TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas- Graciosa especiarias

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

Recrutamento e seleção

Possiveis novos funcionários?

Terceirização!

Bonificaçao e salário

Salário indireto (cursos e treinamentos específico)

Breve Histórico da Empresa Graciosa Especiarias

“Graciosa especiarias” é uma propriedade rural situada no Núcleo Rural Taquara (Chácara 85, DF). A empresa rural analisada é caracterizada como propriedade familiar tendo em vista que a proprietária, Maria Socorro Lima, trabalha com o auxílio de familiares na área de gestão de sua propriedade, principalmente com os filhos.

A propriedade é composta por dezesseis hectares, utilizada há 28 anos, com 100 bovinos (30 fêmeas em lactação, 30 fêmeas em estado de maturação sexual, 30 bezerros e 10 machos) tendo como principal atividade a produção leiteira.

Trabalham do processo produtivo: A proprietária, o filho da proprietária e mais dois funcionários.

A Graciosa Especiarias possui um contador que administra os pagamentos salariais e os impostos, algo que assegura o cumprimento de legislação específica. O mesmo atende a outros pequenos proprietários da região, isso possibilita que o valor dos honorários sejam inferiores aos cobrados regularmente no mercado.

Com uma rotina específica, controlada e fixa, os funcionários conseguem cumprir suas tarefas de forma eficaz, ampliando a capacidade da empresa de gerar lucros.

Ainda que não seja uma exigência legal, a propriedade realiza a reciclagem de alguns produtos, como o reaproveitamento de sacos de ração para depositar resíduos de descarte e de garrafas pets para a armazenagem do colostro.

 Salário direto e indireto

Os dois funcionários que atuam na produção da fazenda, recebem como salário o valor de R$1.200,00 (mil e duzentos reais) cada. Além de participação nos lucros no valor de 5% no valor total do lucro gerado em cada mês.

Os funcionários recebem um valor juntamente com o salário para a sua alimentação (anteriormente a alimentação era fornecida pela proprietária, porém ao fazer uma comparação verificou-se que era mais rentável e menos trabalhoso pagar o valor da alimentação). Ambos possuem folga uma vez por semana, sedo a critério dos funcionários (flexível), com apenas uma restrição, a folga de ambos deverá ser em dias diferentes; (para a proprietária ter suporte na execução das tarefas).

Incentivos salariais

Os funcionários são responsáveis pela manutenção diária da propriedade. Um casado, que mora com a família na casa cedida pela proprietária Maria, e um solteiro, que também mora na empresa, numa casa a parte. Em caso de aumento do número de funcionários, a casa cedida ao funcionário solteiro, abrigará os demais. O funcionário mais antigo da fazenda é o que está casado (dois anos de trabalho), pois além do apoio ao estudo dos filhos existe a possibilidade de emprego na cidade para a mulher, incentivos estes, que a proprietária acredita manter seu funcionário mais antigo.

O outro funcionário é solteiro, está há apenas dois meses na propriedade, a proprietária acredita que o estado civil tem alta influência na rotatividade do cargo.

Os funcionários são motivados a trabalhar na propriedade de diversas formas, a proprietária realiza treinamento onde ela mesma fornece conhecimentos técnicos acerca da produção, há também a participação ativa no processo produtivo e participação nos lucros. Muitas vezes a proprietária se prontifica a pagar cursos fora da empresa para seus funcionários com o intuito de especializá-los permitindo assim, que seus horários de trabalho sejam flexibilizados.

Funções

É de responsabilidade de dois funcionários o controle rígido de higienização do local da ordenha (limpando o local onde as vacas irão ficar para a retirada do leite), dos tetos (limpeza com detergente específico; testes de inflamações), do maquinário (limpeza de cada bocal que será encaixado no teto; utiliza-se água quente, água sanitária e cloro) e dos próprios funcionários (limpeza, principalmente, das mãos com detergente alcalino).

Além desses dois funcionários, a empresa possui um veterinário. Este, George Henrique, é o filho da proprietária, e não lhe cobra um salário para realizar os serviços. Para realizar os cálculos salariais e de impostos, os dados coletados na propriedade são encaminhados a um contador mensalmente. As demais atividades administrativas e estratégicas são realizadas pela proprietária Maria do Socorro e pelo seu filho George Henrique.

A proprietária realiza as contratações quando necessárias através de indicações de outras empresas ou fazendas, pois, acredita que o funcionário necessita ter experiência profissional para atuar na propriedade. O método utilizado é a entrevista onde a proprietária levanta questões sobre a experiência, expectativas e etc.

Recrutamento e Seleção

Segundo Benedito Rodrigues Pontes (2010, p.135) “Seleção é o processo de escolha de candidatos entre aqueles recrutados.” Chiavenato tem opinião chamativa quanto a esta, pois para ele seleção é “A escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal”. (PONTES, 2010, p.135, apud: CHIAVENATO, 1983). Esta fase da contratação é muito mais complicada que o recrutamento, pois neste momento são tomadas decisões que podem ser decisivas para a organização.

De acordo com Chiavenato (1999), o processo de seleção pode ser constituído por três processos:

1) Modelo de colocação: ocorre quando existe apenas um candidato para uma vaga, sendo necessário efetiva-lo sem qualquer descarte;

2) Modelo de seleção: existem vários candidatos para uma mesma vaga. Assim, analisa-se o candidato fazendo um paralelo entre perfil e o perfil exigido pelo cargo para, a partir dessa análise, decidir qual o melhor candidato a ser escolhido;

 3) Modelo de classificação: existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato

Técnicas de seleção

Na seleção são considerados diversos fatores, para isto são adotadas as mais diversas técnicas. As mais conhecidas dentre estas são a análise de currículos, entrevistas e testes. Passando a detalhar melhor cada uma destas temos:

Análise de Currículo: Visa obter informações gerais sobre o candidato, tais como nome, endereço, sexo, idade, escolaridade, etc.

Teste de Conhecimentos: Este teste pode ser aplicado por meio de prova escrita ou exame oral e tem como objetivo principal identificar os conhecimentos e habilidades conseguidos pelo candidato por meio de estudo ou prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com