TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de negocios

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão de Negócios Internacionais

Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas.

NOME

Marcia Ferreira de Lima

RA

6619347182

Atividade de Autodesenvolvimento

Tutor: Alexandre Breda

Faculdade Anhanguera de Anápolis

Abril 2015

  1. Responda:
  1. O que foi a GATT?

GATT sigla correspondente a general agreement on tarrifss and trade” (significado em português: acordo geral de tarifas e comercio), foi criado para se estabelecer regras para conduzir as negociações de redução de barreiras comerciais entre as nações, criado em 1947 a fim de reduzir as tarifas efetivas nos pós-guerra que tinha a liderança dos Estados Unidos e da Inglaterra, mas só começou a vigorar em janeiro de 1948 para os 23 países fundadores, e permaneceu por 47 anos como instrumento multilateral com normas de conduta comercial dos países no comercio internacional.

O GATT é na verdade um conjunto de insucesso das conversações entre os países para formar a organização internacional de comercio (a futura OMC, que surgira só em 1995) tal insucesso e creditado aos Estados Unidos, cujos lideres não tinha interesse em criar um instituto que inibisse de algum modo o enorme e importante fluxo comercio internacional eu ajudava a economia norte-americana a obter resultados positivos e constantes.

  1. Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

A OMC surgiu para desenvolver o GATT, compondo um quadro juridico de direitos e obrigacoes sobre as relaçoes comerciais e internacionais, propiciando mecanismos de consulta e solução de controversias. Como um novo marco de regulamentação multilateral, fortaleceu as condiçoes para que o comércio entre países signátarios se realize de forma transparente e soluçoes negociadas para proteção comercial adotados, também constituiu-se um fórum de negociacões para o estabelecimento de regras sobre o limite de proteção comercial. Sua sede esta localizada em Genebra na Suiça.

Principais funções:

  • Facilitar a implantação dos acordos e instrumenos juridicos.
  • Servir de foro para negociaçãode regras multilaterais para a liberalização do comércio;
  • Supervisionar a aplicação das regras acordadas por meios de seus comitês e conselhos;
  • Implementar o mecanismo de exame das politicas comerciais;
  • Coomperar com o FMI e o Banco Mundial, a fim de que seja obtida maior coerência na elaboração das politicas econômicas em escala mundial.
  • Buscar solucionar conteciosos comerciais de acorso com as disciplinas existentes, no âmbito do entendimento sobre a solução de controvérsias.

Pesquisas Bibliográficas:
VASCONCELLO, Marco Antônio Sandoval de. LIMA, Miguel. SILBER, Simão Davi. Manual de Economia e Negócios Internacionais / Ed. Especial Anhanguera - São Paulo: Saraiva 2011.

  • Pesquisa realizada em “Portopédia”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com