TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

5REFERÊNCIAS        9



INTRODUÇÃO

Esta produção textual individual nos foi proposta pela equipe de professores da UNOPAR com o intuito de aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do quarto semestre do curso de Bacharelado em Administração.

A importância deste trabalho está na busca de novas informações que possibilitarão o entendimento e a fixação de conceitos fundamentais à carreira de Administrador.

A análise do texto proposto traz à discussão, o quanto um administrador pode influenciar nos processos de recrutamento e seleção, contratação, treinamento e desenvolvimento dos recursos humanos que compõem uma organização.

Para o desenvolvimento desse trabalho, foi necessária a caracterização de uma empresa fictícia a qual foi dado o nome de VALENTE EMPRESA DE SEGURANÇA LTDA.

A empresa VALENTE atua no ramo de vigilância e segurança patrimonial e pessoal. Atua também no ramo de transporte de valores e escolta de transporte de cargas. Possui sede na cidade de Porto Velho- RO, e atualmente conta com um quadro de 120 funcionários.

Para prestação dos serviços a que se propõe, a Valente Empresa de Segurança está segmentada nos seguintes setores:

        

  • Departamento de vendas
  • Departamento Operacional
  • Logística
  • Manutenção

A empresa está disponibilizando uma vaga para o cargo de Gerente Comercial. Este colaborador será o elo entre os clientes da empresa e a área operacional e sua principal ação na empresa será gerenciar as vendas dos serviços.


DESENVOLVIMENTO

  1.  DESCRIÇÃO DE CARGOS

CARGO: Gerente Comercial

SETOR: Departamento de vendas

SUPERIOR IMEDIATO: Diretor Comercial

RESPONSABILIDADE DO CARGO

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas, industriais, de comercialização e serviços em geral; programam atividades e coordenam sua execução; assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade.

ATRIBUIÇÕES DO CARGO:

O QUE FAZ?

COMO FAZ?

PARA QUE FAZ?

Gerencia as diretrizes e define estratégias para comercialização de produtos e serviços.

Apresentando soluções para questões trazidas por clientes e identificando suas necessidades

Oferecer ao cliente os produtos que mais se adaptam às suas necessidades e que garantem boa rentabilidade à empresa.

Desenvolve estudos sobre potencial, planos e programas de vendas.

Avaliando a capacidade de prestação de serviços da empresa e observando as estratégias das empresas concorrentes.

Maximizar a quota de mercado da empresa e os seus lucros, garantindo ao mesmo tempo a satisfação dos clientes.

REQUISITOS PARA O CARGO

COMPETÊNCIAS TÉCNICAS: Ser Bacharelado em Administração de Empresas ou Tecnólogo em Gestão Empresarial, possuir conhecimento de informática; e ter disponibilidade para atualização constante através de cursos, como os de gerenciamento, técnicas de venda, relações com o cliente e controle de qualidade.

COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS: Possuir capacidade de adaptação a novas situações, capacidade de comunicação, decisão, espírito de liderança e de equipe, capacidade motivacional, carisma e capacidade de negociação.

                 

Fonte: Gerente Comercial - Guia de profissões e salários | Catho 

  1. RECRUTAMENTO
  1. Tipo de Recrutamento

Recrutamento pode ser definido com uma série de ações que têm o objetivo de atrair candidatos com potencial para disputar uma vaga e ingressar em uma empresa. 

No caso da Empresa Valente, o tipo de recrutamento a ser utilizado será o RECRUTAMENTO INTERNO, que vem a ser a procura de candidatos entre os que já são funcionários e pretendem conseguir uma transferência para outros setores. Este tipo de recrutamento foi definido tendo-se em vista a empresa possuir uma cultura institucional favorável a esta metodologia e as vantagens que apresenta, tais como:

• Menor custo: pois evita despesas com anúncios em geral, custo de admissão, custo da seleção, honorários de consultoria externa e custo de integração.

• Menor tempo: evita demoras frequentes do processo de recrutamento externo, a espera de candidatos, exame médico admissional, etc.

• É uma fonte rica de motivação: pode ser uma das vantagens mais importantes neste método, pois eleva a moral interna. Onde há possibilidade de crescimento os funcionários buscam cada vez mais o aperfeiçoamento na sua carreira.

• Melhor adaptação: o funcionário já conhece a cultura da empresa, não precisa passar pelo processo de experiência e pelo processo de integração.

• Investimento em treinamento: os custos com treinamentos são mais baixos devido à economia com o processo de recrutamento.

  1. Técnica de recrutamento

Para o recrutamento interno a divulgação do cargo será feita através dos sistemas informatizados (rede intranet), que possibilitarão aos funcionários receber as informações da vaga disponível pelo seu e-mail funcional e realizar a sua inscrição, preenchendo diretamente um formulário na própria tela do computador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (215.7 Kb)   docx (776.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com