas. Ela possui grande relevância na conduta do comportamento dos indivíduos da organização, impactando nas decisões e no comprometimento dos funcionários da empresa. Entende-se que cada organização possui um cultura diferente, pois possuem estrutura e práticas singulares.

  O clima organizacional entende-se que está ligado diretamente à cultura da organização e ao indivíduo nela inserido, podendo influenciar ou ser influenciado pelas tradições, valares e padrões, sendo capaz de gerar satisfação ou insatisfação do indivíduo, impactando positivamente ou negativamente a produtividade da empresa. Pode-se dizer que o clima organizacional é o reflexo da qualidade do ambiente de trabalho.

  A influência da cultura nacional nas organizações nota-se grande relevância e mostra a importância de se saber as características culturais da qual a organização está inserida. E no caso dos modelos de gestão vindo de fora do país, pode ocorrer o insucesso, pois não apresentam os traços da cultura nacional portanto é imprescindível o conhecimento desses traços para que seja possível adaptações dessas gestões. Para essas adaptação ou para saber o clima da organização e o que pode ser feito é utilizado uma ferramenta de pesquisa de clima organizacional, que é um diagnóstico com o objetivo de fazer uma intervenção, realizando as mudanças necessárias e eficaz para a organização.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com