TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de crise e Plano de Desenvolvimento Pessoal

Por:   •  25/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.306 Palavras (10 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 10

Comunicação organizacional[pic 1]

Gestão Administrativa de Recursos Humanos

Gestão de crise

Plano de desenvolvimento pessoal

Turma 1D1 |IPLUSO- ESCAD | 2022/2023

Jorge Borges, Madalena Jerónimo

Índice

Gestão de crises        3

Crise        3

Comunicação de crise        3

Stakeholders        3

Plano de gestão de crises        4

No Pré-crise        4

No Pós-Crise        4

Crise ou oportunidade?        5

As emoções na comunicação de crises        6

Análise do paper        6

Conclusão do estudo:        6

O que é o plano de desenvolvimento pessoal        7

Para que serve o plano de desenvolvimento pessoal        7

Objetivos do plano de desenvolvimento pessoal        7

Vantagens do plano de desenvolvimento pessoal        7

Auchan        8

Contextualização        8

Caso de estudo        8

Conclusão        10

Referências Bibliográficas        11

Gestão de crises

A gestão de crises é o processo de preparação e planeamento de estratégias para a eventual ocorrência de situações críticas ou desfavoráveis a uma empresa.

Crise

A crise é uma mudança súbita no desenvolvimento de um acontecimento. Estas podem ser de caráter social (conflito de interesses), económica, política, ambiental (desastres naturais), emocional ou de saúde pública(pandemia).

Por norma, esta está associada a situações de escassez, conflito ou de ausência.

Comunicação de crise

É a gestão estratégica da informação e transmissão da mesma entre a organização e o seu público. Esta tem como objetivos a minimização de potenciais danos e a proteção da reputação e valor social da organização.

Existem dois tipos de comunicação de crise, a interna e a externa. A interna consiste em solidificar as informações antes de serem transmitidas para o exterior e na transmissão da situação e o decorrer da mesma aos seus colaboradores, já a externa consiste na preparação de um plano de gestão de crises e a transmissão da informação para o exterior, como clientes, fornecedores e públicos de interesse.  

Stakeholders:

É resumidamente o grupo de interesse de uma organização. Este é o público que acompanha e participa na realização de um projeto e são estrategicamente necessários para o sucesso de um negócio pois detém o poder de influenciá-lo.

Plano de gestão de crises

É um documento que descreve as etapas e estratégias criadas pela organização em caso de ocorrer uma crise. Este documento é de extrema necessidade pois é o que ajudará a organização a minimizar a situação crítica e a proteger a sua reputação e lucratividade. Uma das etapas mais importantes no plano de gestão de crises é a antecipação, por isso este plano é divide-se em duas etapas, o pré-crise e o pós-crise.

No Pré-crise

A antecipação

  • Esta etapa é uma das mais essenciais pois poderá ser o alicerce para a prevenção de uma possível crise ou o suporte para evitar maiores estragos de uma crise inevitável.

Definir uma equipa de gestão de crises.

  • CEO da organização, relações-públicas, assessor jurídico, consultores e chefes das principais divisões organizacionais.

Definir e treinar porta-vozes,

  • É necessário que somente estas pessoas estejam autorizadas a responder pela empresa e estejam devidamente informadas.

Estabelecer sistemas de notificação e monitorização;

  • Aqui devemos arranjar várias vias de comunicação para uma maior acessibilidade e alcance de stakeholders, como as redes sociais, e apostar no feedback dos stakeholders durante a crise de modo à adaptação da estratégia e tática.

Identificar e conhecer os seus stakeholders;

  • Devemos atender à importância tanto dos stakeholders externos, como os internos, pois “… cada funcionário é um representante de RP e gestor de crise da organização…”.

Desenvolvimento das declarações de controlo;

No Pós-Crise

Avaliação da situação da crise;

  • Devemos procurar o feedback da equipa interna, isto para garantir que a informação está a circular de maneira eficiente, a informação que fornecemos e a que circula entre o público.

Finalização e adaptação das principais declarações;

Análise pós-crise

  • Nesta etapa é necessário perceber o que correu bem e o que correu mal, o que resultou e o que não resultou e se as etapas do nosso plano de gestão de crise foi funcional.

Crise ou oportunidade?

“Crises são momentos de oportunidades”

(Isabel Augusto, Green Force, Lisboa.).

Uma crise é sempre um momento de incerteza, angústia e por vezes desilusão, mas poderá esta ser vista como um momento de reflexão e oportunidade? Refletir sobre o quê e o porquê do fracasso e de oportunidade em busca de melhores soluções, de novos objetivos e mudanças significativas. Reconstruir algo fragilizado pode ser trabalhoso, mas poderá ser a oportunidade necessária para um sucesso mais eficiente.

As emoções na comunicação de crises

Análise do paper

Estudo: El Mohadab, Bouikhalene e Safi

Quando: outubro de 2020

Metodologia: 23 mil artigos identificados, entre janeiro e maio de 2020, em três importantes bases de dados: Scopus, Web of Science e Pubmed.

Área de estudo: Medicina, Física, Química, Engenharia e Ciências Sociais

Este estudo foi realizado no âmbito de entender a necessidade da comunicação de crise no decorrer de uma situação de crise e da eficácia da mesma. As crises são fenómenos carregados de emoções pois visam afetar e interromper a vida das organizações e dos seus integrantes, o sentimento de incerteza, angústia e receio são os que mais se apoderam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com