TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.947 Palavras (20 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS:

Gestão de Pessoas e

Técnicas em Administração de Pessoal.

Tutor Presencial:

TAGUATINGA / DF

15 de abril 2015.

Sumário

Introdução.............................................................................................................3

Problemas detectados............................................................................................4

Plano de ação.........................................................................................................8

Conclusão.............................................................................................................11

Referências...........................................................................................................12

Anexos:

Anexo I: Termo de rescisão de contrato de trabalho Rosa...................................13

Anexo II: Demonstrativo de pagamento Leonardo .............................................16

Anexo III: Demonstrativo de pagamento Luiz.....................................................17

Anexo IV: Desenho do Cargo...............................................................................18

Anexo V: Descrição do cargo...............................................................................19

Anexo VI: Texto a ser comunicado......................................................................21

Anexo VII: Perguntas para entrevista...................................................................22


Introdução

A consultoria em Gestão de Recursos Humanos possibilita à empresa uma visão holística da realidade da empresa e das necessidades dos funcionários. Ela faz uma ponte entre os funcionários e seus gestores, conciliando os objetivos organizacionais com as demandas dos trabalhadores.

O consultor trata as pessoas como seres humanos, através de um tratamento personalizado e individualizado. As pessoas fazem parte de uma organização e são o seu motor; elas dotam a empresa de talentos único e necessários (Chavienato, 2014).

Baseando-se nisso, este trabalho teve como objetivo prestar uma consultoria à empresa SUPERSOFT. Nesta consultoria, foi elaborado um plano de ação no qual se detalhou quais os principais problemas que a empresa vem enfrentando e quais as possíveis soluções/medidas a serem tomadas. Além disso, com base no que foi sendo visto de problema na empresa, e, também, a pedido dos donos da empresa, foram realizadas algumas ações como explicação e elaboração de demonstrativos de pagamentos para dois funcionários, criação de uma política de recompensa e de um programa de melhoria nas relações sócio profissionais.

         

Problemas Detectados

Vale refeição

Os funcionários da Supersoft lamentam a crise financeira em que a empresa se encontra e por isso buscam com a diretoria soluções para minimizar os danos causados pelos cortes de gastos.

Devido a atual situação financeira da empresa o benefício não poderá passar por mudanças. Portanto, os funcionários solicitam da empresa estratégias para que eles não sejam prejudicados.

Tais estratégias para solucionar o problema, já que empresa dispõe de espaço apropriado para que os funcionários façam uso no horário de almoço, a organização poderia adquirir dois eletrodomésticos: geladeira e micro-ondas. Desse modo, os funcionários teriam a opção de trazer o alimento de casa para conserva-lo e aquecê-lo no local de trabalho. A solução traria benefícios para todos na empresa, pois além da praticidade que esses equipamentos podem proporcionar aos funcionários, geraria um momento de interação e promoveria a relação interpessoal.

Outro fator para evitar gastos com o aspecto físico da copa seria os proprietários fazerem a doação dos eletrodomésticos (frigobar e micro-ondas).

Após a aquisição dos eletrodomésticos, se faz necessário algumas orientações para o uso inteligente dos utensílios obtidos para atender as necessidades dos empregados, evitando assim transtornos entre eles. Dentre os pontos de grande relevância seria que após usufruir do local reservado para as refeições os usuários mantenham limpo e organizado a Copa.

Comunicação

Kreps (1990) por sua vez, entende a comunicação organizacional como um processo através do qual os membros da organização obtêm as informações pertinentes sobre ela e as mudanças que nela ocorrem. Na perspectiva deste autor, a comunicação organizacional desempenha uma função de fonte de informação (data-gathering) para os membros da organização. A informação se constitui na variável intermediária que une a comunicação à organização. 

Dificuldade na comunicação entre superiores e subordinados é um grande obstáculo na gestão de um negócio. A falta de diálogo pode levar um diretor a não compreender efetivamente o que seu colaborador está executando e vice versa.

Toda empresa necessita de uma comunicação clara e objetiva com o intuito de melhorar a convivência entre setores e evitar erros que podem acontecer com frequência por falta de uma boa comunicação interna. Para evitar esses erros, existem técnicas que contribuem para minimizar os obstáculos que dificultam a comunicação, como exemplo: feedback que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento, uma conversa face a face é uma preciosa oportunidade para saber o que precisa ser melhorado.

Não delegar a outros a função de gerenciar, é importante que o gestor assuma a tarefa de falar com seus funcionários. O líder que se relaciona com todos os níveis hierárquicos de uma empresa estimula o engajamento.

Capacitação profissional

        Os processos de treinamento das Organizações representam papéis educacionais para o desenvolvimento do trabalho, mas pode ser interpretado como um método que proporciona aos indivíduos meios para apresentar de forma clara, suas habilidades características positivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (320.4 Kb)   docx (399.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com