TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas

Por:   •  11/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.655 Palavras (15 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

FACULDADE MONTESSORIANO DE SALVADOR

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EDILEUZA ANDRADE

OSMÁRIO LIMA

POLIANA ROCHA

TIAGO AGUIAR[pic 2]

A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS DA GESTÃO DE PESSOAS NA MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

Salvador

2015[pic 3]

[pic 4]

EDILEUZA ANDRADE

OSMÁRIO LIMA

POLIANA ROCHA

TIAGO AGUIAR[pic 5]

A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS DA GESTÃO DE PESSOAS NA MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

Trabalho apresentado à Faculdade Montessoriano de Salvador como requisito parcial para avaliação dos Estudos Interdisciplinares doprimeiro semestre 2015.

Orientadora: Prof.ªAna LuisaLauria

Salvador[pic 6]

2015[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO[pic 9]

1.        INTRODUÇÃO        04

2.        JUSTIFICATIVA        05

3.OBJETIVO         05

4.1GERAL        05

4.2ESPECÍFICOS        05

5.        METODOLOGIA        06

6.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        07

6.2.1A relação entre o clima organizacional e a motivação dos funcionários        10

6.2.2Os processos que podem proporcionar melhorias, a saber: qualificação, recompensa/benefícios e desenvolvimento de pessoas        12

6.2.3Os benefícios de uma gestão de pessoas atuante na organização para o alcance da excelência nos objetivos        15

7.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

8.        REFERÊNCIAS        18


1. INTRODUÇÃO

A Gestão de pessoas pode ser conceituada como a forma de gerenciar o capital humano de uma empresa, ou seja, está relacionada à responsabilidade de toda infraestruturaoferecida ao colaborador para que seja possível desempenhar bem a sua função. Também denominada como o conjunto de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, tem por objetivoadministrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Nesse entendimento, quando tratamos de Gestão de Pessoas, fazemos relação entre os processos integradores do indivíduo numa organização e o modo como eles colaboram e interagem com a empresa, encontrando satisfação das suas necessidades, bem como intermediando os problemas e reduzindo os conflitos existentes nessa relação.

Assim sendo, o problema de estudo a ser analisado refere-se a uma empresa de consultoriana qual o foco consiste na orientação e na gestão de conflitos internos dos mais diversos (e tambémdos mais corriqueiros), problemas relacionados à motivação de equipes, ausência de uma comunicação eficiente, indefinição de objetivos e conflito de lideranças.

Essa empresa foi requisitada para avaliar uma empresa de telemarketing que, conforme o relato do diretor está com problemas no alcance das metas e o clima organizacional também não é dos melhores.

O diretor, então, solicitou uma análise da consultoria para solução dos problemas e fez os seguintes questionamentos: que medidas poderão ser adotadas por sua empresa de telemarketing, no sentido de que os processos da área de Gestão de Pessoas contribuam efetivamente para os resultados da empresa e promovam uma melhoria no clima organizacional e, conseqüentemente, os funcionários trabalhem mais motivados?

2. JUSTIFICATIVA

O presente trabalho ancora-se no desafio de analisar os processos da Gestão de Pessoas para obtenção de melhorias no âmbito da aplicação, recompensa e desenvolvimento,promovendo o sucesso financeiro tanto para o empregador, quanto para o funcionário, pois ao aplicar os processos citados acima, haverá retorno dos investimentos com qualificação através do alcance das metas, proporcionando o lucro almejado pela organização.E, em contrapartida, as recompensas oferecidas motivarão e melhorarão o clima organizacional, além das melhorias financeiras para ambos.

3. OBJETIVO GERAL

Apresentar os processosespecíficos da Gestão de Pessoas para a correção das falhas e implantação de melhorias no clima organizacional e na motivação dos funcionários.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apresentar a finalidade da Gestão de Pessoas e seus processos;
  • Entender a relação entre o clima organizacional e a motivação dos funcionários;
  • Identificar os processos que podem proporcionar melhorias, a saber: qualificação, recompensa/benefícios e desenvolvimento de pessoas;
  • Apresentar os benefícios de uma Gestão de Pessoas atuante na organização para o alcance da excelência nos objetivos.

5. METODOLOGIA

O presente trabalho, de caráter científico, está pautado numa revisão bibliográfica baseada na análise e interpretação de livros, artigos, revistas, sites, reportagens e trabalhos acadêmicos. Com base na avaliação do caso apresentado, busca-se entender os processos de Gestão de Pessoas mais adequados para a resolução das falhas existentes no espaço em questão. A sintetização do estudo tem como finalidade compreender e desenvolver ações plausíveis que possam melhorar e renovar determinados ciclos organizacionais, baseada nos entendimentos de autores renomados academicamente a serem consultados a fim de contemplar alternativas de melhorias profissionais e organizacionais no ambiente de trabalho e na motivação das pessoas envolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com