TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de caixa

Por:   •  7/4/2015  •  Tese  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

Administração do Fluxo de Caixa

Inicialmente destacamos que a compreensão do termo caixa deve abranger não somente a conta contábil caixa, e sim todos os recursos disponíveis da empresa dos quais se possa fazer uso como se dinheiro fosse.

O fluxo de caixa é essencial para o controle das operações de qualquer empresa. Possibilita o movimento dos recursos financeiros disponíveis na empresa, de modo a possibilitar:

• Planejamento e controle do capital periodicamente;

• Apoio para tomada de decisões;

• É útil para se conferir a exatidão de avaliação anteriores examinar a relação entre a lucratividade e o fluxo de caixa, dando um futuro impacto nas variações de custo;

• Com o fluxo de caixa, há possibilidade de se avaliar a capacidade da empresa de gerar caixa para a tomada de decisões econômicas futuras.

Uma má administração no fluxo de caixa pode tornar uma empresa dependente de empréstimos, pois constantemente irá perceber que suas dívidas já estarão por vencer e seu capital disponível será insuficiente para saudá-las. Ao passo que com um acompanhamento minucioso, saberemos de antemão nos diferentes momentos a correlação “Necessidade X Disponibilidade”, o que nos permitirá buscar outras alternativas como a negociação de prazos maiores com os fornecedores, recebimento de vendas à vista ou com um prazo menor, caso a disponibilidade de caixa esteja baixo.

Estrategicamente o alinhamento de todos os setores da empresa com foco no fluxo de caixa, torna a saúde financeira da mesma maior.

Exemplos de comprometimento dos setores:

• Setor de compras: Administração do estoque, maior sintonia do setor com o fluxo de caixa para melhor negociar suas compras;

• Setor de Vendas: Melhor negociação com o cliente em relação a recebimento de vendas, aumento no volume de vendas utilizando publicidade e propaganda;

• Setor de produção: Diminuição na capacidade ociosa da empresa, redução de custos.

Conclusão

A empresa que mantém continuamente atualizado seu fluxo de caixa poderá dimensionar a qualquer momento o volume de entradas e saídas de recursos financeiros, através de mudanças nos prazos de recebimentos e pagamentos, podendo assim situar melhor suas estratégias financeiras.

A administração do Fluxo de caixa pode vir ser um formidável instrumento de analise situacional da empresa se elaborada e administrada adequadamente, permitindo a empresa numa melhor tomada nas decisões econômicas.

Pois a administração do fluxo de caixa e do lucro são complementares, porque um grande volume nas vendas não indica lucro ou tampouco uma boa situação financeira da empresa. A empresa deve encontrar o seu ponto de equilíbrio, conseqüentemente aumentando sua rentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com