TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas Introdução

Por:   •  9/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 6

Gestão de Pessoas

Introdução

O momento atual exige que as empresas tenham líderes extremamente preparados para atuar em diversas frentes e lidar com as adversidades de maneira assertiva e eficaz.

No passado, acreditava-se que a pessoa já nascia líder e até mesmo características físicas eram levadas em consideração para tal definição. Hoje, já está confirmado através de muitos estudos que os traços de personalidade não têm relação direta com a pessoa ser ou não um líder, pode até haver certa influência mas não é um fator determinante, o que confirma que a liderança não é inata.

Sabendo a importância da liderança dentro das organizações, e seu impacto direto na gestão do capital humano e na ascensão e sucesso da empresa, vamos analisar detalhadamente os cinco principais estilos de liderança que foram estudados e nos apresentados por mentes brilhantes ao redor do mundo como Kurt Lewin (1973), James Burns (1978), Hersey e Blanchard (1986) e Daniel Goleman (2000).

Desenvolvimento

Muito se tem falado sobre equipes multidisciplinares e as vezes nos esquecemos que o líder é parte integrante dessas equipes. Isso quer dizer que suas características, seu CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes), são de extrema importância e relevância para a consolidação das equipes e seus resultados.

Para isso, é preciso entender de que maneira cada estilo de liderança contribui positivamente e/ou negativamente para essa ascensão. Uma vez que isso esteja claro e incorporado no dia-a-dia é possível formar uma equipe bem preparada, de alto desempenho, criar um ambiente com excelente clima organizacional, motivar e reter os talentos e ainda seguir com total foco nos resultados de negócios.

Vamos entender mais sobre os cinco principais estilos de liderança, que são os frequentemente identificados nas empresas, apresentando suas características mais evidentes, vantagens e desvantagens no ambiente organizacional.

  • Liderança Autocrática: O foco é no líder e podemos dizer que remete muito “à moda antiga” representada pela figura do chefe. Age com responsabilidade, cumprindo tudo o que é requerido, porém, muitas ordens são dadas aos subordinados, os quais não tem espaço para o compartilhamento de ideias e tampouco sentem-se parte integrante de um todo. Não há espírito de equipe e sim uma autoridade onde quem manda é quem está no cargo de gerência/chefia e quem obedece, sem questionar, está no cargo de subordinado (em seu significado de inferioridade).

-> Possíveis Vantagens: Alta Produtividade, Diretrizes e Metas Claras, Agilidade nas Decisões e Equipes Especialistas.

-> Desvantagens: Desmotivação, Manifestação de Agressividade, Clima Organizacional Ruim, Dependência e Falta de Atitude,

Parcialidade, Gera Medo e Insegurança, Rotatividade (Turnover) e Sobrecarga de Trabalho.

  • Liderança Democrática: Encoraja ambas partes, líderes e liderados, a focarem em um objetivo comum. Acredito que seja o desejo de muitos, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, criar e vivenciar relações democráticas. A principal característica é a colaboração, a grande abertura para ideias, feedback constante e um forte engajamento de ambas partes para atingir o sucesso individual e da empresa. O líder é extremamente participativo e lidera pelo exemplo.

-> Possíveis Vantagens: Interação, Maturidade, Confiança, Motivação, Comprometimento, Colaboração, Envolvimento nas

Decisões, Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional, Bom Clima Organizacional e Cultura de Feedback.

-> Desvantagens: Exposição dos Funcionários que não queiram participar das Decisões, Lentidão e Atraso nas Entregas,

Impacto nas Métricas e Resultados.

  • Liderança Liberal: O liderado é o foco e tem grande poder para tomar decisões por si só e de organizar suas atividades como bem entender. Essa liberdade e falta de controle podem levar à negligência de determinadas situações tanto por parte da liderança quanto por parte dos funcionários. Costumo dizer que o ato de delegar é incrível e traz benefícios para toda organização, porém, “delargar” é muito diferente. No ambiente corporativo esse termo é usado por muitas pessoas (me incluo nessa utilização) para mostrar a gravidade em se delegar algo sem devido acompanhamento e/ou para pessoas que não estejam suficientemente preparadas para tal compromisso.

-> Possíveis Vantagens: Autonomia, Flexibilidade, Confiança, Maturidade Profissional, Responsabilidade, Menos Burocracia e

Independência.

-> Desvantagens: Líder Ausente, Baixa Produtividade, Individualismo, Insubordinação, Conflito entre membros da Equipe,

Impacto nos Resultados, Decisões Erradas, Falta de Processo e Padrão e Falta de Direcionamento.

  • Liderança Situacional: O foco já não está apenas no líder ou liderado, mas sim na maturidade e na situação como um todo. O líder levará em conta a maturidade da equipe em determinadas circunstâncias e ajustará a maneira de agir com base nas necessidades apresentadas. Em linhas gerais, acredita-se que não há um único estilo ideal e, dessa forma, o líder poderá atuar incorporando um desses quatro perfis de acordo com a situação encontrada e. assim decidindo, o estilo que será mais eficaz para o momento: Determinar, Persuadir, Compartilhar e Delegar.

-> Possíveis Vantagens: Flexibilidade, Desenvolvimento de Talentos, Abertura, Comprometimento, Motivação, e Agilidade.

-> Desvantagens: Falta de Padrão, Insegurança, Instabilidade, Parcialidade e Falta de Identificação por parte dos

Colaboradores.

  • Liderança Transformacional: Uma inspiração mútua entre líder e liderados. A capacidade do líder em inspirar e motivar seus funcionários é recíproca por parte dos mesmos. O líder transformacional trabalhará arduamente, sempre muito carismático e ético, para o desenvolvimento de sua equipe, com foco no indivíduo, para elevá-los à um outro patamar fomentando a criatividade e inovação para uma grande transformação e desenvolvimento. Ele será como um espelho para a equipe e focará em liderar pelo exemplo inspirando seus liderados e apoiando-se aos quatro elementos: Influência Idealizada, Motivação Inspirada, Estímulo Intelectual e Consideração Individualizada.

-> Possíveis Vantagens: Inspiração, Inovação, Confiança, Motivação, Reconhecimento, Cooperação, Minimização de Erros e

Desenvolvimento de Novos Líderes.

-> Desvantagens: Falta de Processos Documentados, Imaturidade, Despreparo dos Liderados e Falta de Visão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com