TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.471 Palavras (22 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 22

Administração de Recursos Humanos

Passo Fundo, 19 de novembro de 2014.

Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais

1.Etapa 1- Novos desafios da gestão de pessoas

(filme Tempos Modernos Charles Chaplin)

Toda e qualquer organização depende, em maior ou menor grau, do desempenho humano para seu sucesso. Por esse motivo, desenvolve e organiza uma forma de atuação sobre o comportamento que se convencionou chamar de modelo de gestão de pessoas. Tal modelo é determinado por fatores internos e externos à própria organização. Assim, para diferentes contextos históricos ou setoriais são encontradas diferentes modalidades de gestão. O que distingue um modelo de outro são as características dos elementos que os compõem e sua capacidade de interferir na vida organizacional dando-lhe identidade própria. O modelo deve assim, por definição, diferenciar a empresa em seu mercado, contribuindo para a fixação de sua imagem e de sua competitividade.

Fischer define modelo de gestão de pessoas como a maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho. Para isso, a empresa se estrutura definindo princípios, estratégias, políticas e práticas ou processos de gestão. Através desses mecanismos, implementa diretrizes e orienta os estilos de atuação dos gestores em sua relação com aqueles que nela trabalham.

O objetivo deste trabalho é conhecer como funcionam recrutamento e seleção de pessoas para uma empresa, apesar de vivermos em um mundo globalizado, ainda enfrentamos muitas dificuldades que recai na parte mais importante da empresa que é o setor de recursos humanos.

RECURSOS HUMANOS

A moderna gestão de pessoas é voltada para a área de recursos Humanos, que tem por objetivo administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.

Quando uma Empresa tem boa organização, isto conta em todos os setores, ela pode se considerar uma empresa bem sucedida.

Hoje as empresas, estão mudando muito, no aproveitamento dos funcionários, e também na parte gerencial para que a empresa tenha mais produtividade, o foco maior são as pessoas que atendem os clientes, criar estratégia para ter um bom sucesso,tanto para o funcionário como para a empresa.

GESTÃO DE PESSOAS

É a participação e a capacitação de funcionários de uma determinada empresa, tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o desenvolvimento e crescimento da empresa e também do funcionario que desempenha o seu trabalho.

A moderna gestão de pessoa está ligada a organizações, nós vivemos em uma sociedade de organizações isto é pessoas trabalhando dentro de organizações, sem empresa, sem pessoas, certamente não haveria Gestão de Pessoas, umas dependem das outras para chegarem aos objetivos. Tendo sempre a visão no desenvolvimento e crescimento, para gerar receitas e lucros.

AS PESSOAS COMO PARCEIRAS DA ORGANIZAÇÃO

Hoje as organizações estão tendo outra visão e mudando a sua maneira de trabalhar, precisam mais participação, precisam que os fornecedores contribuam mais, também dependem dos investidores e dos colaboradores.

O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias "subversivas” imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e fome.

Em sua Segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas sem representar, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o trabalhador alimenta todo conforto e diversão para burguesia. Através de uma maior intervenção sobre a economia, já que a crise era do modelo econômico liberal, o governo procurou estabelecer certo controle sobre a produção, com mecanismos como os "códigos de concorrência honrada", que estabeleciam quantidade a ser produzido, preço dos produtos e salários. A intenção era também evitar a manutenção de grandes excedentes agrícolas e industriais. Para combater o desemprego, foi reduzida a semana de trabalho e realizadas inúmeras obras públicas, que absorviam a mão-de-obra ociosa, recuperando paulatinamente os níveis de produção e consumo anteriores à crise.

Tempos Modernos – retrata uma época inversamente paralela aos padrões de gestão de pessoas da atualidade. Chaplin mais que demonstra a situação do empregado daquela época em seu filme, ele revela com minuciosos detalhes a brutal junção do homem e a máquina nos anos 30. As organizações daquele período não tinham foco nas pessoas e sim nas tarefas, os empregados realizam uma longa jornada de trabalho diária sem benefícios e uma remuneração não condizente ao serviço prestado, desproporcionando assim o bem-estar e a qualidade de vida dos empregados.

Assim, a Administração de Pessoal (como ficou conhecida nos anos 30) tinha a função básica de recrutar e selecionar as pessoas, sem levar em conta a orientação, treinamento e a pós-seleção para a inserção na instituição. 

Hoje em dia a situação é diferente as organizações focam nas pessoas. Elas capacitam e desenvolvem seus colaboradores para assim utilizar suas habilidades e proficiências em um mundo de mudanças e desafios. Pois com as massas de atualizações e informações nos tempos atuais as instituições tendem a tornarem-se mais flexíveis, e para isso necessitam de pessoas com habilidades no que fazem além da criatividade e comprometimento com a instituição. 

Assim podemos imaginar que nos anos 30 não havia uma área de Recursos Humanos bem estruturados e alinhados como as de nossa atualidade. Hoje as preocupações são maiores e o foco no bem-estar de seu colaborador é maior, e sem contar as jornadas de trabalho que são menores e com maiores benefícios que antes não existiam. As políticas que são estabelecidas quando se tratam das pessoas, na maioria dos casos, as instituições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com