TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas e Assédio Moral nas Organizações

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

Questões:

  1. Modificação da cultura de uma organização, no que se refere ao comportamento ético dos seus colaboradores, pressupõe que sejam abordados aspectos como a tolerância a riscos, o nível de agressividade e o foco dos colaboradores para se atingirem os objetivos propostos (ENADE, 2018). Expresse sobre a afirmativa relacionando-a com o planejamento estratégico de gestão de pessoas.

R: No período da Revolução Industrial, a organização não enxergava o trabalhador como um mecanismo de produtividade, um papel importante que levava a mesma ao sucesso, mas apenas como uma máquina humana e, com a ingressão dos recursos humanos na administração, entendeu-se que trabalhadores valorizados, motivados e estando em um ambiente de trabalho adequado, a organização alcançaria seus objetivos.

  1. Para Alkimin (2007), o assédio moral representa um sintoma de problemas estruturais decorrentes da falta de cuidado com a gestão de pessoas, que ocorre devido à ação deliberada ou omissão por parte dos gestores da organização. Com base no texto do artigo, disserte o papel da gestão de pessoas para prevenção do assédio moral.

R:  O papel da gestão será abordar, individualmente, os colaboradores envolvidos para escutar e compreender os motivos deste comportamento de uma forma imparcial, interferindo se necessário, para que não prejudique o desempenho da equipe ou o clima organizacional.

  1. O texto exprime sobre a importância da temática e os riscos que o assédio moral pode causar no ser humano. Contextualize os riscos identificados e a relação deles com as possíveis elevações de custos para a organização.

R: Violência psicológica, fator destrutivo do ambiente de trabalho, não só pela redução da produtividade, mas também pelo favorecimento do absenteísmo, devido, principalmente, aos danos psicológicos que o envolve, o aumento geral do sentimento de insegurança e o consequente bloqueio da criatividade e da inovação, tendo a organização que implantar medidas orientadoras, a fim de reverter tal situação. Tendo que acatar com os custos no intuito de voltar a boa imagem que a empresa tinha, sua reputação e declinando a perda de mercado por gerar desemprego.

4. Através da pesquisa de HIRIGOYEN (2002, p. 108-111) efetuada por meio de um questionário, foram apuradas as origens do assédio e o percentual respectivo que cada origem tem de participação:

 

[pic 1]

  1. De acordo com a pesquisa, analise e descreva os motivos da maneira mais comum do assédio ser desencadeado e apresente os motivos de submissão das vítimas.

R: Exigir metas, as quais se tem consciência, que não serão alcançadas, negar folgas quando outros empregados são dispensados, delegar tarefas muito abaixo do cargo, chamar atenção na frente dos demais colaboradores, levando as vítimas a situações constrangedoras e indesejáveis, logo, se esboçar qualquer reação por medo de perderem o emprego.

  1. Outra maneira da perpetuação do assédio moral é através de colegas do mesmo nível hierárquico. Como gestor de pessoas, identifique os motivos que podem acarretar tal situação e como administrar.

R: Esse assédio é chamado de Assédio Moral Horizontal, resultante da competitividade, do racismo, da inveja. Por exemplo: quando há deboche por parte de um que conseguiu realizar a meta, enquanto o outro não obteve sucesso.

Neste tipo de assédio, o gestor deve implantar treinamentos que mostram os riscos que essa ação pode causar, melhorias no comportamento do indivíduo, mudanças no ambiente de trabalho ou punições severas para os agressores.

  • Referências:
  • http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/assediomoral2.htm
  • https://www.youtube.com/watch?v=LcbJVELD5bc

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com