TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas I

Por:   •  21/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

A gestão de pessoas administra as relações das pessoas com a organização. Recrutamento e seleção fazem parte dos processos de agregar pessoas. A organização através do recrutamento sinaliza para candidatos a oferta de oportunidades de emprego e, em seguida, faz a seleção que é o processo de escolher os melhores candidatos para o cargo.

Abordaremos neste trabalho a coleta de informações e análise crítica sobre a pesquisa mediante aplicação de questionário quanto as formas de recrutamento e seleção da empresa Armazém Paraíba.

2. ARMAZÉM PARAÍBA

2.1. Pequeno histórico

2.2. Missão

2.3. Visão

2.4. Valores

3. PROCESSO DE RECRUTAMENTO

O Armazém Paraíba realiza recrutamento interno e externo conforme a necessidade do cargo. O recrutamento interno é feito nas filiais através de promoções, geralmente em decorrência do bom desempenho de um colaborador em determinada função. O recrutamento externo tem como objetivo atrair candidatos para suprir vagas.

O processo de recrutamento é feito pelo RH da empresa. O recrutamento interno é feito através de anúncios aos colaboradores. As técnicas mais utilizadas para o recrutamento externo são: recrutamento virtual, apresentação de candidatos por indicação de funcionários e contatos com universidades.

Os critérios utilizados para o recrutamento são de acordo com a necessidade da vaga disponível. Por exemplo, se há uma vaga para atendente, os critérios básicos de triagem são: ensino médio completo, ser maior de 18 anos, morar em uma localidade mais ou menos próxima. Para uma vaga no setor administrativo é necessário um curso afim e dependendo da função requer experiência. Para trabalhar no cargo de operador de caixa é fundamental experiência na área.

4. PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção depende do cargo e também é realizada pelo setor de Recursos Humanos. O candidato preenche uma ficha com suas informações pessoais e experiências profissionais. Além disso, é utilizada a técnica de prova de conhecimentos de português, matemática e redação. Finalmente, o candidato é entrevistado pelo gestor de RH e pelo gerente da filial.

5. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

A empresa realiza treinamentos e desenvolvimentos baseados nos cargos e necessidades dos colaboradores. Os principais temas são: apresentação pessoal, abordagem ao cliente, apresentação do produto, organização, limpeza, criatividade, iniciativa, postura e motivação.

Para cada setor é estipulada uma meta e por isso cada setor tem uma relação de comissão diferente. Para motivar os atendentes há uma promoção para vendedor, para motivar os vendedores há estimulo para vender mais e aumentar a comissão. Há campanhas de vendas, aniversariantes do mês, campanhas internas de promoção, de melhoria de salário, reuniões motivacionais, encontros com o RH com questões motivacionais, treinamentos, promoção, progama: Acreditar em você, sorteios de livros, campanhas de incentivo, bônus, encontro Bom Dia SOCIC, premiações.

Para o aprendiz há uma possibilidade maior de ser efetivado após 1 ano, ele participa de um processo onde passa por todos os setores da empresa, em seguida, é feita uma auto avaliação e uma avaliação do superior imediato para detectar onde ele obteve um desempenho melhor e assim ser efetivado no lugar certo.

O estagiário é avaliado e treinado para ser chefe de setor ou para cargos mais elevados, a empresa investe e dá o máximo de oportunidades para que ele desenvolva projetos voltados para a organização e desempenhe bem sua função e mais na frente possa ser reconhecido.

6. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

É realizada a avaliação de 90º, ou seja, o candidato é avaliado pelo superior imediato, e, a avaliação de 180º onde há a participação do superior imediato e auto avaliação do colaborador.

A avaliação de desempenho no processo de experiência é realizada após 45 dias iniciais, quando encerra o primeiro contrato, após concluído os 90 dias de experiência há uma nova avaliação para decidir se o candidato preencherá ou não o cargo oferecido pela organização.

A avaliação é feita por meio de um questionário preenchido pelo candidato e pelo chefe de setor. O candidato avalia a sua experiência dentro da organização, a gerência, o chefe de setor, o RH e a empresa de um modo geral. Na primeira avaliação de 45 dias o candidato tem um posicionamento e após os 90 dias tem outro. Juntando as duas avaliações a empresa tem um posicionamento praticamente completo. A avaliação é contínua dentro do processo de experiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com