TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas Estilos de Liderança

Por:   •  4/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.507 Palavras (11 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 11

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: Atividade Individual

Aluno:

Turma:

Introdução

Uma empresa é formada por três pilares básicos: produtos, processos e pessoas, sendo que o pilar de pessoas é o mais importante, pois são elas que definem processos, criam produtos, executam atividades, estipulam metas e objetivos estratégicos e que coordenam tudo isso para que a empresa cumpra a sua missão e consiga chegar no que foi definido em sua visão.

Desde que entramos na era da sociedade do conhecimento, as pessoas passaram a ser consideradas um dos principais ativos das empresas, pois o conhecimento necessário para que uma empresa tenha resultado e sucesso, advém do tratamento das informações e das experiências dos profissionais que compõem o quadro desta empresa. Para orientar, guiar, motivar e incentiva-las na execução dos processos e atividades para o atingimento dos objetivos, surge o papel do Líder. É o Líder quem define o melhor caminho a ser trilhado pelos liderados visando a obtenção dos resultados e, consequentemente, o desenvolvimento profissional e humano de cada um deles.

Dentro das organizações, a compreensão sobre a importância do papel do Líder para o cumprimento dos objetivos estabelecidos e sua relação com os liderados é foco de muita atenção, principalmente das áreas de gestão de pessoas, pois o Líder além de promover o alinhamento estratégico dos objetivos com as atividades executadas, precisa promover o engajamento, bem-estar e desenvolvimento da equipe em prol de um bem coletivo, que trará resultados para todos e para a organização.

Portanto, é muito importante entender a forma como se estabele a relação entre Líder e Liderado por meio do conhecimento dos estilos e perfis de Liderança. Existem diversos estudos realizados que apontam para vários estilos, mas neste trabalho vou tomar como base os três estilos propostos por Kurt Lewin (1973 apud FERREIRA, 2016) que foi pioneiro neste tema. São eles: autocrático, participativo (ou democrático) e laissez-faire (ou liberal).

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Estilo Autocrático

Neste estilo de liderança o foco é o Líder, ele concentra toda a autoridade e centraliza todas as decisões com base nos próprios conhecimentos, experiências e julgamentos. Os liderados não participam das definições de diretrizes e tarefas a serem executadas. Eles têm pouco ou nenhum espaço para participação e questionamentos acerca das atividades, que, por sua vez, são definidas pelo Líder sem qualquer previsibilidade e na medida que surgem. É o Líder quem define também quem irá executar cada uma das tarefas.

Aqui aparece a figura do “chefe” que é dominador, conduz o time com “punhos de ferro” e não permite que as ações dos funcionários apareçam, muito menos que eles participem com opiniões e sugestões sobre o dia a dia da área. Os méritos de uma atividade entregue no prazo é fruto das decisões e direcionamentos do Líder e nada tem a ver com o empenho da equipe. Por outro lado, quando há problemas na execução das atividades, a equipe é culpada por não executar adequadamente o que foi previamente definido. Por tender a não confiar em sua equipe, o Líder Autocrático desenvolve e aplica ferramentas para fiscalizar as atividades dos liderados, mantendo um controle muito próximo e intrusivo. Impera a lei do comando e controle, ou seja, “eu mando e você faz”.

Trata-se um estilo de liderança muito tradicional encontrado em muitas empresas. Apesar do autoritarismo empregado neste perfil de liderança, ele pode ser aplicado em atividades que exigem alto nível de controle, principalmente quando a equipe apresenta baixo nível de maturidade e precisa ser orientada no que que deve e como deve fazer. Além disso, para os casos em que são necessárias decisões rápidas, sendo a quantidade de informações disponíveis pequena e curto prazo, os Líderes com este perfil conseguem resolver com mais facilidade, uma vez que o processo decisório é centralizado.

Assim, temos vantagens e desvantagens na aplicação do estilo autocrático, que podem ser observados a seguir:

Vantagens:

  • Maior agilidade no processo de tomada de decisão, pois depende apenas do Líder;
  • Equipes mais produtivas, desde que o Líder esteja presente e controlando a execução das atividades;
  • Maior controle dos processos e atividades;
  • Maior especialização da equipe, pois o Líder define o papel de cada um.

Desvantagens:

  • Maior estresse e tensão entre os membros da equipe, o que acaba gerando conflitos;
  • Falta de motivação e sentimento de desvalorização da equipe;
  • A equipe tende a relaxar na ausência do Líder, podendo causar uma redução na produtividade;
  • Devido à especialização dos membros da equipe em suas atividades, a ausência de uma pessoa por qualquer motivo pode gerar atrasos e interrupções na execução das tarefas;
  • Desconhecimento do processo completo pela equipe;
  • Impede o desenvolvimento da criatividade dos membros da equipe;
  • A centralização de todas as decisões pode gerar uma sobrecarga no Líder;
  • Maior turnover de pessoas, que desejam sair da equipe por não suportarem uma liderança autorcrática;
  • O estresse e a falta de motivação podem gerar problemas de saúde e emocionais na equipe;
  • Falta de proatividade entre os membros da equipe, pois são meros executores.

Trabalho em uma grande instituição financeira brasileira e durante minha vida profissional tive alguns Líderes com este perfil. Claro que tive muita dificuldade em lidar com eles, mas com o passar dos anos e com a maturidade, mesmo após assumir uma posição de liderança, percebi que algumas áreas especificas com determinadas atividades, necessitam de um Líder com uma postura mais autocrática. Exemplos disso são as áreas de backoffice e administrativas do banco. Geralmente são áreas com equipes muito grandes, com alto nível de atividades operacionais e rotineiras, com profissionais mais jovens e inexperientes, sendo necessário um alto controle e gestão dos processos para que tudo seja realizado com qualidade e dentro do prazo. Qualquer incidente deve ser tratado com rapidez e eficiência para que os Clientes não sejam impactados, fazendo com que o Líder tome decisões rapidamente e sem a participação da equipe.

Estilo Liberal

Ao contrário da Liderança Autocrática, no estilo Liberal o foco está no liderado. Neste caso há muita liberdade e todas as decisões são tomadas pelos membros da equipe de forma indivitual ou em grupo, e o Líder só participa quando solicitado. A equipe decide quais atividades e a forma como serão executadas com total autonomia, cabendo ao Líder apenas a motivação dos colaboradores e a organização e delegação das tarefas.

Para este estilo de liderança, parte-se do pressuposto que a equipe possui um alto grau de maturidadade, experiência e com capacidade de autogestão, não necessitando da presença constante ou do controle do Líder. Quando surge algum problema, cabe à equipe discutir e encontrar a melhor solução. Portanto, as decisões são totalmente descentralizadas.

A liberdade dada à equipe proporciona um maior engajamento, fazendo com que as atividades sejam mais intensas, no início de sua execução, gerando maior produtividade. Mas com o passar do tempo, como o Líder pouco participa, não controla os processos e não fornece feedbacks a respeito da qualidade das tarefas executadas, a equipe perde a motivação e gasta muito tempo em discussões sem fim sobre assuntos não relacionados às atividades, gerando perda na produtividade. O Líder passa a ser ignorado e desrespeitado pela equipe, que por sua vez, tende a apresentar um comportamento mais individualista.

A seguir, as principais vantagens e desvantagens deste estilo de liderança.

Vantagens:

  • Descisões descentralizadas;
  • Total liberdade da equipe para participar da definição das atividades e processos;
  • Confiança na capacidade e maturidade da equipe;
  • Autonomia da equipe para tomada de decisão;
  • Ausência de burocracia.

Desvantagens:

  • Processo decisório lento e complexo;
  • Individualismo dos membros da equipe;
  • Falta de feedbacks sobre a qualidade dos trabalhos;
  • Sentimento de falta de direcionamento;
  • Desrespeito à figura do Líder;
  • Falta de produtividade causada pelo relaxamento das equipes que não possuem um direcionamento;
  • Desagregação;
  • Com o passar do tempo surge insatisfação e falta de comprometimento dos liderados.

Tive a oportunidade de trabalhar lado a lado com um profissional que tinha o estilo liberal de liderança. O que pude observar é que a equipe não o respeitava e fazia o que queria, não chegando nem de perto ao resultado esperado pela organização. Apesar de toda autonomia e liberdade dada, ocasionalmente eu encontrava os membros da equipe reclamando de falta de gestão e que não sabiam o que deveria ser feito. Além disso, tinham poucas esperanças de crescimento profissional. Com o passar do tempo, a falta de atingimento dos objetivos ocasionou a demissão deste Líder.

Estilo Democrático

No estilo de liderança democrático o Líder exerce um papel de catalisador do processo, apoiando e ajudando os liderados no exercício de suas atividades. Apesar de atribuir certa autonomia e liberdade para a equipe, o Líder está sempre presente e participa de todas as fases do processo, permitindo que os colaboradores participem das decisões com sugestões e opiniões, com o objetivo de encontrarem juntos a melhor solução para os problemas que surgem.

O Líder democrático participa como um membro da equipe dando dicas, orientações, esclarecendo dúvidas, discutindo idéias e tranzendo sugestões para debate. Também se preocupa com o bem-estar dos funcionários e com a fluidez da comunicação entre os membros da equipe. Ele sempre está disponível a ouvir e dar direcionamento, bem como dar feedbacks sobre a qualidade dos trabalhos realizados, sendo sempre objetivo e limitado aos fatos, com o intuito de desenvolver as pessoas, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. Demonstra preocupação com a qualidade de vida no ambiente de trabalho e com a satisfação de cada um. Apesar de não se encarregar diretamente da execução das tarefas, o Líder está sempre disponível para tirar dúvidas e apoiar.

Equipes sob gestão de lideranças democráticas tendem a ser mais participativas, interessadas, proativas, motivadas e engajadas com o atingimento dos objetivos. Por estarem mais próximas do processo decisório e se sentirem valorizadas, a comunicação é estabelecida de forma mais clara e direta, aproximando os membros da equipe, que acabam desenvolvendo um maior senso de grupo, culminando em maior satisfação e produtividade.

Vantagens:

  • Valorização da equipe;
  • Participação da equipe no processo decisório;
  • Comunicação fluida entre os membros da equipe e o Líder;
  • Baixo turnover;
  • Maior produtividade;
  • Ambiente de trabalho colaborativo e saudável;
  • Satisfação e motivação da equipe como ponto de atenção do Líder;
  • Feedbacks objetivos e baseados em fatos, com forte orientação ao desenvolvimento da equipe;
  • Maior responsabilidade e comprometimento da equipe na execução das atividades.

Desvantagens:

  • Este estilo depende de um alto grau de maturidade da equipe e do líder;
  • Dependendo do tipo de atividade, há o risco de se perder o controle;
  • O processo decisório tende a ser mais lento.

Dentre os três estilos este é o que mais busco seguir com as equipes sob minha gestão, mas depende muito do quanto a equipe é madura e está disposta a participar. Tive a oportunidade de liderar equipes formadas por diversos perfis, idades e gêneros e na maioria dos casos consegui trazer muitas características do estilo democrático de liderança, mas em alguns casos, foi preciso ser mais autocrático, principalmente quando a situação assim o exigia.

Durante minhas pesquisas sobre este assunto, encontrei no site Administradores.com (https://administradores.com.br/artigos/estilos-de-lideranca-autocratica-democratica-e-liberal) o resultado da um estudo realizado em 1939 com meninos de 10 anos, orientados à realização de tarefas, que foram divididos em grupos e submetidos a um teste em que ficaram sob a tutela de líderes dos três estilos: Autocrático, Democrático e Liberal.

Segundo Possi (2006, P.4-5) o estudo foi realizado por White e Lippit e teve duração de seis semanas. Os resultados obtidos foram surpreendentes e ajudaram a avaliar o impacto causado pelos três estilos de liderança.

O grupo de crianças que ficou sob responsabilidade do líder autocrático apresentou sinais de agressividade, frustração e insatisfação bem acentuados. As tarefas eram executadas sem nenhuma motivação e somente quando o líder estava presente. Quando ele se ausentava, as crianças paravam de executar as tarefas e explodiam em rompantes de rebeldia e agressividade, externando toda insatisfação com a situação. Um ponto importante é que as crianças não formaram grupos de amizade durante o experimento.

No grupo de crianças do líder liberal as atividades foram executadas com bastante intensidade, mas com resultados ruins, apresentando baixa produtividade, pois as tarefas eram executadas ao acaso e sem coordenação. Havia muita discussão sobre temas não relacionados ao trabalho e com foco em motivos pessoais, culminando em dispersão da atenção e uma grande perda de tempo. As crianças apresentaram sinais de agressividade, individualismo e pouco respeito com o líder.

Ao contrário dos outros grupos, as crianças que estavam com o líder democrático formaram grupos de amizade e a comunicação era espontânea e direta, mas com cordialidade. Os trabalhos fluíram sem oscilações e de forma organizada e segura. Mesmo com a ausência do líder em alguns momentos a tarefas continuaram a ser executadas no mesmo ritmo, demonstrando um forte senso de comprometimento e responsabilidade com o trabalho.

Segundo MITIDIERI (2011) em suas conclusões do artigo publicado no site Administradores.com, o líder exerce uma influência interpessoal, ou seja, exerce uma força psicológica, fazendo com que os liderados se comportem e se relacionem de acordo com as exigências feitas. Graças ao poder, influência e autoridade concedida aos líderes, eles são capazes de persuadir pessoas, ou grupos de pessoas a fazerem o que eles pedem. Por este motivo, é muito importante que o líder tenha muita consciência, conhecimento e segurança do que está pedindo, para que exerça sua persuasão de forma postiva e conquiste o respeito dos liderados.

Considerações finais

Conforme estudado nos quatro módulos da matéria Gestão de Pessoas não há uma receita que define o que é certo ou errado em se tratando de liderança. Acredito muito que a situação vivida, o nível de maturidade e engajamento da equipe irão determinar quais estilos de liderança devam ser aplicados para o atingimento dos objetivos. Então o líder dever estar sempre atento e observando o ambiente para melhor se adaptar à situação, navegando entre as caracteríscas de cada estilo. Mas é sempre bom lembrar que o respeito entre líder e liderado deve sempre existir, além de um preparo para que pessoas assumam cargos de liderança e que consigam desempenha-lo de forma exemplar aos seus colaboradores e hierarquias superiores. É notória a diferença entre líderes que conquistam o respeito de liderados e aqueles que trabalham sob a luz do medo. Os verdadeiros líderes formam pessoas que serão capazes de assumirem maiores responsabilidades e futuramente se tornarem novos líderes.

Referências bibliográficas

  • FERREIRA, Victor Cláudio Paradela et al. Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017. (e-book)
  • METIDIERI, Guilherme. Estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal. Administradores, 2011. Disponível em: < https://administradores.com.br/artigos/estilos-de-lideranca-autocratica-democratica-e-liberal > Acesso em: 27/06/2020
  • MELLO, Fábio Bandeira de. Conheça os 10 estilos de liderança mais comuns. Administradores, 2010. Disponível em: < https://administradores.com.br/noticias/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns > Acesso em: 27/06/2020
  • SBCOACHING. Estilos de liderança: O que são, Tipos e Como funcionan. 2018. Disponível em: < https://www.sbcoaching.com.br/blog/estilos-de-lideranca/ > Acesso em: 27/06/2020
  • IBC Instituto Brasileiro de Coaching. Quais os tipos de liderança – Conheça alguns modelos. 2018. Disponível em: < https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/quais-tipos-lideranca/ > Acesso em: 27/06/2020
  • BASSO, Carlos. Quais os tipos de liderança – Conheça alguns modelos. CR Basso Educação Corporativa, 2016. Disponível em: < https://crbasso.com.br/blog/principais-estilos-de-lideranca/ > Acesso em: 27/06/2020
  • SEBRAE. Estilos de liderança: saiba como escolher o melhor. Portal SEBRAE. Disponível em: < https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/tres-estilos-de-lideranca-e-os-impactos-junto-aos-colaboradores,1cdea5d3902e2410VgnVCM100000b272010aRCRD > Acesso em: 27/06/2020
  • POSSI, Marcus (Coord.). Gerenciamento de projetos guia profissional: aspectos humanos e interpessoais. Volume 2. Rio de Janeiro: Brasport, 2006

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (393.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com