TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas Sobre a NR17

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Análise crítica da NR-17
Roberta Schottz Espíndola
Gestão de Pessoas

 A NR-17 é referente à ergonomia , que por sua vez, consiste na adaptação do trabalho e suas condições ao trabalhador, por meio de técnicas eficientes e seguras que visam aumentar o bem-estar, reduzir a incidência de acidentes e consequentemente, aumentar/qualificar a produtividade.

A área dessa norma que considerei mais aplicável ao meu trabalho, é a que aborda as exigências para áreas de trabalho que exijam solicitação intelectual: níveis de ruído de acordo com a NBR 10152 (ou até 65dB), temperatura da sala entre 20 e 13 graus célcius, velocidade do ar não superior a 0,75m/s e unidade relativa não inferior a 40%, acredito que a minha empresa cumpra esses requisitos já que o ar condicionado é regulado por uma central única (as pessoas não tem autonomia para alterar a temperatura das suas salas). A iluminação também deve estar de acordo com a NBR 5413 e existe um número máximo de toques em trabalhos envolvendo a digitação, que eu considero  muito difícil de se controlar/supervisionar. Na minha opinião, tem um quê de exagero em se estabelecer um número máximo de toques para digitação, mas, por outro lado, precisamos pensar que as lesões por esforço repetitivo têm se tornado cada vez mais frequentes. O nosso próprio corpo nos envia sinais de que estamos passando dos nossos limites físicos.

Quase todo o meu trabalho é realizado enquanto estou sentada, sabendo disso, é importante entender que o meu posto de trabalho deve ser interamente planejado para esta posição. Minha cadeira deve ser ajustada e reclinada de acordo com a minha altura, assim como a tela do meu computador, posição do mouse e do teclado.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com