TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas

Por:   •  17/3/2016  •  Dissertação  •  2.366 Palavras (10 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 10

GESTÃO DE PESSOAS

A área definida como gestão de pessoal é essencial dentro das organizações, não sendo necessária somente na área de Recursos Humanos, mas na empresa como um todo, suas definições rementem as entendimento comportamental de cada individuo e a maneira com a organização deve lidar com suas características pessoais.

Em todos os departamento se faz necessário que o gestor tenha a capacidade de analisar e conduzir seus empregados motivando-as para que possam atingir seus objetivos pessoais e os interesses da organização. Esta ação se faz necessária para que os interesses da organização e a empresa estejam em sintonia e não entrem em conflito,resultando no crescimento organizacional e pessoal.

A capacidade de gerenciar as pessoas abrange, além do desenvolvimento profissional, deve averiguar a forma como lidar com as emoções, limites pessoais e profissionais acoplando suas características ao perfil adotado pela empresa.

“[...] as pessoas que trabalham nas organizações, de forma geral possuem um outro conjunto de objetivos : ter bons salários e benefícios, ter estabilidade no emprego e segurança no trabalho; ter qualidade de vida no trabalho e obter neste, satisfação; ter consideração e respeito tanto dos colegas quanto dos superiores, ter oportunidadede crescer dentro da empresa; ter liberdade para trabalhar e ter líderes ou chefes que não sejam autoritários.”

Maria Elisa Zandarim – Administração de pessoas (2008:6)

“De forma geral, toda e qualquer organização tem um conjunto de objetivos: sobreviver a longo prazo; ter um crescimento sustentado, isto é, que não dependa de outras pessoas; ter lucros; ter produtividade, ou seja: produzir pelo menos com a mesma eficiência das empresas concorrentes; ter qualidade nos produtos/serviços; ter custos reduzidos; ter uma boa participação no mercado (Market-share); entrar em novos mercados; conquistar novos clientes; ser competitiva, isto é, ter preferência dos clientes e ter uma boa imagem no mercado.”

Maria Elisa Zandarim – Administração de pessoas (2008:6)

As competências e habilidades pessoais e profissionais são de extrema importância epodem ser notadas pelo profissional que executa a gestão de pessoas em seu departamento, tornando as mais , muitas vezes, visíveis até ao empregado que expõe seus sentimentos e desenvolve suas habilidades através do feedback. Através do feedback, o gestor pode definir quais as competências e habilidades que podem ser utilizadas para a função que o individuo desenvolve dentro da organização.


RECRUTAMENTO

“O recrutamento é o processo de gerar um conjunto de candidatos para um cargo especifico. Ele deve anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair candidatos qualificados para disputa-lo. O mercado no qual a organização tenta buscar os candidatos pode ser interno, externo ou uma combinação de ambos.”

Chiavenato (1999:92)

Na Indústria Veterinária Ltda. o recrutamento é desenvolvido pelas três formas exposta por Chiavenato: recrutamento interno, externo e misto.

No recrutamento internoa área de recursos humanos divulga nos quadros de aviso as informações referentesàs vagas, estipulando o prazo, local e requisitos para inscrições.

No recrutamento externo a empresa divulga suas vagas através do site, agências de emprego, anúncios nos jornais, contato com escolas/universidades, consulta ao banco de dados de currículos que a empresa já possui.

Através do recrutamento interno é gerada uma nova vaga desta pessoa transferida, sendo que se faz necessário um recrutamento externo para ocupação da mesma, este processo pode ser definido com o recrutamento misto.

SELEÇÃO

“A seleção tem como objetivo escolher, entre os candidatos atraídos pelo recrutamento, aqueles que correspondem ao perfil do cargo desejado pela empresa, visando a manter ou aumentar a eficiência e desempenho do pessoal. Para Chiavenato (1999) a seleção busca, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização."

                Para Marras (2002:79), o processo de seleção baseia-se fundamentalmente na análise comparativa de dois itens que são:

Especificações do cargo – “o que o cargo requer”

Características do candidato – “o que o candidato oferece”.”

Maria Elisa Zandarim – Administração de pessoas (2008:51)

        O processo de seleção na Indústria Veterinária Ltda. é tido pelo conceito de Marras, onde é realizada uma junção das especificações do cargo e das características do candidato para um resultado satisfatório.

        A seleção deve ser minuciosa revelando as aptidões e capacidades dos candidatos para o cargo pretendido. No processo seletivo para cargos de níveis superiores, como gestores, é utilizado a seleção por competência para identificação mais precisa dos conhecimentos técnicos para o desempenho eficiente e eficaz na organização, assim como a competência de gestão ou empresarias identificando a capacidade e habilidades gerenciais do candidato.

        No processo produtivo para cargos gerais é utilizado o processo de comparação, ondesãoconfrontadas as características e habilidades do candidato com os requisitos da vaga em questão.

TIPOS DE SELEÇÃO

        A seleção é feita através da análise curricular juntamente com a ficha de solicitação de emprego devidamente preenchida.

        A entrevista desenvolvida pela empresa é padronizada apenas nas perguntas, possui perguntas escrita (questionário) pessoais e de conhecimentos básicos, previamente elaboradas, mas que permitem respostas aberta (check – list).

        Para melhor avaliação do candidato, dependendo da vaga, são realizadas dinâmicas e testes psicológicos, além da verificação das referências para comprovação dos dados fornecidos pelo candidato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com