TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 5

PERGUNTA 1

1. A carreira nem sempre é um caminho linear, o modelo tradicional com ascensão vertical está sendo substituído cada vez mais pelas carreiras com caminhos diferentes do usual, como a carreira em paralelo.

Assinale a alternativa que melhor define o plano de carreira paralelo:

a. O plano de carreira paralelo é uma forma de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.

b. O plano de carreira paralelo consiste em múltiplos caminhos, em que o colaborador pode optar pelo que mais lhe agradar.

c. O plano de carreira paralelo dá a possibilidade do colaborador crescer ao mesmo tempo na área técnica e gerencial

d. O plano de carreira paralelo possibilita que os colaboradores cresçam na organização com mais liberdade e satisfação.

e. O plano de carreira paralelo permite ao colaborador optar pelo caminho técnico ou gerencial.

0,25 pontos

PERGUNTA 2

1. A empresa de cosméticos “Sempre Bela”, é uma empresa de origem familiar, com 15 anos de existência. A empresa possui uma boa posição no mercado de cosméticos, no entanto, nos últimos meses, as vendas vêm diminuindo expressivamente. Pensando em reposicionar a empresa no mercado, os proprietários decidiram que a área de marketing necessita ser reestruturada, para um perfil mais agressivo, diferente do perfil da gestão atual. Para tanto, será necessário contratar um novo gerente de marketing, que possa trazer novas ideias e a “oxigenação” da área de marketing, promovendo mudanças culturais na organização.

Neste caso, qual seria o tipo de recrutamento mais indicado a ser realizado pela empresa?

a. Recrutamento interno: buscando um profissional na própria organização.

b. Recrutamento externo: buscando um profissional no mercado de trabalho, fora da empresa.

c. Misto: divulgando as vagas internamente e externamente.

d. Recrutamento em universidades: divulgando a vaga para estudantes de marketing.

e. Recrutamento através de anúncios em jornais: buscando um profissional mais culto, habituado à leitura.

0,25 pontos

PERGUNTA 3

1. A reportagem do site da Globo “Empresas investem em funcionários que não querem ter cargos de chefia”, de julho de 2015, fala sobre as empresas que valorizam o potencial técnico para criar especialistas. Como exemplo é citado um profissional que nunca teve a pretensão de ocupar um cargo de chefia, mas conseguiu promoções chegando ao cargo de especialista em tecnologi (Fonte: http://g1.globo.com/globo-news/contacorrente/noticia/2015/07/empresas-investem-em-funcionarios-que-nao-querem-ser-chefes.html. Acesso em 04/09/15).

A qual forma ou tipo de carreira a reportagem está se referindo?

a. Carreira tradicional ou em linha.

b. Carreira em rede.

c. Carreira paralela.

d. Carreira em X.

e. Carreira evolutiva.

0,25 pontos

PERGUNTA 4

1. 'Sabemos que o processo de recrutamento e seleção é essencial para o sucesso das empresas, pois as organizações conseguem identificar os talentos com potencial para fazer a diferença no mercado competitivo."

Fonte: “A importância da seleção no processo da contratação” – www.rh.com.br

Assinale a alternativa em que os conceitos de recrutamento e seleção estão corretos:

a. Recrutamento e seleção são etapas que se complementam no processo de captação de pessoas. Recrutamento é o processo de divulgação de vagas e atração de candidatos e seleção é o processo de avaliação e escolha dos candidatos.

b. Recrutamento e seleção podem ser entendidos como sinônimos, é o processo de avaliação e escolha do candidato mais adequado às exigências da vaga oferecida.

c. Recrutamento é o processo de avaliação dos candidatos, sendo utilizadas várias técnicas neste processo, como a entrevista. Seleção é o processo de divulgação das vagas oferecidas pela empresa.

d. Recrutamento e seleção podem ser entendidos como sinônimos, significando o processo de atração de pessoas para as empresas, através do recrutamento interno ou externo.

e. Recrutamento e seleção são coisas distintas, o recrutamento é responsável pela avaliação dos candidatos e por seu preparo para assumir a nova vaga. Já seleção é o processo de contratação dos candidatos aprovados.

0,25 pontos

PERGUNTA 5

1. Muitas organizações costumam promover processos de recepção dos novos funcionários, com o objetivo de auxiliar aos novos membros a conhecerem a cultura da empresa, bem como sua realidade, normas e padrões. A empresa de cosméticos Natura, por exemplo, possui um programa de formação para a integração dos estagiários, com treinamentos e desenvolvimento de projetos.

Esse processo de recepção dos novos funcionários é conhecido como:

a. Adaptação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com