TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas

Por:   •  14/4/2016  •  Artigo  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS

Categoria: Gestão de Pessoas

Publicado por Anderson Leandro Ozuna, Carlos Eduardo Marques Rocha, Gabriela dos Reis Santos, Viviane Carla Servelin, Karoline S. de Carvalho Bezerra, Karoline dos Reis Santos e Priscila Cecília Martins Libanês em 5/10/2015.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo elaborar um plano de ação com estratégias para que gestores tenham boa relação com os empregados, visando as dificuldades e vantagens reais de uma Rede de Supermercados. Inserindo a gestão de pessoas e mediando o relacionamento entre Organizações e seus colaboradores. A empresa escolhida foi Moura e Rocha Comércio de Alimentos Ltda. Palavras Chaves: Gestão de pessoas, plano de ação, o novo papel dos recursos humanos, organizações.

Introdução

Administração de recursos humanos é o departamento dentro da empresa, responsável por gerenciar e administrar o capital humano, conhecido popularmente como Gestão de pessoas. Dizemos que é o coração da instituição, pois todos os processos pessoais de todos os colaboradores passam por essa área.

Segundo Chiavenato (1999), as definições para a Gestão de Pessoas são:

• Conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.

• A gestão de pessoas é a função na organização que está relacionada com

provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos

empregados.

As instituições não funcionam sozinhas, os cargos que fazem parte do plano de carreira não tem vida própria. Equipes, empresas, corporações ou governos é resultado do trabalho de um grupo de pessoas. Companhias não têm sucesso, pessoas sim. Robert W. Woodruff, ex-diretor executivo da Coca-Cola diz, “são as pessoas e suas reações que fazem as empresas serem bem-sucedidas ou quebrar”.

Paralelo entre o filme: tempos modernos e a moderna gestão de pessoas

O filme tempos modernos mostra a situação econômica dos EUA nos anos 30, que estava saindo de uma grande crise, a crise de 29, o filme mostra que a produção industrial caiu pela metade causando grandes falências. Isso aconteceu por que o país não tinha uma estrutura administrativa em sua economia. O foco das indústrias naquela época era apenas produzir, não se importando com as condições físicas e psicológicas de seus operários, muito menos em qualifica-los. Esses funcionários podiam até mesmo ser chamados de “escravos da cidade”. A visão de economia daquela época era enriquecer cada vez mais a classe burguesa e explorar os operários, havia grande diferença nas classes sociais. E essa situação econômica crítica não ficou apenas restrito aos EUA, grandes países da Europa passaram por essa situação.

Já na Moderna Gestão de pessoas, temos Indústrias bastante organizadas, onde cada setor de produção existe um responsável e apenas pessoas qualificadas trabalham no setor. O foco das Indústrias hoje em dia não é somente no objeto produzido, mas, valorizam também seus funcionários, dando melhores condições de trabalho, melhor remuneração e qualificação.

Segundo Chiavenato (1999), a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como a estrutura organizacional adotada, a cultura que existe em cada organização, as características do contexto ambiental, o negócio da empresa, os processos internos e outras variáveis importantes.

Com a Valorização de seus funcionários dificilmente nos dias de hoje aconteceriam os fatos que ocorreram no filme mostrado por Chaplin. Porém através das greves daquela época que defendiam os interesses dos operários se obteve sucesso para que hoje tenham reconhecimento e valorização no mercado de trabalho.  Hoje em dia lutam para se manter na empresa e assim serem reconhecidos e melhorarem as suas condições financeiras.

Empresa moura e rocha comércio de alimentos Ltda. - mercado rosa

Pequena empresa que teve sua abertura no começo de 2003, atua no ramo alimentício buscando atender com qualidade seus clientes, seu publico alvo são moradores dos bairros aero rancho, jardim das hortências e região, geralmente de classe média baixa, portanto a empresa tem por objetivo ter sempre preços baixos e atrativos,  possui 12 funcionários sendo eles: 1 gerente loja , 3 operadores de caixa, 3 açougueiros, 1 padeiro, 1 confeiteiro, 1 repositor, 1 estoquista e 1 funcionário de serviços gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com