TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas Tipos de Líderes

Por:   •  21/3/2019  •  Resenha  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

 Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: 04

Aluno: xxx

Turma: 2018.3

Introdução

Frente às atuais mudanças no mundo dos negócios, as organizações estão cada vez mais preocupadas em se adaptar e obter respostas rápidas para os novos desafios. Por isso, encontrar pessoas que sejam capazes de influenciar e inspirar todos à sua volta tem sido essencial. Hoje, mais que apenas gerir pessoas e projetos, é necessário motivar a equipe para que se alcance o objetivo esperado. Neste contexto, as organizações têm procurado abraçar colaboradores com perfil de liderança, que saibam trabalhar as adversidades e inovar no campo em que atuam. Contudo, liderar não é uma ciência exata. É necessário lembrar que líderes são pessoas, e estas por sua vez, além de dotadas de personalidades diferentes, possuem sua própria bagagem, sua própria história, o que contribui para uma vasta gama de perfis de liderança. É impossível definir e traçar o melhor perfil para se liderar uma equipe. Tudo depende das necessidades e tarefas que a organização exige. Entretanto, é possível distinguir os diferentes perfis de liderança existentes, a saber:

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Liberal (laissez-faire): Neste tipo de liderança a equipe possui autonomia para desempenhar as tarefas, não havendo cobranças por parte do líder. Aqui, o líder não impõe sua autoridade e evita tomar decisões, possuindo uma postura excessivamente passiva, já que confia na competência dos liderados. Contudo, há quem defenda que este não é um estilo produtivo de liderar, pois gera certa "negligência" devido à falta de regras e cobranças do líder, sua equipe pode ficar desmotivada e perder tempo com questões de cunho pessoal. O líder não regula e nem avalia o grupo, e faz alguns comentários irregulares sobre as atividades apenas quando questionado. A produção não é satisfatória, visto que se perde muito tempo com discussões e questões pessoais. Este é frequentemente considerado o pior estilo de liderança (FACHADA, 2003 apud FELIX et al, 2013, p. 9).

Democrático: Aqui o líder incentiva a participação e a colaboração dos liderados, inclusive na tomada de decisões. Assim, a equipe fica mais motivada e engajada, pois participa ativamente para alcançar o objetivo almejado. O líder democrático age como um facilitador ao orientar sua equipe nas tarefas a serem desempenhadas e nas solução dos problemas. Deste modo, "esse líder é capaz de garantir a motivação e a retenção dos talentos de seu time por meio de uma gestão inclusiva e eficiente". (PROJECT BUILDER, 2017) A boa cominucação entre líder e liderados é intrínseca neste perfil, "o líder se comunica espontaneamente e forma grupos de amizades e um bom relacionamento entre sua equipe". (Patrícia Valério Faiad apud Chiavenato, 2015) Carismático: Como o próprio nome já diz, carismático é aquele que tem "a capacidade de agradar, atrair e cativar as pessoas, despertando sua atenção e interesse" (MARIANA DESIDÉRIO, 2015). O líder carismático possui características essenciais. Instiga as emoções de sua equipe, promovendo recompensas e gratificaçoes de cunho moral. Assim, esse modo de agir traz a fielidade e a admiração dos liderados. Além disso, este tipo de líder atenta-se para as necessidades e potencialidades dos liderados, o que acaba motivando e entusiasmando tanto a equipe quanto seus superiores. Autocrático: A liderança autocrática é centralizada ao poder do chefe. Aqui, o líder é autoritário e decide quem faz o quê, sem ouvir a opinião do grupo. Nessa liderança não há margem para criatividade ou participação dos liderados, o que ocasiona stress e tensão na equipe. Por não ter espaço para a criatividade, este tipo de liderança se encaixa "em organizações de mão-de-obra intensiva, não especializada e com pouca tecnologia". (PATRÍCIA VALÉRIO FAIAD, 2015)

Apesar de liderar sua equipe com vigor, mantém-se distante, impossibilitando 

uma relação de confiança com os liderados.

Transformacional: O líder transformacional inspira e motiva seus liderados a irem além de seus próprios interesses, realizando esforços extras para o bem da organização em que atuam. O líder destaca os propósitos da organização e convence os liderados a abandonar interesses pessoais em prol da coletividade. Contudo, há a preocupação com as necessidades da equipe e incentivo à mudança da maneira de pensar, gerando lealdade por parte desta. Em suma, aqui há o estímulo a alta performance e potencialização dos talentos de cada um dos liderandos através da influência, da inspiração, do exemplo e da motivação.

Considerações finais

Os perfis de liderança aqui apresentados são apenas alguns dentre tantos outros que podem ser analisados, sendo diferenciados de acordo com o modo de agir do líder em cada situação. Importante destacar que todo estilo de liderança tem seus pontos fortes e fracos, cabe à organização definir qual o tipo mais vantajoso para si, com base em suas necessidades e objetivos que deseja alcançar. A liderança no cenário empresarial é de extrema relevância para a organização continuar inovando o mercado e atender com êxito o consumidor final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (715 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com