TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas

Por:   •  28/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

Análise do filme – Amor sem escalas (2009) - a partir da perspectiva dos tópicos de gestão de pessoas abordados em sala de aula

A partir do contexto abordado no filme podemos desenvolver uma analogia crítica acerca dos tópicos estudados em sala de aula. O filme “Amor sem escalas” (passado nos EUA em 2009) pode ser entendido como um produto midiático acerca dos resultados dos fenômenos que vieram em sequência à crise econômica vivida pela humanidade em 2008, tendo como pivô a crise e a recessão da economia americana. No contexto abordado pelo filme, a história é voltada nos dilemas que cercam o personagem central e no seu trabalho de comunicar o desligamento dos funcionários que as empresas não desejam ou que não se enquadram mais nos cargos que ocupam. Esta problemática em muito pode ser “linkada” com os tópicos estudados em sala de aula e suscita muitos questionamentos acerca da gestão de talentos e da gestão de pessoas nas organizações. É importante, no entanto entendermos que, esta reflexão acerca da gestão de talentos, não deve somente estar presente em períodos de desaceleração econômica mundial, ela deve estar presente no dia-a-dia das organizações modernas. E no contexto globalizado em que vivemos, companhias com uma visão inovadora utilizam abordagens competitivas de gestão de talentos para saírem na frente e, assim, conseguem superar a desaceleração ou manejar a aceleração econômica, tornando estas variáveis como intrínsecas ao processo de gestão, criando assim uma sólida plataforma para a recuperação e o crescimento.

O desligamento organizacional intensamente trabalhado no filme nos provoca algumas reflexões acerca de tópicos relacionados com a gestão de pessoas trabalhadas em sala de aula. Podemos analisar este prisma de desligamento provocando-o com vários questionamentos, como quanto ao planejamento de pessoas na empresa (será que o mesmo foi realizado de forma coerente e em acordo com os planos organizacionais?). Se partirmos do pressuposto que estas pessoas foram desligadas por não serem mais produtivas para a empresa, podemos nos indagar: que razões levaram a esta queda? Falta de treinamento especializado? Falta de um planejamento adequado, levando em conta a previsão pessoal para os próximos anos? Quais as razões que levaram a tal declínio? Quais foram os pontos cruciais, as causas raízes para o desligamento dos colaboradores da empresa?

É importante que se entenda cada vez mais a importância das pessoas na organização. As mesmas deverão ser entendidas como os vetores organizacionais que irão implementar as estratégias organizacionais e, deverão ser consideradas como elemento estratégico fundamental para o sucesso. Questões como a necessidade de desligamento de um ou mais talentos nas organizações deverão ser entendidas como um resultado negativo de um planejamento de gestão de pessoas incorretamente realizado. Questões tecnológicas ou outras variáveis, como a razões econômica que emergem como causas para tais desligamentos, devem estar previstas quando na realização ou revisão dos planos estratégicos, sempre alinhando as pessoas e deixando claros para elas os objetivos organizacionais pretendidos.

Ademais analisando o filme, e fazendo uma analogia com os assuntos abordados em sala de aula pudemos notar que para a realização de um planejamento de pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com