TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas

Por:   •  29/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 1

Nome: Karoline Siqueira Neves                         Pólo: Barão de Cocais

Deverá ser apresentada uma síntese da Unidade 1, contendo as principais informações de cada tópico da unidade. Deverá ser apresentado um comentário geral refletindo as informações da unidade.

Iniciando a Viagem: a história. Neste primeiro tópico vemos como foi iniciada a gestão de pessoas no setor público e privado. Onde os modelos/teorias de Administração e de Gestão de Pessoas no setor público no Brasil abordados com destaque são:

Administração Científica, a era do homem econômico. Movimento este, que atribuía um cunho científico às ações administrativas. Geralmente era utilizada a figura do capataz, que era responsável por admissões e demissões, na mesma época no Brasil a forma de trabalho predominante era quase escravocrata.

Escola de Relações Humanas, a era do homem social. Durante essa época, cerda dos anos 1930, que as grandes organizações começaram a ver a importância de se valorizar o indivíduo e as relações humanas dentro delas. Começa a partir deste momento o estudo também da organização informal.

Abordagem Sistêmica, ocorrida na década de 1980, esta característica organizacional se preocupava na administração de um sistema. Nesse momento a Administração de RH foi mais usada e começou a tomar uma estrutura mais firme, sendo assim, criada uma política de RH.

Gestão Estratégica, modelo utilizado atualmente. Esse modelo vem sido utilizado com grande aceitação em organizações privadas e vem sendo utilizada agora também no setor público. Caracterizado principalmente pelo desenvolvimento rápido e utilização maior das tecnologias disponíveis e terceirização de atividades de RH.

Estabelecendo Relações entre Conceitos. Neste tópico é estudado o conceito dos termos mais utilizados em relação à Gestão de pessoas que comumente são mal interpretados.

Administração de pessoal: trata-se do ato de controle de pessoal envolvendo registros de indivíduos que fazem parte da organização, por exemplo.

Administração de Recursos Humanos: responsável por cuidar de todo o desenvolvimento do indivíduo dentro da organização, tendo como exemplos de atividades a preocupação com a qualidade de vida no trabalho, com a melhoria do clima, com a formação de uma cultura organizacional salutar e com o relacionamento interpessoal. A ARH está cada vez mais utilizada pelas organizações em geral.

Gestão de Pessoas: Substituição da palavra administração por gestão, pois administração dá uma ideia de que trata de um estudo de organização de coisas e não pessoas. “Como as pessoas estão distribuídas em toda a organização, é uma atividade que pode e deve ser realizada por todos os que administram e até pelos demais integrantes da organização.”

Planejamento Estratégico de Pessoas. A definição utilizada no texto é a de Maximiano (2007) “é um processo de cunho intelectual que estrutura e esclarece a visão dos caminhos que a organização deve seguir e os objetivos que deve atingir”. E completa a definição com as etapas sugeridas por Marconi (2005) para o processo do planejamento no setor público: objetivo da política de recursos humanos; força de trabalho; política de recursos humanos que envolve o recrutamento, estrutura de carreira, estratégia de capacitação, estrutura de incentivos, estrutura de avaliação e estratégia de realocação e redistribuição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (297.6 Kb)   docx (287 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com